sábado, 1 de agosto de 2020

Verdades sobre a cruz de Cristo (Efésios 2.13-22)


Uma família de Deus - Igreja Metodista em Itaberaba


Introdução

As sete palavras da Cruz estão bem nítidas nas Escrituras e mostra-nos o sofrimento, o amor e o cuidado de Cristo. Vejamos: 1) Palavra - "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23.34). 2) Palavra –  “ Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23.43). 3) Palavra - "Mulher, eis aí teu filho”... “Eis aí tua mãe”. (Jo 19.26-17). 4) Palavra – Mateus 27.46 (45-49) “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” 5) Palavra – João 19.28-29) “Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.” 6) Palavra – João 19.28-42 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado.  E, inclinando a cabeça, entregou o Espírito.” João 19.30. 7) Palavra – Lucas 23.46 “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu Espírito. E, havendo dito isto, expirou.” Mediante esta exposição podemos mencionar algumas verdade sobre a cruz de Cristo.

1 – Na cruz de Cristo o pecado é aniquilado

      (...) Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. (Hb 9.26).

 

2 - Na cruz de Cristo somos salvos da ira.

        Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Rm 5.9).

3 – Na cruz de Cristo não existe mais condenação.  

        Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rm 8.1).

4 -  Na cruz de Cristo a maldição é desfeita

         Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gl 3.13).

5 – Na cruz de Cristo a força do pecado\carne é vencida.

        Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2.20).

6- Na cruz de Cristo a parede da separação é derrubada.

       Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (Ef 2.14,15).

7 – Na cruz de Cristo o poder do mal é vencido.

       E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; (Hb 2.14).

Conclusão:

Em Cristo somos perdoados, quando há o verdadeiro arrependimento, e pela fé alcançamos a salvação. Assim, somos regenerados, justificados, reconciliados, remidos e santificados. Maravilhoso é o efeito da Cruz de Cristo que morreu e o terceiro dia ressuscitou e vivo está!

                                                   Fraternalmente em Cristo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário