segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O MONTE GILBOA

 


                                          Flores de amendoeira no Monte Gilboa.


Em português O Monte Gilboa (hebraico: הר גלבועhar Gilvoa), é uma cordilheira que fica localizado na região da Baixa Galileia, ao sul do Mar da Galileia,  é a divisão natural entre o entre o Vale de Jezreel, o Vale do Rio Jordão e a região da Samaria ao sul, é um dos lugares mais belos de Israel. Interessante que na primavera, as montanhas ficam repletas de belas flores silvestres, mas, qualquer que seja a estação, o Monte Gilboa é uma área deslumbrante e tranquila para explorar, que oferece uma pausa do intenso calor do verão com brisas frescas.


Hoje a Estrada Panorâmica do Gilboa é um ponto de acesso para esta série de trilhas, mirantes, pontos para piquenique, percursos para bicicletas e vistas impressionantes, além de ser um caminho muito interessante de acompanhar quando se está explorando a área.

 

É importante lembrar que O Monte Gilboa foi o cenário de um dos momentos mais dramáticos da história do Primeiro Reino Unido de Israel, palco da batalha entre Israel e os Filisteus ali caíram em batalha os filhos de Saul e ele lançou-se sobre sua espada ao ser morto pelos filisteus, os seus inimigos mortais (1 Samuel 31). O local exato da batalha não é conhecido, mas tudo indica que deve ter sido no cume mais próximo a cidade de Jezreel que é conhecido hoje em Israel como o Monte Saul, temos o prazer de apresentar aqui para você imagens incríveis desta região.

Também conhecido como Vale de Esdrelon, o vale é limitado ao sul pelos planaltos de Samaria e pelo Monte Gilboa, ao norte pela Baixa Galileia, ao oeste pela cordilheira do Monte Carmelo e ao leste pelo Vale do Jordão. É a vertente norte do que um dia foi um braço do Mar Morto, antes deste ter-se separado do Mediterrâneo, há muitos milhares de séculos. Estando no norte do país, o vale é servido por chuvas mais que o sul, o que favorece a agricultura. O Rio Kishon atravessa-o, desembocando na cidade de Haifa.

Em hebraico “O Har Hagilvoa” (הר הגלבוע) é um monte de Israel que se ergue na planície de Esdraelom (O Vale de Jezreel). Em hebraico é Gilvoa; na Septuaginta: Gelboué e na Vulgata: Gelboue. O significado da palavra é “Fonte Borbulhante”. Sua forma dá ideia de enorme espiral, orientada de norte a sudeste. Tem 13 km de comprimento por 9 de largura. Seu ponto culminante fica em Seih Burqan, com 502 m sobre o vale. A norte, para nordeste, limita-se com o riacho Galude; a oeste pelo Wadi Semmah e o el-Nusf, e o Wadi Subas ao sul. Sua formação é rochosa, com uma boa camada de terra na sua superfície. Nele se cultivam oliveiras, figueiras e alguns cereais que não necessitam de muita umidade.


                                            Um abraço Fraternal



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário