quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O QUE ESPERAR DO MEU FUTURO?
Introdução:
         O futuro está relacionado com algo vindouro, tempo que há de ser ou está para vir. Vivemos uma época de muitas incertezas e de excesso de relativismo. Muitos jovens e adolescentes se perdem em seus sonhos e se frustram quando buscam ou almejam de mais aquilo que não dá para ser alcançado. Muitos têm sofrido com palavra de desanimo e até mesmo pelos maus exemplos que às vezes vêem seu lar. Mas a Palavra do Senhor nos afirma que o segredo é esperar em Deus (Sl 40.1-4), devemos, portanto, Confiar no Senhor (Sl 37.3); deleitar no Senhor (Sl 37.4); Entrega o teu caminho ao Senhor (Sl 37.5); Descansa no Senhor e espera nele (Sl 37.7), o ultimo conselho do salmista fala forte em nossos corações, pois ele é categórico dizendo: “Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal” (Sl 37.8).  Muitas vezes permitimos que as nossas decepções nos encham o coração de amargura e lagrimas; mas é necessário fazermos como José que agiu com misericórdia com seus familiares mesmo depois de terem o vendido e o magoado (Gn 45.1-5).  
Indicação Bíblica: Tg 4. 13-17
Texto Principal: “Nota o homem sincero, e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz” (Sl 37.37).
                                         
Hora de Refletir: Aquele que teme a Deus não sofre as incertezas do futuro, porque o Senhor garantir a vitória.
 O QUE POSSO FAZER PELO MEU FUTURO?
Nada podemos fazer no sentido concreto pelo futuro, porque o futuro a Deus pertence (Tg 4.14), mas no campo da espiritualidade a Palavra de Deus nos orientar a confiar mais em Deus (Sl 37), porém no cotidiano é necessário fazermos a nossa parte, isto é, se esperamos alcançar um bom emprego temos que estudar, para sermos um bom profissional é necessário que nos esforcemos, mas nunca esquecer dos propósitos de Deus para as nossas vidas (Tg 4.15). Quantos adolescentes têm sofrido o drama da escolha profissional e da incerteza do seu futuro. Mas a Palavra do Senhor nos ensina que não devemos andar cuidadosos quanto a vossa vida, mas manda-nos olhar para os lírios do campo e para as aves do céu (Mt 6.26-34). Mas a pergunta que não quer calar é o que posso fazer pelo meu futuro? Penso que antes de responder considere que a sua vida é falível. Portanto, devemos considerar:
a) O dia de amanhã não nos pertence – O serviço de meteorologia tem condições de informar se amanhã fará sol ou se choverá. Apesar dos avanços tecnológicos nesta área, os acertos das previsões, são apenas parciais, e não absolutos. Só Deus possui pleno conhecimento quanto ao amanhã do homem.   Certa ocasião Jesus expressou que não devemos inquietar-nos pelo dia do amanhã (Mt 6.34). Tiago em sua epístola afirma que “não sabeis o que acontecerá amanhã” (Tg 4.13). Sempre que você tiver que fazer planos, projetos, antes busquem ao Senhor e entreguem tudo em suas poderosas mãos e veras maravilhosos resultados (Mt 6.33).
b) A vida é um vapor – Muitos de nós não refletimos na brevidade da vida. Mas precisamos ter visão do que é a nossa vida, mas não estou dizendo que devemos nos martirizar com a vida e nem vivermos com medo de viver, e, sim termos consciência que Deus nos deu a vida para vivermos com sabedoria, prudência e temor. O apostolo pergunta: “que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece” (Tg 4.14). Tiago fala da brevidade da vida humana. Portanto, cada adolescente deve procurar a viver a vida com responsabilidade e respeito ao seu próximo.
c) Basta cada dia o seu mal – A preocupação em demasia não é bom. É muito importante que o adolescente vivencie o seu tempo, não deve se aprisione ao futuro, mas viver o seu presente com equilíbrio e fidelidade a Palavra de Deus. Muitos por viverem em ansiedade extremada tem se privado de servir a Deus e dá o melhor da sua juventude para o Reino do Senhor. O livro de Eclesiastes capítulo 3 admoesta-nos a entender que tudo tem o seu tempo, e ninguém melhor do que o Senhor nosso Deus para conhecer o futuro. Mas adiante no livro de Eclesiastes no capitulo 12. 1 nos declara: “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, em cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento”. Portanto, basta cada dia o seu mal.   
  O que Deus reserva para o futuro do adolescente fiel
Deus tem direito sobre a vida e o destino do homem (Tg 4.15). Em lugar de você determinar, por si só, o seu projeto para o futuro, ponha na mão do Senhor, antes deve ser realizando na vontade de Deus. A Palavra do Senhor afirma: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte” (Pv 14.12). Morte neste versículo pode ser a morte de um feliz casamento, de uma abençoada profissão, de um providencial chamado para fazer a obra do Senhor ou até mesmo da própria existência humana.  É importante que cada adolescente tenha em seu coração que se temer ao Senhor o seu futuro será:
a) De paz – A Bíblia é rica em promessas para aquele que vive no temor do Senhor. Mas uma das maravilhosas promessas é ter uma vida de paz. O mundo tem gerado uma sociedade doente e cheia de conflitos. Não poucas vezes vemos falta de paz nos lares, nos relacionamentos, no trabalho e até em departamentos que estão em nossas igrejas. Mas a questão aqui é se você adolescente quer ter essa promessa de paz em sua vida. Portanto, ande na presença de Deus, faça a sua parte e será honrado por Ele.   
b) De bênçãos – Um futuro de bênçãos e reservado para aquele que é fiel ao Senhor. Este que vos escreve tem um testemunho para contar. Muitos dos meus amigos na época de colegial zombavam da minha fé, de como andava e até da forma que falava. Mas infelizmente muitos se perderam nos vícios, outros morrerem cedo e outros conseguiram até se formar, mas a vida sentimental encontra-se destruída. E Deus por sua misericórdia preservou a minha alma. Hoje por sua misericórdia sou pastor das Assembléia de Deus, casado e pai de duas lindas meninas, por bondade de Deus sou formado e pós-graduado e estou hoje escrevendo estas linhas para incentivá-lo e afirmar que sou uma prova viva, tendo em vista que fui adolescente na igreja e batizado com Espírito Santo aos 13 anos de idade e prossegui seguro pela mão do Senhor.      
c) De vida eterna – Aqueles que servem a Cristo Jesus tem a promessa da vida eterna. Quantos ainda bem jovens têm partido para eternidade sem salvação. Pais crentes até ajuda a nossa fé, mas eles não podem nos salvar; está na igreja, mas sem ter compromisso com Deus não nos garante entrada no céu. Mas se andarmos na luz e formos fieis aos ensinamentos bíblicos, nascerá em nossa alma à certeza que estamos salvos. Quanto ao futuro do adolescente que teme a Deus não tenho dúvida que a vida eterna é garantida por Cristo Jesus.      
Conclusão:
Se você amado adolescente quer ser bem sucedido em seu futuro, nunca deixe de orar por ele, submeta-os sempre ao crivo da vontade do Senhor, considerando que eles poderão ser modificados pelo Espírito Santo, pois considere sempre que a nossa vida possui as suas fragilidades.
 Pr. JOSUÉ DE A. SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário