“Virei outra vez e vos levarei para mim
mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3).
I –
ESCOLA DE INTERPRETAÇÃO
Existem três métodos distintos ou três escolas de interpretação a
respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e
quando acontecerá essa grande manifestação.
·
Pré-Tribulacionista – O Apóstolo Paulo
aos Tessalonicenses escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas
para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.9).
Ensinar que Cristo virá para os seus santos (A Igreja); depois Ele (Jesus) virá
com os seus santos. O primeiro estágio da vinda de Jesus Cristo é chamado de
arrebatamento; o segundo estágio e chamado de revelação. A escola mais antiga
acentuava a questão da “iminência”. Todavia, atualmente o ponto crucial desta
posição concentra-se mais no espaço da ira Deus e se a igreja será chamada a
experimentar parte ou toda ela durante a tribulação. Mas em síntese essa
corrente ensina que o arrebatamento da igreja ocorrerá antes que se inicie o
período da Grande Tribulação. Proponentes do Pensamento: John F.Walvoord, J.Dwight, John Feingerg,
Paul Ffeinger, Herman coyt, Chales ryrie, rene Pache, Henry C. Thiessen,
leonWood, Hal Lindsay, Alva Mcclain, John A Sproul, Richard Mayhue.
·
Meso- Tribulacionista – Essa posição
entende que a igreja, os crestes em Cristo, serão arrebatados no meio da Grande
Tribulação. Este conceito reúne o melhor das posições da pré-tribulação e
da pós-tribulação. Ela também tem o arrebatamento no meio da septuagésima
semana. Proponentes do
Pensamento: Gleason L. Archer, oramn Harrison,
J. Oliver Bus well, Merrill C. Tenney, G.H.lang.
·
Arrebatamento Parcial – Esta posição
declara que somente os crentes que estiverem vigiando e esperando pelo Senhor
serão arrebatados em diferentes ocasiões antes e durante a tribulação de sete
anos. Os que forem arrebatados serão os santos espiritualmente maduros,
tanto mortos quantos vivos (1 Ts 4.13-18). Proponentes do pensamento: Joseph
Seiss, G.H. Lang, Robert Govertt, Witness Lee, G.H. Pember, Ira E.David,
D.H.Panton.
·
Pós-Tribulacionista – Essa posição
afirma os crentes vivos serão arrebatados na segunda vinda de Cristo, que irá
ocorrer no final da tribulação.
II – PALAVRAS
GREGAS VOLTADAS AO ARREBATAMENTO
·
Parousia – No sentindo Literal quer dizer
“estar junto” ou “presença”, no sentindo traduzido ou de tradução “presença”,
“vinda” ou “chegada”. È a palavra mais usada na Bíblia para descrever o retorno
de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seu sentindo é abrangente porque não define
apenas a volta de Cristo até ou sobre as nuvens, mas em outras vezes se refere
à Sua volta pessoal a este mundo ( I Ts 3.13; I Co 15.23; I Ts 4.15; 5.23; 2 Ts
2.1; tg 5.7,8; 2 Pe 3.4). Podemos dizer que a ênfase não no sentindo especifico
pode ser dada à vinda corporal e visível de Cristo.
·
Epifania – Literalmente significa
“aparecimento”, no sentido traduzido “aparecer”, “manifestação”, “vir à luz” ou
“brilhar”. O sentindo é mais específico, porque se refere especialmente à vinda
sobre as nuvens. È a volta pessoal de Cristo a este mundo que ocorrerá com uma
manifestação ou aparecimento visível (Tt 2.13-14; 2 Ts 2.8; I Tm 6.14; 2 Tm
4.6-8).
Podemos dizer que Parousia é
abrangente e pode referir-se tanto à vinda de Cristo para os santos como para o
mundo. Já epifania é um termo que especifica a volta ou retorno de Cristo a
este mundo de modo conclusivo, visto que diz respeito à sua manifestação ou
aparecimento pessoal.
III –
CONHECENDO AS ETAPAS DO ARREBATAMENTO
· A segunda etapa desse grande acontecimento da volta de Cristo se desenvolverá no final dos sete anos da Grande Tribulação, quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e estabelecerá seu reino milenar (Ap 19.11; 20.1-60).
IV – PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA
·
O próprio Jesus Cristo (I Ts 4.16);
·
O arcanjo (I Ts 4.16; Dn 12.1 comp. Zc 14.3,4;
Ap 1.6,7));
·
Os que morreram em Cristo (I Co 15.51,52; Ap
20.12; Lc 24.39; At 7.55,56);
·
Os crentes vivos (I Ts 4.17; I Co 15.51,53, 54).
V –
ELEMENTOS IMPORTANTES DO ARREBATAMENTO
Esses elementos são importantes
e misteriosos que indicam a natureza do processo do arrebatamento dos santos na
vinda do Senhor; são elas:
·
A surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36, 42-44; 25.13).
Lamentavelmente muitos serão pego em um momento que menos pensavam que o
arrebatamento pudesse acontecer, isto sem falar no grupo de estudiosos que não
acreditam que haverá dois eventos distintos: o arrebatamento da igreja e a
vinda pessoal de Jesus Cristo.
·
A Vigilância (Lc12. 37; 21.36; I Co16.
13; Cl 4.2). Essa será a condição necessária que permitirá o crente ouvir o som
da trombeta, visto que a mesma será espiritual, entendemos que o vigilante se
desvia do mal, anda em santidade e sempre procura agradar o Senhor da
seara.
·
A Invisibilidade (I Ts 4.17). Esse evento
será invisível para o mundo, e será tão rápida, que nenhum instrumento ou algo
semelhante poderá detectar ou perceber o acontecimento (I Co 15.43,44, 49,
51,53).
·
A
Rapidez (I Co 15.52). As Escrituras denota isso para nós quando diz “abrir
e fechar de olhos” ou “num momento”, isto é, será um acontecimento veloz, algo
num visto ou sentido pela humanidade.
·
Transformação (I Co 15.42,52, 53). Esse fato será de tamanha grandeza que não
sei se em palavras poderíamos descrever, mas a bíblia revela-nos que será p
corruptível se revestindo da incorruptibilidade e o que mortal se revestindo da
imortalidade, realmente será algo tremendo.
FRATERNALMENTE EM CRISTO.
Josué de Asevedo Soares
Josué de Asevedo Soares
Muito bom esse estudo. Deus abençoe seu ministério.
ResponderExcluirGosto muito de escatologia. Parabéns!
ResponderExcluir