"Quando
teve início a Era Cristã? E qual a origem dos calendários, mormente do nosso?"
"Era" é um acontecimento marcante, que serve de partida de um sistema
cronológico. No que tange à Era Cristã, ela teve início no nascimento de Jesus
Cristo. É comumente
escrita em forma abreviada "AD"do latim "Anno Domini" que
significa Ano do Senhor. Para as datas antes do nascimento de Jesus, usa-se a
abreviatura "AC" que se refere às
palavras Antes de Cristo. A contagem do tempo que vai de Adão a Cristo é feita
no sentido regressivo, isto é, o cômputo de Cristo para Adão. Noutras palavras,
partindo de Adão para Cristo, os anos diminuem até chegar à Era Cristã, portanto
de Cristo para Adão (o normal), os anos aumentam. É que Jesus é o
centro de tudo, e também do marco divisório e central do tempo. Quando Jesus
nasceu, o Império Romano dominava o mundo. Os romanos datavam seus
acontecimentos tomando por base o ano da fundação de Roma: o ano 753 antes de
Cristo. Para os romanos, esse ano era o "1 AUC". As iniciais
"AUC" são três palavras latinas "Anno Urbis Conditae" que
significam: "O ano em que a cidade foi fundada". A alusão é à cidade
de Roma. A era romana começa em 1 AUC. A palavra calendário vem do latim
"calenda" primeiro dia de cada mês entre os romanos. Seu uso é tão
antigo quanto a própria humanidade. Ao que se sabe, os primeiros povos a usarem
calendário foram os egípcios. Há calendários diversos. O Calendário romano. Foi
organizado por Rômulo, que, segundo a história, foi o primeiro rei de Roma,
então cidade-reino. Reinou em 753-715 a.C. Esse calendário tinha dez meses de
trinta dias. Numa Pompílio, o sucessor de Rômulo, reformou-o, acrescentando-lhe
dois meses, passando o a-no então a ter 355 dias. O Calendário Juliano. Júlio
César reformou o Calendário romano em 46 a.C. através de seu astrônomo,
Sosignes de Alexandria. A partir de então, esse calendário passou a chamar-se
juliano. César cometeu um pequeno erro, ao considerar o ano solar como tendo
365 dias e 6 horas, quando ele tem 365 dias, 5 horas e 49 minutos. Esses minutos
acumulados anualmente somaram 10 dias em 1582, o que motivou o papa Gregório
XII a reformar outra vez o calendário. Falaremos desse calendário mais adiante.
O Calendário de Dionísio. Em 526 d.C, o imperador romano do Oriente, Justiano
I, decidiu organizar um calendário original partindo do ano do nascimento de Jesus.
A tarefa foi entregue ao abade dominicano Dionysius Exigiuus, que fixou o ano 1
d.C, isto é, o ano 1 da Era Cristã. Como mais tarde ficou comprovado, ele devia
ter fixado o ano 1 d.C. cinco anos antes, isto é, em 749 AUC, e não 753. Seu
erro foi um atraso de 5 anos na fixação do ano 1 da Era Cristã. Uma vez
concluído, esse calendário passou a ser adotado em todo o mundo onde quer que o
cristianismo se pregava. Tempos depois, os doutos na matéria encontraram erros
no calendário de Dionísio. Davis, citando o historiador judeu Flávio Josefo,
mostra que Herodes morreu depois do nascimento de Jesus, logo o calendário de
Dionísio está errado quando afirma que Jesus nasceu em 753 ÂUC. Se Herodes
morreu em 750, então Jesus nasceu em 749 AUC, isto é, quatro a-nos antes do ano
1 da Era Cristã (?). Notemos que de 753 a 749 há quatro anos, e não cinco como
parece à primeira vista, por causa dos meses que ultrapassaram de quatro anos.
Conforme os estudos dos eruditos, arrendonda-se o número de anos para cinco,
para facilidade de cálculo. Eis aí a razão por que livros e publicações em
geral afirmam que Jesus nasceu em "5 a.C", isto é, 5 anos antes da
Era Cristã, o que é um contra-senso se não houver uma explicação. Como poderia
Jesus nascer 5 anos antes do seu nascimento? A explicação já demos acima. E,
por qual razão perpetuou-se o erro em vez de corrigi-lo? É que uma vez
descoberto o erro (um atraso de cinco anos), sua correção no calendário acarretaria
problemas seríssimos nas atividades humanas. Portanto, as datas atuais estão atrasadas
quase 5 anos. O Calendário gregoriano. Em 1582 o papa Gregório XIII aconselhado
pelo astrônomo Calabrês Líbio, alterou num ponto o calendário de Dionísio.
Gregório tirou 10 dias do ano 1582 a fim de corrigir a diferença de dias devido
ao acúmulo de minutos a partir de 46 a.C. quando César reformulou o calendário.
Por causa dessa pequena alteração o calendário atual é denominado gregoriano. A
Grécia e a Turquia ainda observam o Calendário juliano, o qual está 13 dias
adiante em relação ao nosso. As datas exatas do nascimento e morte de Jesus não
se sabe com precisão. O que se tem é apenas uma idéia aproximada. A primeira
comemoração do Natal de Jesus em 25 de dezembro deu-se em 325, em Roma,
mediante o imperador Constantino. Até hoje a Igreja Ortodoxa observa o Natal em
6 de janeiro, e os armenianos em 19 de janeiro. A data não importa muito, e sim
o propósito e o espírito da comemoração. As divisões do tempo:
1. O dia. Entre os
judeus, o dia ia de um pôr-do-sol a outro. Entre os romanos, ia de uma
meia-noite a outra. As horas do dia e da noite eram computadas separadamente,
isto é, doze e doze, isto entre os romanos: Jo 11.9; At 23.23. Entre os judeus,
no entanto, a hora primeira do dia era às seis da manhã. O mesmo ocorria em relação
à noite.
2. A semana. Entre os
hebreus, os dias da semana não tinham nomes e sim números, com exceção do 6?
e
79
dias,
que também tinham nomes: Lc 23.54. (Trad.Brás.).
3. Os meses. Eram
lunares. A lua nova marcava o início de cada mês, sendo esse dia festivo e
santificado: Nm 28.11-15; 1 Cr 23.31. Tinham 29 e 30 dias, alternadamente.
Antes do exílio babilônico eram designados por números. Depois disso, passaram
a ter nomes e números.
4. Os anos.
Tinham 12 meses de 29 e 30 dias. Os judeus observavam dois diferentes anos: o
religioso, que começava em Abibe (mais ou menos o nosso abril), e o civil, que
começava em Tisri (mais ou menos o nosso outubro).
5. Os séculos.
Sua computação: Século I. Compreende os anos 1 a 100 d.C. Século II. Compreende
os anos 101 a 200 d.C. Século III. Compreende os anos 201 a 300 d.C, e assim
por diante.
Fonte: A Bíblia
Responde. CPAD.
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