“E aconteceu que, tirando-os para fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças” (Gn 19.17).
Introdução: “Livra-te, salva a tua vida” (Gn 19.17) – Tradução SHEDD.
“Fuja por amor a vida!” – Tradução NVI.
Ló era sobrinho de Abraão, que depois de separar dele, foi morar na cidade de Sodoma. Era um homem bom, mas a cidade onde se estabeleceu era ruim e havia muito pecado. Por causa disso, Deus destruiu Sodoma, mas poupou a vida de Ló e de suas filhas. Abraão era irmão do pai de Ló, que morreu em sua terra natal de Ur dos caldeus. Quando Abraão partiu em viagem, à procura da terra que Deus lhe tinha prometido, Ló foi com ele. Mas, por desentendimento entre os seus pastores decidiram separar-se. (Gn 13.7-11). No versículo em apreço nos faz refletir sobre o favor de Deus, ou seja, O Senhor sempre dá o escape para aqueles que o temem. Deus sempre tem uma porta de escape para os seus servos, cujo coração confia Nele. Mesmo quando não merecemos O Senhor estende a sua mão de bondade para nos livrar. Glória Deus!
I – Escapa-te por tua vida, pode significar:
1. Fala da salvação individual.
2. Um aviso do Senhor.
3. O esforço que temos de fazer.
OBS: O Senhor avisa, a salvação é pessoal e esforço da nossa parte.
II – Compreendemos que a ordem é urgente da parte de Deus.
1. A cidade já foi sentenciada. (Gn 19.14)
2. O Senhor nos toma pela sua mão ( Gn 19.16).
3. Ló não poderia demorar. (Gn 19.16)
4. Ló precisava ser rápido. (Gn 19.22).
III – Verdade do texto:
1. O Senhor nos dá escape.
2. Nem todos poderão ser salvos.
3. Não perece que obedece a voz de Deus.
4. Deus sempre nos a visão para um lugar seguro (Lugar de livramento).
Conclusão:
Compreendemos que não escaparão os que estão contaminados por Sodoma; Os escarnecedores (Gn 19.14); Os contaminados com o mundo (Gn 19.4,5); Os que desejam o mundanismo (Gn 19.17,26). Entretanto, aqueles que estão separados do mundo, esses sim, escaparão. (Gn 19.9-11).
Fraternalmente em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário