segunda-feira, 22 de abril de 2024

MATURIDADE É ESSENCIAL PARA UMA VIDA CRISTÃ SAUDÁVEL.

 




ARC: “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. ” (Efésios 4.13).

NVI: “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. ” (Efésios 4.13).

NTLH: Desse modo todos nós chegaremos a se um na nossa fé e no nosso conhecimento do filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcancemos a altura espiritual de Cristo” (Efésios 4.13).

BKJ "até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;" (Efésios 4.13).

Introdução:

Ao iniciar a leitura de Efésios 4.1 Paulo diz como Deus resgatou judeus e gentios para um novo e maravilhoso relacionamento com Ele e sua Igreja. Paulo diz ainda como os crentes devem desenvolver amadurecer na fé. Somos chamados a viver de tal modo exemplar que o mundo não possa negar que somos filhos de Deus e cidadãos dos céus. As qualidades de Efésios 4.2 são importantes leia também Filipenses 2.1-4, fala da humildade e fraterno amor. A unidade do corpo de Cristo é manifesta na adversidade dos seus membros, os quais obedecem a cabeça que é Cristo.

No texto de efésios 4 é destacado três objetivos para os cristãos:

1.      Á unidade da fé e o pleno conhecimento do filho de Deus;

2.      A Maturidade;

3.      A plenitude de Cristo.

Maturidade e unidade são medidas em termos de relacionamentos do corpo de Cristo com a cabeça que é Cristo. Portanto, a nossa conduta cristã deve ser digna de seu chamado por Deus. O cristão tem responsabilidade de preservar a unidade do corpo de Cristo. “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef 4.16).

I – A Palavra Maturidade.

A palavra maturidade é um substantivo feminino na língua portuguesa. Etimologia a palavra maturidade deriva do latim "maturitas", que significa madureza, maturação e maduração. Maturidade é o estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo: maturidade comportamental ou mental. Podemos dizer que maturidade é o espaço de tempo de uma vida, compreendido entre a juventude e a velhice. Mas, é também a Condição da pessoa adulta, que está na uma fase adulta do seu desenvolvimento. A Psicologia diz que é desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental.

Na prática maturidade é o estado ou condição de ter atingido uma forma adulta ou madurecida. Deve demonstrar compreensão, autodisciplina e responsabidade. Na fé cristã precisamos ter um caráter equilibrado em Cristo, assim demonstrando com nossas atitudes.

II – Passagens Bíblicas importantes:

·         “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. ” (Pv 14.29).

·         “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso (guerreiro), e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. ” (Pv 16.32).

·         “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1 Co 13.11).

·         “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”(2 Pe 3.18).

III – A maturidade cristã, tem a ver:

·         Com o verdadeiro arrependimento.

·         Com o sepultamento do velho homem.

·         Com o novo nascimento.

·         Com o fruto do Espirito.

Este tópico mostra o que tem a ver com a maturidade crista. Mas, nos faz refletir sobre o contrário. Não se arrepender, o não sepultar o velho homem, o não nascer de novo e não frutificar para reino de Deus.

IV – Meditando rapidamente em Ef 4.3-6 “A unidade da fé do Espírito em sete vínculos”. Os sete vínculos da unidade do Espírito:

1.      O vínculo de só corpo (Ef 4.4; Cl 3.15).

2.      O vínculo de um dó Espírito (Ef 4.4).

3.      O vínculo de uma só esperança (Ef 4.4).

4.      O vínculo de um só Senhor (Ef 4.5).

5.      O vínculo de uma só fé (Ef 4,5).

6.      O vínculo de um só batismo (Ef 4.5).

7.      O vínculo de um só Deus (Ef 4.6).

1.      Deus – adoração. 2. Pai de todos – amor. 3. Sobre todos – Seu domínio. 4. Por todos – sua providência. 5. Em todos – sua presença ou imanência.

    Este tópico acima mostra-nos: 1) O perigo e males da divisão. 2) O perigo da falta de união ou unidade. 3) O perigo de perder o alvo.

Conclusão

Saiba que os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: Infância, a adolescência, adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte. Em 1 Coríntios 3.1-3escrito está:  “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? ” Cada servo de Deus tem a responsabilidade na preservação do corpo de Cristo, colocando em prática as qualidades que sustentam essa unidade. Portanto, Cresça e amadureça a sua fé em Cristo.

                                                           Fraternalmente em Cristo,

Extraído do livro “Mensagens para os nossos dias” de Josué de Asevedo Soares.

4 comentários: