Introdução
O nome
Gileade pode é mencionado como o nome próprio, ou seja, nome de pessoa ou o
nome de uma região, território ou montanha. Podemos vê isso nas passagens
bíblicas. Na Bíblia,
"Gileade" significa o
"monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31.21), uma região montanhosa a leste
do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia.
Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega
o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31.47). Devido a sua característica
montanhosa é chamada de "o monte de Gileade" (Gênesis 31.25). É também chamada de "a terra de
Gileade" (Números 32.1), e às vezes
simplesmente de "Gileade" (Salmos 60.7, Gênesis 37.25). Como um todo, incluiu os territórios
da tribo de Gade, Rúben e
a metade oriental de Manassés (Deuteronômio
3.13; Números 32.40). Foi delimitada a norte por Basã e
ao sul por Moabe e Amom (Gênesis 3.21; Deuteronômio
3.12-17).
Pessoas que são mencionadas com o nome de “Gileade”.
Como já
mencionamos Gileade também se encontra como nome de pessoa (Nm 26.29 – Jz 11.1
– 1 Cr 5.14). Pelo menos três personagens bíblicos são chamados de Gileade: 1) Foi
o filho de Maquir, filho de Manassés. Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou
seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas
pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números
26.29,30; 27.1; 36.1; Josué 17.13; 1 Crônicas 2.21,23; 7.14-17). 2) O pai de
Jefté também se chamava Gileade, um dos juízes de Israel (Juízes
11.1). 3) Há um descendente de Gade mencionado 1 Crônicas 5.14.
A terra de Gileade
Região pedregosa. Território montanhoso
ao oriente do Jordão, ocupado por Gade, Rúben, e a meia tribo de Manassés – por
vezes a palavra significa toda a região que fica ao oriente do rio Jordão (Dt
34.1 – Js 22.9 – Jz 20.1). o país era acidentado, rico de florestas, com ricas
pastagens (Nm 32.1), e produzia especiarias e gomas aromáticas (Gn 37.25 – Jr
8.22 – 46.11). Certamente
a aplicação mais conhecida do nome Gileade na Bíblia diz respeito a designação
de alguns lugares que ficavam na região da Transjordânia. Às vezes o nome
Gileade é utilizado num sentido mais amplo para se referir a toda Transjordânia
israelita, incluindo a própria Gileade. Outras vezes esse nome é aplicado em
seu sentido mais estrito, referindo-se a região montanhosa coberta de bosques a
leste do Rio Jordão. A terra de Gileade é cortada pelo Ribeiro de Jaboque
(Josué 12.2).
A Gileade dos tempos bíblicos situa-se numa
altitude média de aproximadamente mil metros acima do nível do mar. Essa região
é delimitada por Basã, ao norte; pelo deserto da Arábia, a leste; e por Moabe
e Amom, ao sul (Deuteronômio 3.12-17). Na Bíblia essa região é
chamada de “terra de Gileade”, “monte de Gileade” e simplesmente “Gileade”
(Gênesis 37.25; Josué 22.15,32; Salmo 60.7).
As tribos de Rúben, Gade e Manassés foram as
ocupantes de Gileade. Rúben ocupou o extremo sul dessa terra, até o limite com Moabe. Gade
ocupou a parte central e o sul de Gileade. Já Manassés ficou com a parte norte
da terra. Os descendentes das tribos de Rúben e Gade aproveitaram bem os
recursos daquela região que favoreciam a criação de gado (Números 32.1-5). As
características geográficas e climáticas do local realmente se harmonizam com
as informações bíblicas de que aquela área era apropriada para o rebanho (
Cantares 4.1).
A Região Gileade na narrativa Bíblica
A terra de Gileade serviu de pano de fundo para muitos acontecimentos nas Escrituras.
Foi nessa terra, no monte de Gileade, que Jacó foi
alcançado pelo seu sogro Labão (Gênesis
31.21,25-55).
Foi na região de Gileade, mais precisamente numa montanha na extremidade
do vale de Jezreel, que se deu a redução do numeroso exército liderado por Gideão que
haveria de lutar contra os midianitas (Juízes
7.3). E sendo até este lugar que os midianitas foram perseguidos por Gideão (Jz
8.11). O livro de Oseias também fala
sobre uma cidade na terra de Gileade (Oseias 6.8).
Gileade também ficou conhecida como um lugar de refúgio.
Como já foi mencionado, o próprio Jacó partiu para a montanha de Gileade ao
fugir de Labão. Nos dias de reinado do rei Saul,
alguns israelitas também fugiram para aquelas terras com a finalidade de
escapar da opressão dos filisteus (1
Samuel 13.7).
O próprio rei Davi também
procurou abrigo naquela região durante a rebelião de Absalão (2 Samuel 17.22).
Gileade também pode ser visto como lugar de Justiça/juízo -
Também foi nessa região que Absalão prendeu seus longos cabelos num carvalho, o
que no final acabou lhe custando a vida (2 Samuel 18).
O Balsamo de
Gileade – Lugar de cura. Na Antiguidade era
comum o bálsamo servir como um presente ou agrado a alguém (Gênesis 43.11). O balsamo é extraído de uma
planta. As Escrituras também falam do bálsamo de Gileade de forma
proverbial (Jeremias 8.22; 46.11; Gênesis 37.25). A terra de Gileade era
conhecida por seus produtos medicinais. Os bosques característicos daquela
região montanhosa são citados como símbolo de preciosidade e fertilidade
juntamente com o Líbano e o Carmelo (Jeremias 22.6; 50.19; Zacarias 10.10). O “bálsamo
de Gileade” era a seiva de uma árvore que cresce naquela região. É uma
substância branca, viscosa, que depressa se coagula, e é de valor para cura de
inflamações. No tempo de Alexandre Magno valia duas vezes o seu peso em prata.
Conclusão>
Entendemos que
todos de alguma forma precisamos encontrar gileade e compreender que “Gileade”
é lugar que nos marca. Lugar de Refúgio, Lugar de Justiça e Lugar de cura. Deus
abençoe.
Fraternalmente em Cristo.
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