UMA PORTA ABERTA
Texto base:
“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome” (Ap 3.8).
Introdução
A presente passagem mostra-nos que Cristo deixou diante do seu povo uma porta de entrada para todos os privilégios do seu reino e do seu serviço cristão, portanto, entendemos que na Bíblia em sua maioria quando a palavra “porta” é mencionada tem a forma simbólica de oportunidade, de benção; prosperidade ou mesmo de escolha. Na Bíblia vemos que as portas eram feitas de madeira (Ne 2.8; 1.3; 2.13) e de bronze ( ou latão) que eram ligadas a pesada cintas de cobre ou revestidas de placas de cobre como as portas da cidade assíria. É bom lembrar que aqueles que ficavam a porta de uma cidade eram respeitados como Ló (Gn 19.1) e Jó. As Escrituras Sagradas registra as palavras do nosso Mestre: 1) “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10.9); 2) “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;” (Mt 7.13); e 3) “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mt 7.14).
I-As Portas nas Escrituras:
O dicionário Wycliffe informa-nos que na Bíblia a tradução de cinco palavras hebraicas e três gregas para a palavra “PORTA”. É usada para cidade (Dt 3.5); “daleth”, “porta”; 1 Rs 17.10, “pethah”, “abertura” ou “porta da cidade”; Gn 23.10, Sha’ar, “porta”; para tabernáculo (1 Cr 9.19, saph, “eira”); para o rei (Dn 2.49, tera’, “porta); para o Templo (At 3.2, “thyra”, “porta”); para o inferno (Mt 16.18; pyle, “porta”); para cidade (Lc 7.12; At 9.24) e para as casas e cidade (Lc 16.20; At 12.13,14; Ap 21.12-25, Pylon, “porta”). Podemos ainda mencionar que a palavra porta ocorre 368 vezes nas Escrituras. Vemos também que a Bíblia enfatiza sobre as 12 portas de Jerusalém, possivelmente representando os 12 filhos de Jacó. Temos as seguintes portas:
- A Porta do Gado ou das Ovelhas (Ne 3:1) - Porta das ovelhas, levava este nome porque por esta Porta passava as ovelhas que eram destinada ao sacrifício.
- A Porta do Peixe - (Ne 3:3; 12:39) - Esta Porta era usada como um local de encontro para venda de peixes, ali depois de restaurada atrairia muitos comerciante de varias regiões. Representa o chamado para obra de Deus.
- A Porta velha ou Antiga (Ne 3.6 ) – Nos ensina que temos que deixar a velha natureza ou o velho homem se tornando uma nova criatura.
- Porta do Vale (Ne 3.13) - Esta Porta quando restaurada e aberta dava de frente com um vale, e quando falamos de vale, falamos de lutas e de dificuldades que todos enfrentamos em nossas vidas.
5 A Porta do Monturo (Ne 3.14) – Era utilizada para limpeza da cidade, pois neste lugar era lançado os lixos num vale conhecido como “hinon”. Representado a limpezas que é necessário fazer em nossas vidas.
- Porta da Fonte (Ne 3.15) - Esta Porta ficava próxima ao tanque de Siloé, onde Jesus curou um cego de nascença (João 9:10-11).
- A Porta de Mifcade ou porta da Guarda (Ne 3.31) – Nesta grande porta havia uma torre de sentinela, e ali sempre ficava de vigilância soldados prontos para qualquer ataque do inimigo.
- A Porta do Pátio do Cárcere (Ne 3.35;12.39) - cárcere era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém e neste patio que levava o seu nome, os detentos saiam para caminhar e pegar sol. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32:2). Tal porta representa as prisões que atingem a vida de muitas pessoas.
9. A Porta das Águas (Ne 3:26). Neste lugar havia corrente de águas. Representando o poder purificador da Palavra de Deus, como também próprio Cristo água da vida.
10. A Porta dos Cavalos (Ne 3.28) - A Porta dos cavalos eram onde ficavam os cavalos que participavam das guerras. Representado as provações, que enfrentamos em nossas vidas.
11. A Porta Oriental (Ne 3.29) - Esta porta simboliza a volta de Cristo Jesus. Pois, muitos acreditam que está porta foi a que Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra fechada. Muitos estão esperando que Messias entre por ela em sua segunda vinda.
12. A Porta de Efraim (Ne 12.39). Fala de prosperidade em meio à aflição. Compreendemos que a Igreja é abençoada em Cristo Jesus.
II – Pormenores sobre Ap 3.8
· O Senhor conhece as nossas Obras; (onisciência/presciência divina);
· Diante de ti pus uma porta aberta; (Uma benção de Deus);·Ninguém pode fechar; (limitação humana e a soberania de Deus);
· Tendo pouca força; (o nosso estado e como Deus nos conhece e observa);
· Guardaste a minha palavra; (uma ação pessoal e como Deus investiga o nosso interior, portanto, Ele conhece a nossa alma);
· Não negaste o meu nome; (Uma atitude de fidelidade e uma prova do Deus sabedor de todas as coisas).
III – Verdade sobre a porta em Ap 3.8
·Deus é quem coloca a porta;
·Deus é quem abre a porta;
·Quando Deus abre ninguém pode fechar;
·A porta é para aqueles que dependem do Senhor.
IV – Pontos a considerar sobre a porta:
- Eu preciso vê a porta – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10.9);
- Eu preciso bater ou insistir a porta – “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.8);
- Eu preciso aceitar o tipo de porta que o Senhor abrir – “eis que diante de ti pus uma porta aberta” (Ap 3.8). É necessária, uma aceitação de minha parte e não ser tentado em ajudar a Deus.
Conclusão:
Quais são as atitude que podemos ter diante da porta: 1) Não aceitar o tipo de porta que nos foi apresentado; 2) Não entrar pela porta, ficarmos parado diante dela sem qualquer reação e 3) Passar pela porta glorificando ao Senhor. Qual será a sua atitude?
Extraído do livro do Pastor Josué de Asevedo Soares.
Mensagens para os nossos dias;Livro de esboços e pregações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário