sexta-feira, 5 de abril de 2013

O CASO DOS CORINTIANOS PRESO E DESREISPEITO DA BOLÍVIA


                                     
           Não é de hoje que o presidente da Bolívia “Evo Morales” tem colhido desafeto do povo latino, suas atitudes em tentar se torna respeitado, tem mostrado a sua pouca tolerância e pouca habilidade em lhe dá com o ambiente internacional.

            Desejo aqui expressa a minha alegria e aplausos ao “Jornal da Band” e aos apresentadores dessa emissora que mais uma vez sempre buscando transmitir com seriedade a informação e dando aquele tok especial com um “Q” a mais para os seus telespectadores.

No fim do "Jornal da Band", na noite desta quinta, o apresentador do telejornal, Ricardo Boechat, leu um editorial do Grupo Bandeirantes de tom crítico em relação à situação dos 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, por conta da morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, ocorrida no jogo entre San José e Corinthians, pela Copa Libertadores.

Sobrou para a justiça boliviana, acusada de não respeitar os direitos humanos, e para o governo brasileiro, visto com pouco empenhado no caso.

"Os 12 brasileiros mantidos numa prisão no interior da Bolívia desde o final de fevereiro são vítimas de uma flagrante aberração jurídica e do desrespeito aos mais elementares princípios humanitários. Acusados genericamente pela morte lamentável de um jovem durante um jogo de futebol, estes torcedores do Corinthians estão abandonados nas celas sem culpa formada, sem provas consistentes e, o que é pior, sem que seus advogados tenham sequer acesso aos autos, se é que existem autos formalizados.

E mais: esta situação absurda pode durar 2 anos. Ninguém será contra a condenação de um culpado por métodos adequados e civilizados, mas este processo selvagem de encarceramento, baseado em uma acusação coletiva imprecisa, em total afronta ao direito universal e ao pacto de San José da Costa Rica [tratado internacional entre países-membros da Organização dos Estados Americanos, firmado em1969 e vigente desde julho de 1978, de respeito à proteção dos Direitos Humanos], do qual a Bolívia é signatária, revolta e choca nosso país.

As autoridades de Brasília pouco fazem, além de frases diplomáticas nada convincentes. Os brasileiros indignados exigem ação, pressão corajosa sobre o governo da Bolívia em nome da dignidade humana. Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação."
Texto extraído e adaptado por Josué de A Soares do Site Yahoo 05/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário