terça-feira, 6 de novembro de 2018

A PARÁBOLA DO JOIO


                                             

                                                    
                                            Texto: Mateus 13.24-30

INTRODUÇÃO

            A parábola do Joio demonstra que um dos aspectos do reino é o juízo, e que está reservado à autoridade divina, e não ao critério humano. O joio é uma planta que se confunde com o trigo, parece com o trigo, nasce junto com o trigo, convive na plantação do trigo, mas não é trigo, e só se distingue quando vem a época da ceifa (colheita), quando então o trigo revela seu verdadeiro valor, produzindo cereal comestível e podendo ser até armazenado no celeiro para ser utilizado no momento próprio, mas o joio só presta para ser queimado.
            É importante enfocar que o texto de Mateus 13.1-23 mostra uma espécie de semente, mas a diversificação do solo, já a parábola do joio identifica dois tipos de sementes a do trigo e do joio que é semeada pelo inimigo.

I – Verdades sobre o Semeador

a)      Semeia a boa semente (v24);
b)      O bom semeador não dá essa responsabilidade a ninguém (v27);
c)      O semeador tem ajudadores (v 27);
d)     O semeador tem discernimento e dá discernimento aos seus (v 28);
e)      O semeador com sabedoria ensina os seus servos (v 29).

II – Verdades sobre os Servos

a)      São observadores, porém não age sozinho (v27);
b)      São interessado e pensante (v27);
c)      Precisam ser controlado e ensinado (v 28);
d)     Tem o coração aberto para aprender (v 29);

III – Verdade Textual

a)      Quando Cristo age, satanás age também (v 25);
b)      O inimigo semeia quando dormimos (v 25);
c)      Só percebemos o joio quando brota.

IV – Verdades sobre o Joio no Texto

a)      Foi semeado pelo inimigo (alguém com uma semente do mal) (v 25);
b)      Foi semeado escondido (... retirou-se) (v 25);
c)      O joio é uma planta que se entrelaça ao trigo o único modo de separá-lo é no momento da colheita (v 29).

V – Verdades Práticas


       O trigo e o joio juntos (Mt 13.24-30; 36-43). O quadro representa: 1) O bem e o mal coexistindo na Igreja visível até o fim dos tempos: a) Nas Igrejas há sempre crentes e incrédulos; b) jamais existirá uma Igreja só de “trigo”; c) Os incrédulos existem entre os crentes, como Judas entre os discípulos; d) deve se tomar cuidado de não procurar arrancar a parte infiel, para não causar confusão e abalar muitas pessoas; é recomendável o maior cuidado possível na disciplina. O quadro também representa: 2) O juízo de Deus quando passar a haver esta separação: a) entre o trigo e o joio; b) feita pela justiça divina; c) O joio para o fogo e o trigo para o celeiro.
 
Conclusão

        Essa parábola serve de alerta para nossa vida, quem será o trigo? Que será o joio? Essa não deve ser a nossa preocupação, mas sim, se eu posso me considerar trigo ou será que tenho sido joio? Podemos dizer que somos trigo quando estamos na Palavra de Deus e Joio quando saio desse principio.
   
Extraído do livro Mensagens para os nossos dias.
 Autor Josué de Asevedo Soares.






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