segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HÁ PERIGO NA INTERNET?
Introdução:
Sabemos que a internet é uma rede de comunicação internacional que liga computadores por meio de telefone ou conexões dedicadas. Pensada nos Estados Unidos nos anos 60, hoje envolve milhares de pessoas em sua rede, em toda parte do planeta. Segundo especialistas no assunto ela se organiza em uma malha. Se uma pessoa tem acesso a um computador ligado a internet é o suficiente para teclar ao mundo. Quantos que hoje não conseguem se vê sem um computador, pode ficar sem ler a Bíblia  ou até sem ter um exemplar da Bíblia em sua casa, mas se ficar sem o computador ligado a internet é como se tivesse morrido, será que você é assim? Precisa revisar os seus conceitos! O Salmista escreveu: “Lâmpada para os meus pés é tua Palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).  
Indicação Bíblica Sl 101.1-8
Texto Principal: “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará”(Sl 101.3).
Hora de Refletir: A Internet pode ser uma benção quando usada sabiamente, mas para aquele que tem a mente perniciosa ela pode ser tornar uma prisão.
 QUANDO A INTERNET É PERIGOSA?
Há internet em si não é ruim, mas ela pode se tornar perigosa quando perdemos a noção de limite, ela é convidativa para quebrar valores sejam eles morais ou éticos conduzindo assim a nossa sociedade para um caminho das sensações, porém vazio de sentimentos verdadeiros pelo seu semelhante. Portanto, é necessário que vigiemos contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6.11). Na vida cristã, lutamos contras principados e potestades, que são poderosas forças malignas liderada pelo o inimigo de nossas almas (1 Pe 5.8). Podemos afirmar que a internet é perigosa:
a) Quando se torna controladora - Não poucas vezes pode-se vê pessoas que são controladas pela internet com o consumismo, apesar de uma pessoa compulsiva poder se consumista fora da internet, mas ela ajuda porque cria possibilidades de compra dentro de casa; outras são envolvidas com jogos que chegam a passar dias com os seus computadores ligados e existem aqueles ficam horas em namoro virtual, filmes, fofocas e o pior de tudo teclam com aqueles que nem sabem quem são, quantas vezes lemos ou ouvimos de pessoas que perderam as suas vidas por marcarem encontros pela internet e sem falar na quebra do sentimento e o calor humano que as pessoas estão perdendo uma pelas outras.   
b) Por que permite a pessoa ser uma outra – Na atualidade há um jogo pela internet que permite a pessoa ser quem ela quiser como se já não bastasse, há pessoas que se transformarem quando entram em frente ao computador, assim como um pedestre quando se torna motorista de um carro; Já vi pessoas inibidas se desinibirem quando começam a falar com outros pela internet, chegam a falar coisas que mostrando o seu rosto ela não falaria, isso na verdade é uma contrariedade as verdades Bíblicas, pois temos que ter apenas um modo de viver e sua palavra deve sim e não. Satanás está cegando muito nesse tempo do fim que Deus tenha misericórdia de nós!      
c) Por que modifica o comportamento – A sociedade antes de conhecer o computador era uma e depois desse avanço tecnológico ela é outra; é bem verdade que houve um aprimoramento, mas convenhamos tais tecnologias exigiu modificação de comportamento, onde havia trinta pessoas trabalhando, hoje você vê um funcionário que opera varias máquinas que faz o mesmo trabalho e com diferencial é mais rápida, mas por conseqüência 29 pessoas tiveram que mudar de atividade, ou aprender a nova tecnologia pra vê se consegue novamente o seu emprego, ou se tinham uma determinada idade perderam seus empregos de vez e foram obrigadas a mudar de atividade. Tudo isso para mostrar como o computador mudou a nossa sociedade simples e pacata, que hoje é tudo feito de uma forma rápida, isto é, não temos tempo para ouvir nossos pais, para orar, para lê a Bíblia e quando estamos no culto temos aquele aparelho “celular”, que deveria ter um outro nome, que toca quase a todos os momentos tirando a atenção do culto, sem falar naqueles que morreram atropelado por conta e uso desses aparelhos eletrônicos.
 O QUE FAZER PARA MELHORAR?
Para melhorar esta situação desafiadora são necessários alguns cuidados que devem ser tomados. Consequentemente há grandes quantidades de sites que exploram o sexo em todas as suas perversidades. Como ocorre com a televisão, tem também uma grande quantidade de coisas que não prestam. Contundo, ao inverso dos programas de televisão, temos a facilidade de se fazer uma seleção do que se deseja ver. Nenhuma pessoa é obrigada a ver cenas imorais, como acontece nos intervalos comerciais. Na grande rede, só se vê cenas imorais se quiser. Portanto, você pode melhorar da seguinte maneira:
a) Estabeleça um horário – Muito estão sofrendo em diversas áreas por que não fazem horário às vezes chegam da escola ou da faculdade já vão para o computador, e outros chegam do trabalho vão para o computador perdeu a noção de limite e com isso a sua vida vai ser gerada sobre algo superficial que acarretara conseqüências para sua vida pessoal e pode até agravar o seu relacionamento com as pessoas que estão a sua volta.   
b) Criar finalidades ou objetivos de uso – Outro meio interessante é a pessoa criar finalidades e objetivos para o uso do seu computador. Reconhecemos que muitos fazem trabalho de escola, curso, faculdade e até trabalham literalmente com o computador, mas entendam que existe um horário e o porquê de se fazer determinada coisa, não é um caso de uma pessoa que liga na internet e passa dias como se mundo a sua volta não existisse. Se você conhece uma pessoa nessa situação aconselho que ore por ela, pois nesse caso a situação pode se tornar uma obsessão maligna e gerar comportamentos adversos.  
c) Analise o seu comportamento – Todo ser humano tem condições de perceber os seus limites, pois muitos de nós fazemos as nossas escolhas, sabemos o que gostamos e também o que não gostamos. Analisar o comportamento significa que devemos nos policiar diante de situações que podem está saindo do nosso controle, mas temos condições de controlá-la e visualizá-la de forma que achemos novamente o caminho, é claro com ajuda do Espírito Santo. Nessas horas é importante ouvirmos os nossos irmãos, a Palavra de Deus, o nosso pastor, nossos amigos e lideres que podem muito nos ajudar para que o comportamento não venha ser modificado pelo excesso daquilo que julgamos ser as nossas verdades.
Conclusão:
A internet é perigosa quando aceitamos os ditames do mundo, isto é, queremos às vezes ser igual uma pessoa que não pertence a Jesus e não viver conforme a santa Palavra de Deus. Mas você adolescente conhece a Cristo e está no santuário de Deus pode aceitar as palavras do Evangelista João: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). Se andarmos na verdade da Palavra, a Palavra da verdade habitará em nós!  
Pr. Josué de Asevedo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário