PROBLEMA: Quando Acã cometeu um crime passível da pena de
morte perante Deus, a Bíblia diz que seus filhos foram apedrejados Junto com os
pais "por todo o Israel", que, "depois de apedrejá-los,
queimou-os" (v. 25). Contudo, as Escrituras declaram que Deus não pune os
filhos pelos pecados de seus pais (Ez 18.20), nem destrói o justo com o ímpio
(Gn 18.23).
SOLUÇÃO: Há duas
respostas para este problema.
Alguns argumentaram
que os filhos de Acã não sofreram a pena de morte junto com ele, mas simplesmente
foram trazidos até o local da punição, para que o evento lhes servis se de
advertência. Em favor disso, várias observações são feitas A primeira é que em
parte alguma do texto é dito que alguém mais, além de Acã, tenha também
cometido o crime. Deus declara que será tido como culpado "aquele que for
achado com a cousa condenada" (v. 15). Também, somente Acã confessou: "Verdadeira
mente pequei contra o Senhor" (v. 20) e "cobicei-os" (v. 21).
A segunda
é que o texto declara que "Israel o apedrejou" (v. 25). A referência
a "queimou-os" (v. 25) refere-se à prata, ao ouro e à capa que ele tinha
tomado (veja vv. 21 e 24). A terceira observação feita é que apedrejar toda a
família de Acã por esse crime seria uma clara violação da lei do AT, que diz enfaticamente
que "o filho não levará a iniquidade do pai" (Ez 18.20). O problema
mais sério com esta posição é que o versículo 25 diz "e, depois de
apedrejá-los, queimou-os". Apedrejar objetos sem vida é algo que não faz
muito sentido. Pelo contrário, isso parece ser uma referência a Acã e à sua família.
Outra posição reconhece que a família de Acã foi apedrejada com ele, mas argumenta
que eles eram cúmplices no crime, e assim foram punidos por seus próprios pecados,
não pelo de Acã. Esta posição observa o seguinte:
Primeiro, argumenta-se que seria altamente
improvável Acã ter feito o que fez e escondido o material roubado na tenda da
família sem que os familiares ficassem sabendo.
Segundo, a
culpa da família fica precisam ente explícito porque ela toda foi punida. Com o
era proibido punir alguém pelos pecados de outrem, a família deve ter pecado junto
com ele, pois em caso contrário os familiares não teriam sido punidos também.
Terceiro
Deus tem o direito de tomar a vida, já que foi ele quem a deu (Dt 32.39). Jó corretamente
declarou: "o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nom e do
Senhor!" (Jó 1.21).
Quarto, não
é feita referência alguma a crianças pequenas na família de Acã; porém, mesmo que
houvesse, Deus tem a soberania e o direito de tomá-las, e às vezes o faz por
meio de enfermidades, sem que haja qualquer implicação de que elas sejam culpadas.
Além disso, os pais sendo mortas, as crianças ficariam sem estes para as
cuidarem. Seria um ato de maior misericórdia, por parte de Deus, levá-las para
junto de si. Isso porque as crianças que morrem antes da idade em que são responsáveis são salvas (veja os comentários de
2 Samuel 12.23); não há problema quanto ao seu destino eterno.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas
e "Contradições" da Bíblia.
Norman Geisler - Thomas Howe
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