terça-feira, 9 de maio de 2017

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

                            

                                   
 “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3).


            É importante ressaltar que as Escrituras fala da vinda do senhor Jesus, o assunto aparece como um só evento. Mas no seu contexto doutrinário, ela tem duas etapas distintas. A primeira, invisível para o mundo, é o arrebatamento da igreja; a segunda visível, falada vida de Jesus em glória, especialmente ara Israel (Ap 1.8; Zc 14.4).

            I – ESCOLA DE INTERPRETAÇÃO       
                  Existem três métodos distintos ou três escolas de interpretação a respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e quando acontecerá essa grande manifestação.
·         Pré-Tribulacionista – O Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.9). Ensinar que Cristo virá para os seus santos (A Igreja); depois Ele (Jesus) virá com os seus santos. O primeiro estágio da vinda de Jesus Cristo é chamado de arrebatamento; o segundo estágio e chamado de revelação. A escola mais antiga acentuava a questão da “iminência”. Todavia, atualmente o ponto crucial desta posição concentra-se mais no espaço da ira Deus e se a igreja será chamada a experimentar parte ou toda ela durante a tribulação. Mas em síntese essa corrente ensina que o arrebatamento da igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação. Proponentes do Pensamento: John F.Walvoord, J.Dwight, John Feingerg, Paul Ffeinger, Herman coyt, Chales ryrie, rene Pache, Henry C. Thiessen, leonWood, Hal Lindsay, Alva Mcclain, John A Sproul, Richard Mayhue.
·         Meso- Tribulacionista – Essa posição entende que a igreja, os crestes em Cristo, serão arrebatados no meio da Grande Tribulação. Este conceito reúne o melhor das posições da pré-tribulação e da pós-tribulação. Ela também tem o arrebatamento no meio da septuagésima semana. Proponentes do Pensamento: Gleason L. Archer, oramn Harrison, J. Oliver Bus well, Merrill C. Tenney, G.H.lang.
·         Arrebatamento Parcial – Esta posição declara que somente os crentes que estiverem vigiando e esperando pelo Senhor serão arrebatados em diferentes ocasiões antes e durante a tribulação de sete anos. Os que forem arrebatados serão os santos espiritualmente maduros, tanto mortos quantos vivos (1 Ts 4.13-18). Proponentes do pensamento: Joseph Seiss, G.H. Lang, Robert Govertt, Witness Lee, G.H. Pember, Ira E.David, D.H.Panton.
·         Pós-Tribulacionista Essa posição afirma os crentes vivos serão arrebatados na segunda vinda de Cristo, que irá ocorrer no final da tribulação.

  II – PALAVRAS GREGAS VOLTADAS AO ARREBATAMENTO
  
·         Parousia – No sentindo Literal quer dizer “estar junto” ou “presença”, no sentindo traduzido ou de tradução “presença”, “vinda” ou “chegada”. È a palavra mais usada na Bíblia para descrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seu sentindo é abrangente porque não define apenas a volta de Cristo até ou sobre as nuvens, mas em outras vezes se refere à Sua volta pessoal a este mundo ( I Ts 3.13; I Co 15.23; I Ts 4.15; 5.23; 2 Ts 2.1; tg 5.7,8; 2 Pe 3.4). Podemos dizer que a ênfase não no sentindo especifico pode ser dada à vinda corporal e visível de Cristo.
·         Epifania – Literalmente significa “aparecimento”, no sentido traduzido “aparecer”, “manifestação”, “vir à luz” ou “brilhar”. O sentindo é mais específico, porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens. È a volta pessoal de Cristo a este mundo que ocorrerá com uma manifestação ou aparecimento visível (Tt 2.13-14; 2 Ts 2.8; I Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8).
Podemos dizer que Parousia é abrangente e pode referir-se tanto à vinda de Cristo para os santos como para o mundo. Já epifania é um termo que especifica a volta ou retorno de Cristo a este mundo de modo conclusivo, visto que diz respeito à sua manifestação ou aparecimento pessoal.


           III – CONHECENDO AS ETAPAS DO ARREBATAMENTO

               ·         Referente ao arrebatamento Cristo virá sobre as nuvens (I Ts 4.17). Acontecerá de modo invisível para os ímpios e para crentes desapercebidos, porque atrairá os seus santos nos ares, ou seja, na primeira etapa desse evento, Cristo arrebatará com voz de arcanjo, num abrir e fechar de olhos, a igreja remida pelo Seu sangue (I Co 15.52). Esse rapto ocorrerá antes que venha o Anticristo e estabeleça o seu domínio sobre a terra por sete anos. 
              ·         A segunda etapa desse grande acontecimento da volta de Cristo se desenvolverá no final dos sete anos da Grande Tribulação, quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e estabelecerá seu reino milenar (Ap 19.11; 20.1-60).


              IV – PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA

·         O próprio Jesus Cristo (I Ts 4.16);
·         O arcanjo (I Ts 4.16; Dn 12.1 comp. Zc 14.3,4; Ap 1.6,7));
·         Os que morreram em Cristo (I Co 15.51,52; Ap 20.12; Lc 24.39; At 7.55,56);
·         Os crentes vivos (I Ts 4.17; I Co 15.51,53, 54).


               V – ELEMENTOS IMPORTANTES DO ARREBATAMENTO

Esses elementos são importantes e misteriosos que indicam a natureza do processo do arrebatamento dos santos na vinda do Senhor; são elas:

·         A surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36, 42-44; 25.13). Lamentavelmente muitos serão pego em um momento que menos pensavam que o arrebatamento pudesse acontecer, isto sem falar no grupo de estudiosos que não acreditam que haverá dois eventos distintos: o arrebatamento da igreja e a vinda pessoal de Jesus Cristo.


·         A Vigilância (Lc12. 37; 21.36; I Co16. 13; Cl 4.2). Essa será a condição necessária que permitirá o crente ouvir o som da trombeta, visto que a mesma será espiritual, entendemos que o vigilante se desvia do mal, anda em santidade e sempre procura agradar o Senhor da seara.  


·         A Invisibilidade (I Ts 4.17). Esse evento será invisível para o mundo, e será tão rápida, que nenhum instrumento ou algo semelhante poderá detectar ou perceber o acontecimento (I Co 15.43,44, 49, 51,53).


·          A Rapidez (I Co 15.52). As Escrituras denota isso para nós quando diz “abrir e fechar de olhos” ou “num momento”, isto é, será um acontecimento veloz, algo num visto ou sentido pela humanidade.


·         Transformação (I Co 15.42,52, 53).  Esse fato será de tamanha grandeza que não sei se em palavras poderíamos descrever, mas a bíblia revela-nos que será p corruptível se revestindo da incorruptibilidade e o que mortal se revestindo da imortalidade, realmente será algo tremendo.  

FRATERNALMENTE EM CRISTO.
 Josué de Asevedo Soares







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