“O
qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”
(Rm
4.25)
Introdução.
Justificação é o ato judicial através do qual Deus decreta a
absolvição do pecador e o declara justo (At 13.39). Martinho Lutero considerava
a doutrina da justificação um pilar fundamental no majestoso edifício da
revelação bíblica da obra redentora. A Bíblia diz: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.24). Quando uma pessoa reconhece
o sacrifício de Jesus na cruz, ela recebe a salvação. No sacrifício
perfeito de Cristo, o Seu sangue nos purifica de nossos pecados, e Deus
olha para nós e não vê as nossas falhas e pecados, mas vê a perfeição de Jesus.
I – A Fonte da
nossa justificação
1.
A
justificação provém de Deus (Hb 4.16). A única fonte da nossa justificação é o
próprio Deus porque Ele é justo (Sl 129.4).
2.
A
nossa fé em Cristo (Gl 2.16). Deus nos justifica por meio da nossa fé em
Cristo.
3.
A
graça que é o favor de Deus (1 Co 15.10).
II – O fundamento
da justificação.
A justiça de
Deus é o fundamento da nossa justificação. Nossa justificação é produto da
manifestação tríplice da justiça de Deus. A justiça é um atributo da natureza
de Deus (Salmos 97.2). Esse atributo vem até nós em forma da dádiva (Rm 5.8). Destacamos:
1.
A
justiça exigida por Deus por causa de sua santidade (Mq 6.8).
2.
A
justiça de Deus pelas riquezas da graça (Ef 2.7).
3.
A
justiça por causa da fé (Rm 3.22).
III - O instrumento divino da justificação
1.
O
sangue de Jesus (Rm 3.25).
· O Sangue de
Jesus nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7).
· Protege contra o
inimigo (Ex 12.13).
· Libertação do
comportamento indevido (1 Pe 1,18-19),
III – Os efeitos
da justificação.
1.
Paz
( Rm 5.1).
2.
Fruto
(Fp 1.11).
3.
Prosperidade
(Pv 4.18).
Conclusão:
Podemos dizer
que a justificação é o ato instantâneo e legal da parte de Deus pela qual Ele
considera os nossos pecados perdoados e a justiça de Cristo como pertencente a
nós e declara-nos justos. Glória Deus!
Fraternalmente em Cristo.
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