sábado, 16 de maio de 2015


“Elevo os meus olhos para os montes 
de onde me virá o meu socorro?”.
(Salmos 121.1)
 
O Salmo 121 é um cântico de confiança e segurança em Deus. É visto por estudiosos como um patrimônio poético hebraico. Há pesquisadores que declaram que Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã que fica ao sul de Israel, imediatamente depois de saber da morte do profeta Samuel. Quando caindo em si percebeu que seu último amigo influente na terra se fora, ele se voltou mais ainda ao Senhor como único auxílio que lhe restara.Na epigrafe deste Salmo vemos a afirmação que “Deus é guarda fiel do seu povo”, possivelmente uma descrição de Deus, ou seja, Deus faz, Ele está vivo e que Ele tem atitudes próprias, tendo em vista que “Deus guarda”. Entendemos de modo rudimentar que todos guardamos algo, e geralmente guardamos coisas boas, portanto, compreendemos que o Senhor guarda o seu povo, em outras palavras o povo de Deus é precioso para o Senhor.Podemos dizer que todo o salmo se ocupa com a proteção divina, e todo o salmo é uma resposta à pergunta do primeiro versículo. Podemos refletir no triste caso do descrente, que não pode dizer “o meu socorro vem do Senhor”. Diz C.H. Spargeon: “Este salmo está alguns passos adiante do anterior, porque fala da paz da casa de Deus e do cuidado protetor do Senhor, enquanto todo o salmo 120 lastima a falta de paz na casa do homem bom, e o ser exposto aos assaltos de línguas maldizentes”. Naqueles, seus olhos miram em redor com angustia; neste, olham para cima com esperança. É canção do soldado como também do viajante.Este salmo mostra-nos três atitudes humanas: 1) Elevo os olhos – quem eleva olhos aqui é o homem, portanto, expressa uma ação sinalizando que precisamos agir observando; 2) de onde virá o meu socorro – enfoca o questionamento ou momento de indagação e 3) O meu socorro vem do Senhor – vemos o reconhecimento do salmista. Há coisas que homem deve fazer e Deus se revelará. Vemos também atitudes de Deus descrito neste Salmo: 1) Socorre o aflito; 2) Não deixa vacilar o teu pé; 3) Não cochila e nem dorme; 4) Ele guarda; 5) é a tua sobra, ou seja, sou o protetor que não te abandona; 6) O senhor é quem livra-nos de todo mal. 7) o Senhor guarda a alma e 8) O senhor guarda a nossa vida e a nossa caminhada, ou seja, a nossa entrada e nossa saída.Concluímos que Deus nesta passagem não se intimida não se distrai e não se acovarda. Portanto, se faz necessário a cada dia entregarmos a nossa vida nas mãos do Eterno, pois Ele é guarda fiel do seu povo. Glória Deus!
Josué de Asevedo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário