domingo, 26 de novembro de 2017

Deus é quem resgata o seu povo. (Is 43.10-13)



Imagem relacionada
Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei; e deus estranho não houve entre vós; portanto vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor. Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Isaías 43.10-13).


Introdução:

O capitulo 43 de Isaías enfatiza o arrependimento final de Israel e a sua restauração nos últimos dias. Logo no inicio deste capítulo o profeta declara que o Eterno é Deus e que Israel, recebeu muitas bênçãos pelas suas mãos, por isso, é testemunha de Sua divindade. A Epigrafe do capítulo destaca “Só Deus resgata Israel”. Portanto, Jeová é o único Salvador. 

I - O Senhor fala através do profeta Isaías mostrando a sua soberania:
1.      Sois testemunhas da minha grandeza.
2.      São meus servos.
3.      A quem escolhi.

II -  Passos para percebemos a revelação de Deus por fé:
1.      Para que Saibais.
2.      E creiais em mim.
3.      E entendais que eu sou o mesmo. 

III – Verdade sobre quem Deus é:
1.      Eu, eu sou o Senhor.
2.      Sou  único. “e fora de mim”
3.      Não hã outro salvador.

IV - Atitudes de Deus com seu povo no texto:
1.      Eu anunciei.
2.      E eu salvei.
3.      E eu o fiz ouvir.
4.      Eu vos observei “e deus estranhos não houve entre vós”.
5.      Afirmou a sua soberania e se identificou:  “eu sou Deus”.

 V – Quem é o nosso Deus:
1.      Ainda antes que houvesse dia, eu sou... Sou antes dos tempos.
2.      E ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos – Tenho todo o poder.
3.      Operando eu, quem impedirá? –  Ele tem o controle de tudo.

Fraternalmente em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário