sábado, 22 de julho de 2017

OS QUATRO BENEFÍCIOS DA CRUZ - EM EF 2.12-16

                           Resultado de imagem para a cruz


Texto base: "12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13  Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, 15  Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16  E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. (Ef  2.12-16).

Introdução:
Definitivamente, nenhum sentimento ou esforço da parte de qualquer ser humano tem valor ou capacidade para influir em sua salvação. A salvação é uma dádiva de Deus. A expressão no grego para "salvos" traduz vários significados; incluindo, servos salvos da ira de Deus contra toda impiedade e seus pecadores. O tempo do verbo nos mostra uma ação já concluída, cujo efeito presente é enfatizado (Ef 2.5). A única forma de acesso à justificação divina e, portanto, ao perdão de Deus e à salvação eterna da alma, é a sincera fé em Jesus Cristo (Rm 3.21-31). E foi na cruz que Jesus garantiu esse direito a todos que se arrependem e,  reconhecem que Ele é o seu Salvador.  Dentre tantos benefícios que Jesus trouxe para todos nós na Cruz, sendo o maior a nossa salvação, baseando-se na passagem acima destacamos apenas quatro. Vejamos:

1) A Remissão - "Adquirir de novo" - "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef 2.13a). Como também lemos: " Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber,  a remissão dos pecados;" (Cl 1.14).
2) A Justificação - "provar a inocência" - "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio," (Ef 2.14b). Como está escrito: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." (Rm 5.18).
3) A Reconciliação - "Estabelecer a paz" - "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz" (Ef 2.15).   Destacamos também este passagem: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;   Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.   De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus."  (2 Co 5.18-20).
4) A Regeneração - "restaurar ou fazer novo" - "E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Ef 2.16). E também este versículo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."(2 Co 5.17).


Fraternalmente em Cristo.
Josué de Asevedo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário