sábado, 13 de julho de 2013

AS OFERTAS NO ANTIGO TESTAMENTO E O SEU SIGNIFICADO ESPIRITUAL





Quando lemos os primeiros capítulos do livro de Levítico, observamos que o culto no Antigo Testamento é bem diferente do que vemos atualmente. Nos recintos religiosos de hoje, não são vistos os elementos que havia dentro do tabernáculo. Não sentimos o cheiro do sangue e não e nem as mobílias que havia no tabernáculo, não há ferramentas para sacrifícios, não mexemos com fogo nem tampouco com a dor sentidas do animal quando eram entregue como substitutos dos homens. Entretanto, se podem perceber princípios que podem nortear a nossa espiritualidade.  Portanto, há varias lições que podemos extrair, pois estão ligadas ao procedimento do crente com sua a fé em Cristo. Tais ensinamentos são indicados pelo arrependimento e confissão, pelo perdão, pela comunhão e gratidão ao Deus. Lições que são cultivadas e ao mesmo tempo devem ser absorvidas, sem elas perdemos as marcas do verdadeiro crente. Quando meditamos sobre as ofertas vemos o seu significado espiritual, pois é possível ver as suas ligações à pessoa de Cristo e conduta do crente. As ofertas nos mostra como Jesus se transformou em ofertas para salvar o homem, mas também como se portou como sacerdote entre o homem e Deus. Vemos como a Antiga Aliança tem um forte relacionamento com o sistema sacrificial do Novo testamento.   O livro de Levítico faz referencias ao Holocausto, a ofertas de Manjares, a oferta pacifica, o sacrifício pelo pecado e o sacrifício pela culpa. As ofertas se dividiam em voluntárias e obrigatórias. As três primeiras, como o holocausto, oferta de manjares e oferta pacífica, ofertas voluntárias frutos de uma decisão pessoal em mostrar gratidão, adoração e consagração, faziam com que o ofertante se apresentasse ao sacerdote com o rosto alegre. Entretanto, a ofertas pelo pecado e pela culpa que eram obrigatórias, previstas para as faltas já relacionadas, e por sua vez tinha tristeza em sua face e um coração arrependido e quebrantado. Em Levítico 1 temos o holocausto e o elemento oferecido  teria que ser um animal macho, sem macha, sem defeito e podia ser boi, ovelha, cabra, pombo ou rola; a ocasião era sempre um momento de adoração a Deus, pois havia uma necessidade de consagração individual. Em levítico 2 temos a oferta de manjares e o elemento oferecido era farinha, bolo ou espigas verdes; a ocasião era de ações de graças pelas provisões matérias. Em Levítico 3 temos a oferta pacífica e o elemento oferecido teria que ser um animal e podia ser macho ou fêmea de bovino, ovinos ou caprinos, sem manha ou defeito; a ocasião pagamento do voto por bênçãos recebidas ou gratidão, louvor e promovia entre as pessoas a amizade e o ofertante voltava a comunhão.  Em Levítico 4 temos a oferta pelo pecado e o elemento oferecido podia ser um novilho, bode ou cabra; a ocasião era por quebra ou desobediência  do mandamento a Deus. Por último em Levítico 5 e 6 a oferta pela culpa o elemento oferecido era a fêmea de gado miúdo, ou seja, como cabra ou cordeira, pombos, rolinhas ou farinha; o motivo era por profanação das coisas sagradas e juramentos falsos. Neste caso o ofertante recebia a restauração. Podemos então vê o significado espiritual do holocausto em Cristo significando que Ele não se limitou para fazer a obra do Pai, ou seja, Jesus se entregou por nós na cruz ( Is 53; Mt 26.36-46). Na oferta de manjares podemos ver a pessoa de Cristo Jesus como aquele pode nos alimentar e supri as nossas necessidades humanas e espirituais (Jo 6.51; Lc 4.4).  Já as ofertas pacíficas mostram Jesus como àquele que dá a paz entre Deus e a humanidade (Rm 5.1). O sacrifício pelo  pecado em seta a pessoa de Cristo, por que foi por seu intermédio que o homem pode ter direito a salvação (Jo 3.16). O sacrifício pela culpa mostra-nos claramente que Cristo remove a culpa da alma e limpa de fato o coração do pecador (1 Jo 1.9). Portanto, alegremo-nos na presença do Senhor e vejamos como a Bíblia e um livro sem igual. 
Fraternalmente em Cristo.        
  Pr. Josué de Asevedo Soares.

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