sábado, 16 de maio de 2015

AS ESCRITURAS DESCREVE  O BOM OBREIRO

“Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” (1 Tm 4.6).

O bom obreiro tem suas características destacadas nas Sagradas Escrituras. Em 1 Tm 4.6, Paulo fala ao jovem obreiro Timóteo obreiro fiel e diligente no ministério, pois, assim, ele seria “um bom ministro de Jesus Cristo”.Em Mateus 25.21,23, na parábola dos dez talentos, Jesus fala que os servos que investiram nos talentos que lhes foram deixados para administrar receberam de seu senhor o reconhecimento como servos bons e fiéis: “E o seu Senhor lhe disse: Bem está servo bom fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.“Bom”, segundo os textos bíblicos de Timóteo e Mateus, é ser sadio na fé, no viver e na doutrina bíblica; equilibrado em tudo, capaz; aprovado ( 2 Tm 2.15);limpo quanto ao bom combate espiritual (2 Tm 4.8); e duradouro quanto ao seu trabalho e ao frutos de seu trabalho.Os sinais de um bom obreiro são nítidos. Ele é fiel, leal a toda prova e humilde.Humilde aprende mais, resiste mais, aparece pouco, mas faz muito.Um exemplo disso está em Lucas, em Atos dos Apóstolos; Aristarco (Cl 4.10) e Epafras (Fm 23).Outros sinais a sua espiritualidade e congregação. Ele também é dócil. É fácil de lidar com ele. Em outras palavras, ele é exatamente o oposto “difícil”.O bom obreiro é diligente, esforçado. Às vezes até exagera no trabalho do Senhor. Temos o exemplo de Epafrodito (Fp 2.25-30). Ele também é discreto e controla seus impulsos e sua língua ao falar. Apóstolo Paulo é um exemplo, como podemos ver no texto em que fala de suas “visões e revelações do Senhor” ( 2 Co 12.1) e de seu  “espinho na carne” ( 2 Co 12.7). Outro exemplo do modo como ele sabia controlar seus impulsos está no comentário a respeito de Demas, seu obreiro auxiliar: “Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica” (2 Tm 4.10).Nada mais Pulo comenta sobre Demas.Outro sinal marcante de um bom obreiro é a sociabilidade. Ele é sociável com seus pares de ministério, a sua congregação e a família. Imagine um obreiro que ninguém o quer por ser anti-social. Essa é a natureza do obreiro difícil. Fato que é inaceitável no ministério.     
                  Que Deus conserve os Bons Obreiros em sua seara!
                                       Josué de A Soares.

Um comentário: