terça-feira, 18 de janeiro de 2022

NEM UM JOTA OU UM TIL JAMAIS PASSARÁ DA LEI

 


“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem1, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.”

(Mateus 5.18).

 

Introdução

Mateus capítulo 5 é muito conhecido por causa do sermão do Monte ou das bem aventuranças. O sermão do Monte é o primeiro dos grandes discursos registrado em Mateus 5, este compõe-se de três partes: a) Bem aventuranças; b) Admoestações éticas (5.13-20; 6.1-7.23) e, c) contrastes entre o ensino ético de Jesus e as tradições legalistas judaicas (5.21-48). O sermão termina com uma parábola breve que ressalta a importância de pratica o que acaba de ser ensinado (Mt 7.24-27), e com admiração da multidão por causa da autoridade com que Jesus ensinava (Mt 7.28,29).

É bem verdade que os oponentes de Jesus o criticavam por não guardar as minúcias das observâncias tradicionais da lei judaica.2 Aqui Jesus deixa claro que Ele não está ausente para destruir a lei, mas para cumpri-la. Por isso, em Mateus 5.18-20 Jesus não está falando contra a observância da lei, mas contra o legalismo dos fariseus. Esse legalismo não se tratava na observação dos pormenores da lei, mas era o fingimento, o ter a aparência para conquistar méritos diante dos homens, e um pensamento infantil de que isso pudesse trazer benesses divino. Embora fosse no íntimo desrespeitadas. Tratava-se de seguir a letra da lei, ao passo que o espirito da lei era desconsiderado. Alguns fariseus entre o povo eram peritos em dizer aos outros o que fazer, porém eles mesmos perderam a essência da lei. Jesus deixou bem claro, porém, que obedecer às leis divinas é mais importantes do que explicá-las. Em outras palavras, é muito mais fácil estudar as leis de Deus e dizer aos outros que as sigam do que colocá-las em práticas na própria vida. A fraqueza dos fariseus era o sentimento de satisfação por obedecer às leis, sem permitir que Deus lhes transformassem o coração. Por isso, Jesus disse que a qualidade da nossa obediência e justiça deve superar a dos fariseus, pois estes apenas tinham a aparência de piedosos.

Quanto a passagem em referência, tomamos a liberdade de enfatizar duas outras versões. A primeira, a Bíblia BKJ está assim escrito: “com toda certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um i ou o mínimo traço se omitirá da lei até que tudo se cumpra” (Mt 5.18). e, a segunda, a Bíblia de Jerusalém tem a seguinte versão: “Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só virgula da lei, sem que tudo seja realizado”. Vejamos que, nesta passagem que nem a menor letra do alfabeto hebraico: “yud”; e no grego  “iôta” que corresponde a letra “i” em português; nem mesmo o menor sinal gráfico, conhecidos também como nekudotes que servem para distinguir certas letras hebraicas, e que pode alterar o sentindo de uma expressão, serão suprimidos das Sagradas Escrituras, Jesus usa essa hipérbole para evidenciar a veracidade e autoridade da Escrituras até  o fim dos tempos.

Dake3 afirma: que cada “jota” ou “til” de toda lei foram cumpridos, terminados e abolidos em Cristo e “finalizados” por Ele quando fez a nova aliança (2 Co 3.6-15; At 15.5-29; Gl 3.19-25; 4.21-31; 5.1-5,18; Ef 2.15; Cl 2.14-17; Hb 7.11-28; 8.6-13; 9.1-22; 10.1-18; Rm 10.4).

Gioia também afirma que a letra yud e o til são, figuras que mostram que as mais pequeninas diferenças em relação à lei serão percebidas e exigidas pela lei. Assim, a lei, na sua essência, é imutável, para o fim a que foi dada.2

O Senhor Jesus vê na lei, pequenos e grandes mandamentos (Mt 5.19). Mas, expressamente afirma que todos os mandamentos são importantes. A transgressão de um mandamento pequeno, em essência, é transgressão como de um mandamento grande. Pode haver graus de penalidades, mas a essência da transgressão da lei é uma só. Compreende ainda que o súdito do reino de Deus que pratica e ensina a praticar os mínimos mandamentos será chamado mínimo no reino dos céus. Porém, volto dizer que a justiça dos súditos do reino deve exceder a dos escribas e fariseus (Mt 5.20).

____________________________________________

1.           Esta expressão “até que o céu e a terra passem” é uma expressão proverbial, semelhante a “nunca, jamais”. Notas e Comentários à harmonia dos evangelhos. Gioia, Egidio. p.120. Ed.Juerp.

2.           Comentário Bíblico Pentecostal. NT. pg. 44. Ed.CPAD.

3.           Comentários à harmonia dos evangelhos. Gioia, Egídio. p.120. Ed.Juerp.

4.           DAKE. Comentário. Ed. Atos.                                      

                             Fraternalmente em Cristo.

                              Josué de Asevedo Soares.



3 comentários: