quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A VEREDA DOS JUSTOS E O CAMINHO DOS ÍMPIOS




 

 “Mais a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam” (Pv 4.18,19).

Introdução:
Na Bíblia hebraica, provérbios é Mishle Shelomoh, ou seja, “comparação de Salomão”. Mas, em português seria “máximas sucintas, que expressam uma verdade”. Vemos ainda a comparação entre a vereda dos justos e o caminho dos ímpios. O livro de provérbios é fruto da experiência de Salomão que viveu situações que a vida proporcionou e que o próprio Deus permitiu. Halley chega a dizer que o livro de provérbios é como um manual do fabricante explica o que precisa ser feito para evitar problemas graves, mas não é garantia de que nada nunca apresentará defeito. É importante enfatizar que o presente versículo mostra: progressão, aperfeiçoamento e perfeição da vereda dos justos. Por outro lado, indica a desolação para o caminho dos ímpios. 

I – Pontos que consideramos:
1.      O caminho do justo;
2.      O caminho do ímpio;
3.      Existem diferenças entre os dois caminhos.
II – Consideração sobre a vereda dos justos:
1.      É como luz da aurora – ideia de algo novo ou novo dia;
2.      Ela brilha mais e mais – ideia de progressividade;
3.      Até se dia perfeito – ideia de alvo ou resultado.
OBS. “Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se". (Ap 22.11).

III – Três tipos de atitudes sobre o caminho:
1.      Prosseguir;
2.      Retornar;
3.      Acomodar-se.
IV – O caminho dos ímpios:
1.      É como escuridão;
2.      Há falta de visão e ausência de conhecimento;
3.      Tem tropeços.
      OBS: Leia com cuidado Pv 4.16.

Conclusão:
 Podemos concluir fazendo a seguinte indagação: Por que brilha a vereda dos justos? A resposta seria porque foi afável aos mandamentos de Deus; porque perseverar em prosseguir os princípios da Palavra e as suas ações são frutos de sua boa essência promovida pelo Espírito Santo. 

Josué de Asevedo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário