quarta-feira, 2 de setembro de 2015

"RABBI" - SINÔNIMO DE GRANDEZA.




"Vós me chamais o Mestre e Senhor e dizeis bem; porque eu o sou" (João 13. 13).

O termo רַבִּי (rabbi), que geralmente significa “meu professor”, significa literalmente uma pessoa de autoridade, importância, abundância e até mesmo grandeza. Em outras palavras, o רַבִּי (rabbi) é uma pessoa que tem muito para ensinar e transmitir.

Observando mais profundamente na historia bíblica geralmentes רַב (rav) é uma medida e tem que ver com quantidade numérica ou duração. Na Torá, a nuvem de presença divina pairou sobre o tabernáculo por יָמִים רַבִּים (yomim rabim) “muitos dias” (Núm. 9.19). Em outros momentos, a palavra רַב (rav) significa autoridade. No Hebraico antigo, רַב בַּיִת (rav bayt) foi utilizado para a governanta e רַב הַחֹבֵל (rav hachovel) para o capitão de um navio. Em Daniel 2.48, o Rei Nabucodonosor promoveu Daniel e o transformou em רַבִּי (rabbi), Aramaico para “governador, administrador ou chefe”. No Novo Testamento em Lc 9.38 vemos Jesus sendo chamado de Mestre: “E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho”; em João 3.8 temos a seguinte afirmação de Nicodemos: “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. Reconhecemos que tal palavra possui suas variações, mas não temos dúvida em afirmar que a palavra “Rabbi” ficou muito ligada à pessoa de Jesus e autenticada pelo seu ministério que marcou gerações até aos nossos dias. Pois, Jesus é visto como um homem que ensinava (Mt 9.11; Jo 3.2). Mas, nas Escrituras vemos outros também sendo chamado de mestre (Lc 5.17; Jo 3.10; Atos 5.34; 1 Tm 2.7).

Jesus é mestre por excelência, pois além de ser mestre é Senhor. Na passagem de João 13.13 vemos que o instrutor seria normalmente chamado “mestre”, porém Jesus é também chamado de “Senhor” naturalmente se referindo aquele que ocupa um lugar de supremacia. Portanto, Jesus aceita os dois títulos demonstrando assim, a sua natureza divina.

Josué de Asevedo Soares.                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário