terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

COMO INTERPRETAR A BIBLIA

Texto base: Atos 8.26-35

Introdução

Pela sua singularidade, a Bíblia não deve ser interpretada de qualquer maneira pelo seu leitor. É bem verdade que o conhecimento cultural e formação pode ajudar. Entretanto, o leitor deve ter a dependência do Espírito, pois, de outra forma terá uma vida formalizada pela razão. Por mais que o homem tenha cultura que tiver, para captar a mente do Eterno e o que Espírito Santo ensina na Bíblia, necessita estuda-la seguindo alguns princípios. Dentre esses princípios destacamos alguns na interpretação bíblica.

I – Princípios de Interpretação Bíblica.

1.    Estude as Escrituras partindo do princípio de que ela é a maior autoridade em questão de religião, fé e doutrina.

2.     Leve em consideração que a Bíblia é a melhor intérprete de si mesma; ou seja, Bíblia interpreta Bíblia.

3.    Interprete a experiência pessoal olhando para a Bíblia, e não a Bíblia à luz da experiência pessoal.

4.    Os exemplos bíblicos só tem autoridade prática quando amparados por uma ordem que os faça mandamento universal.

II – No seminário essa disciplina é chamado de Hermenêutica.

          Pr. Raimundo de Oliveira define: Como a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. De modo geral e mais abrangente, fala da teoria da interpretação de sinais e símbolos de uma cultura, e da arte de interpretar leis. Portanto, a hermenêutica Sagrada está ligada essencialmente à interpretação e compreensão da Palavra de Deus.

III – Princípios gramaticais de Interpretação.

1.    A Bíblia tem somente um sentido, e deve ser tomada literalmente.

2.    As palavras do texto bíblico devem ser interpretadas no sentido que tinham no tempo do autor.

3.    As palavras do texto bíblico devem ser interpretada em relação a sua sentença e no seu contexto.

4.    Quando um objeto inanimado é usado para descrever um ser vivo, a proposição pode ser considerada figurada.

 IV – Princípios históricos de interpretação.

1.    Uma palavra nunca é compreendida completamente até que se possa entendê-la como palavra viva, ou seja, originada na alma do autor.

2.    É impossível entender um autor e interpretar corretamente suas palavras sem que ele seja visto, à luz de suas circunstâncias históricas.

3.    A Bíblia se originou de modo histórico, esta deve ser interpretada à luz da história. 

Conclusão:

 Finalizando é importante mencionar que os princípios teológicos de interpretação devem ser levado em consideração: 1) Precisamos compreender gramaticalmente a Bíblia, antes de compreende-la teologicamente, e 2) Um doutrina não pode ser considerada bíblica, a menos que resuma e conclua tudo a que a Bíblia diz sobre ela. Embora mencionamos este ponto que são importante ao leitor da Bíblia, não podemos esquecer o temor a Deus, vida de oração, espiritualidade, maturidade para entender que: “As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29).

Fraternalmente em Cristo,

 

Josué de A Soares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário