sábado, 13 de junho de 2015

“E procuras tu Grandezas?”


“E procuras tu grandezas? Não as Busques que eis que trarei mal sobre toda carne, diz o Senhor;
a ti porém, darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores” (Jeremias 45.5).

Houve um período na história conhecido como humanismo. Humanismo é a filosofia moral que coloca o homem como centro e numa escala de importância.Parece-nos que estamos vivendo o tempo semelhante não só no mundo, mas nas igrejas, chamamos isso de “período dos holofotes” ou “síndrome de Nabucodonosor” o mundo inteiro está vivendo esta grande nuvem negra que volta e meia vemos pessoas famosas se entregando a morte por causa da grandeza e as vaidades deste mundo. O triste é que não vai demorar muito para isso acontecer no meio evangélico, mas não com o crente verdadeiro e fiel a Deus. E não me refiro por causa da fama em si, mas ausência da humildade no coração. Isso serve de alerta para aqueles que querem a glória deste mundo. Irmãos fujam destas coisas!No texto de Jeremias 45.5 não especifica a natureza das grandezas que Baruque procurava. Entretanto, o sentido desta verdade divina é claro. Pois, em meio a uma crise que ameaça não deixar nada em pé, era inútil procurar grandezas; devia contentar-se em pôr a salvo a sua vida (Jr 38.2). É verdade que Baruque por muito tempo serviu o profeta Jeremias, que no seu tempo não era nada popular. O escriba que escreveu o livro de lutas e Juízos do profeta estava aborrecido. O Senhor dissera a Baruque que tirasse os olhos de si mesmo e de qualquer que pensassem merecer. Se Baruque fizesse isso, Deus o protegeria. É fácil perder a alegria de servir nosso Deus quando tiramos nosso olhar dEle. Quanto mais desviamos nossos olhos dos propósitos de Deus e os colocamos em nossos sacrifícios, mais frustrados ficaremos. Ao servirmos a Deus, devemos ter o cuidado de não focar o que estamos abrindo mão. Mas se isto acontecer, devemos pedir perdão a Deus e redirecionar nosso olhar para o Deus Vivo.Deixo para refletir: “Sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Rm 12.16).
                          Que o Espírito de Deus Guie a todos nós!
                                                 
                                  Josué de Asevedo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário