segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FALAR CONTRA AUTORIDADE PROVOCA A IRA DE DEUS?


“Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado à mulher cuxita” (Nm 12.Cuxe segundo as Escrituras era o primeiro filho de Cão, possivelmente o pai desses povos que os hebreus conheciam em Gn 10.6, está registrado: “E os filhos de Cam são: Cuxe, e Mizraim, e Pute, e Canaã”, pois habitavam no sul do vale do Nilo, nos dias atuais seria o reino do atual Sudão. Na Bíblia Cuxi geralmente designa os etíopes, mas talvez se aplicasse também ao midianitas, em Hc 3.7 está escrito: “vejo as tendas de cusã em aflição; os acampamentos da terra da terra de Midiã tremem”. Entende-se que os acampamentos da terra de Midiã eram formados por tribos de beduínos que viviam próximo de Edom, ao sul do Mar Morto; vemos que em Êx 2.15 está escrito “informado desse caso, procurou Faraó matar a Moises; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço”.  Segundo MacNair tudo tem inicio com a contenda promovida por Miriã, pois a passagem cita o seu nome primeiro, e logo após vem a do seu irmão Arão. Portanto, vemos um descontentamento familiar, uma celeuma entre irmãos.Na NVI temos a seguinte narrativa  “Miriã e Arão começaram a criticar Moises porque ele havia se casado com uma mulher etíope” (Nm 12.1). Parece-nos que criticar, murmurar sem qualquer motivo leva as pessoas à contenda.Antes de comentar sobre falar contra autoridade provoca a ira de Deus, é importante mencionar tipos de Autoridade que temos na Bíblia como: A autoridade Patriarcal - dos Patriarcas; A autoridade Teocrática - de Deus; A autoridade dos anciões - dos Mais velhos e principais de Israel; A autoridade dos pais - do Pai e da Mãe; A autoridade monárquica - dos Reis; A autoridade profética - dos Profetas; A autoridade dos Juízes – dos lideres militares no período em que não havia rei em Israel; A autoridade de Cristo – de Jesus e seu ministério e a autoridade dos apóstolos.Quando indagamos que “Falar contra autoridade provoca a ira de Deus?” Enfatizamos que “a fala”  nesse texto tem a ver com murmuração ao ponto de criar-se contenda,  mas não estamos falando que um crente não possa conversar com o seu líder de um possível erro ou falha, dentro da ética e do respeito, até porque a passagem bíblica não está dando ênfase  sobre um possível erro do líder, mas de sua autoridade, que parece está sendo questionada. Por outro lado, Moisés, o líder não tinha culpa, portanto, não era merecedor de tal crítica, pois sem um motivo que justificasse a questão foi levantada pelos seus próprios irmãos de sangue.  No texto bíblico a autoridade de Moisés foi questionada por sentimento de revolta, tendo em vista que a epígrafe ressalta a palavra “sedição”, como também a murmuração com contenda (Nm 12.1) e o ciúme (Nm 12.2).A Escritura  aconselha a sermos hospedeiros sem murmuração (1 Pe 4.9); não devemos murmurar como alguns que murmuraram e pereceram no deserto (1 Co 10.10) e devemos fazer todas as coisas sem murmuração e nem contenda (Fp 2.14). No que diz respeito ao ciúme não podemos confundir o ciúme humano com o divino, pois o humano trazem funestos resultados como o caso dos irmãos de José (Gn 37.4), os homens de Efraim (Jz 8.1) e o rei Saul (1 Samuel 18.8). Já o ciúme de Deus é traduzido como zelo ou cuidado (Êx 20.5; 34.14; Dt 4.24; 29.20; Is 24.19; 1 Rs 14.22; 1 Co 10.22).A presente passagem de Nm 12.1, indica que a critica a Moisés começa por causa de sua esposa. Portanto, é possível que seja uma indicação à Zipora, esposa de Moisés (Êx 2.15-22); mediante ao ocorrido, vemos que a expressão “cuxita” talvez seja para desprezar sua descendência midianita. Entretanto, há quem diga que seria uma nova esposa tomada por Moisés, pois Zipora talvez não estivesse viva. Mas, para Matthew Henry houve de fato alguma discussão entre Miriã e Zipora que motivou a animosidade. Quanto à mulher cuxita, não se acredita que seja outra esposa de Moisés e sim, a própria Zipora, pois como sabemos a sua região cuxi e midiã encaixam de modo harmônico como sendo o mesmo lugar.  A Crítica à esposa de Moisés era na verdade um pretexto; o que aconteceu foi que os queixosos mostraram inveja, carnalidade; enquanto Moisés se mostrou manso, humilde e paciente (Nm 12.3). A queixa era porque o Senhor falava por meio de Moisés, mas também falava por meio deles (Miriã e Arão) é verdade, pois em Miqueias 6.4 encontramos “eu tirei do Egito, e o redimi da terra da escravidão, enviei Moisés, Arão e Miriã para conduzi-lo”. Porém, com Moisés O Senhor falava face a face, como qualquer fala com o seu amigo (Êx 33.11).O papel de Miriã e Arão foi muito importante. Foi Miriã que pela primeira vez na história Bíblica desempenha o trabalho de babá, ela observa Moisés, seu irmão, um pequeno bebê, em berço a prova de água, descendo pelo Nilo e com seu rápido raciocínio que permitiu que Moisés fosse amamentado pela sua própria mãe. Já Arão supria a inabilidade de Moisés para fazer um discurso eficiente. Mas, sem um orientador, Arão perdia o norte. O problema de Miriã e Arão foi 1) De não saber o seu lugar ou sua função no ministério que estavam; 2) O mal de não ter enxergado que a função que já estavam ocupando era bênção e 3) O de dar vasão ao seu imaginário, causando a baixa auto estima. Tudo desemborca na pouca espiritualidade sem devida orientação de Deus.Shedd comenta que a murmuração de Miriã e de Arão contra Moisés. Os dois eram mais velhos que Moisés e, por pretensões em assuntos de família, estavam dispostos a desafiar a autoridade de Moisés. Deus, porém, não deixa de punir os que maltratam e desrespeitam seus Servos.A autoridade Espiritual é concedida por Deus a quem Ele escolhe, portanto, um ato de sua soberania (Nm 12.5-8), é bom termos em mente que não estamos falando de pessoas perfeita, ou seja, que não comete erros, mas pessoas revestidas por Deus para cumprir uma missão. A autoridade de Moisés foi dada por Deus Observa-se aqui não confundir como os três poderes estabelecidos em nossa sociedade como o executivo, legislativo e o judiciário, pois se tratam de autoridade temporal, mas que foram estabelecidas para o bom andamento e ordem, e para alcançar uma função em uma dessas três áreas tem a ver com estudo e muito esforço. Paulo enfatiza que todas as potestades ou autoridade vêm de Deus.
4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. (Rm 13.1-4).
Entendemos que a palavra autoridade está ligada de certa forma a poder temporal, ou seja, coisa dos homens ou deste mundo e o poder espiritual. A Bíblia menciona muitos exemplos  que estão ligados à autoridade como:  Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho, era apenas ajudante de Arão, compreende-se que a rebeldia muda à natureza do fogo (Lv 10.1-2); Rebelião de Core, Datã e Abirão ( Nm 16.1-33), se ajuntaram 250 homens, dos principais da congregação, varões de renome; Fogo do Senhor consumiu 250 homens que oferecia incenso (Nm 16.2,35); A praga consumiu os murmuradores e por causa de Cora o total 14.700 (Nm 16.49); Saul oferece sacrifício e é reprovado por Samuel (1 Sm 13.8-23); Saul desobedece a Samuel (1 Sm 15.1-35); Saul e Davi (1 Sm 24.1-22; 1 Sm 26.1-25) e outros.Aproveitamos ressalta alguns versículos para meditação como: 1 Samuel 15.23 - “Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, e obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar”; Salmos 105.15 - “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas”; Hebreus 13.17 - “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”; Nm 12.9-14 –  Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se. E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.Compreendemos que a passagem  mostra-nos verdades:  1) As murmurações podem gerar contenda. “Falaram Miriã e Arão contra Moisés”... (Nm 12.1);  2) Os ciúmes são perigosos e podem trazer tristezas. “Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? ... (Nm 12.2); 3) Há momentos que o silencio é melhor atitude, diante das falsas acusações, pois Deus é o nosso defensor e pelejará;  “... O Senhor o ouviu” (Nm 12.2b, 9) e 4) Deus, apenas exigira de nós a fidelidade na sua obra.  “E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas” (Hb 3.5); (Nm 12.7).O presente texto mostra a reação de Deus quanto ao fato ocorrido com Moisés, o líder que Ele havia chamado, vemos que: 1) Ouvi (Nm 12.2); 2) Defende (Nm 12.6-8); 3) Ira-se (Nm 12.9) e 4) Age com justiça (Nm 12.10).Concluímos enfatizando que Moisés se demonstrou um homem de Deus, pois a presente passagem descreve a natureza do líder Moises. Vejamos que:
1.      Varão mui Manso (Nm 12.3);
2.      Deus falava com Ele (Nm 12.4; 8);
3.      Moisés falava com  Deus (Nm 12.13);
4.      Moisés um homem perdoador e benigno (Nm 12.13).
         
Pastor Josué de Asevedo Soares.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário