PLENO SEMANAL - SBPS
Pr. Josué de A. Soares
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
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INTRODUÇÃO
A Teologia Sistemática,
em nossos dias, é à base de todos os estudos bíblicos nos seminários, mas
podemos também afirmar que modelo didático bem aceito e compreendido pelos
estudantes da Palavra de Deus. Historicamente, este tem sido o ponto de onde
tem se reunido as doutrinas pelas quais se tem regido a Igreja de Cristo.
É importante termos em mente que a doutrina
bíblica é ensinamentos de Deus, portanto elas não mudam, mas permanecem para
sempre, ou seja, elas são imutáveis.
Queremos identificar ao leitor da Bíblia as diferenças, que uma vez que
muitos cristãos (inclusive líderes) confundem doutrina da Bíblia com doutrina
dos homens.
Há pelo menos três formas de doutrinas. Uma é sublime e santa. Duas
perniciosas e deletérias.
1. Doutrina de Deus (Pv 4.2; Mt 7.28; Lc 4.32; Jo 7.16; At 2.41-42; At
13.12; 1.42; Tt 2.1, 10).
2. Doutrina de homens (Jr 23.16; Mt 15.9, 16; 16.12; Cl 2.22; Tt 1.4).
3. Doutrina de demônios (1 Co 12.13; 1 Tm 4.1).
A primeira é boa, as duas últimas danosas. É preciso distinguir a
primeira das duas últimas. Caso contrário, os prejuízos podem ser funestos. O
contraste entre a verdade e a mentira é mais nítido do que o contraste entre a
verdade e a falsidade.
Há, pois, demônios cuja atividade não é espalhar violência e outros
males ostensivos, mas ocupar-se em disseminar a heresia, falso e enganoso, ou
seja, tem a intenção de confundir.
Religiões e seitas pagãs podem ser analisadas facilmente. Contudo, uma
religião ou uma seita que se apresenta como cristã, mas têm doutrinas
contrárias às Escrituras, merecem toda a nossa atenção. Por isso devemos
conhecer os meios adequados da adição subtração, divisão e multiplicação param
se identificar uma seita e um falso mestre.
A dificuldade para entender o que é doutrina é proveniente da
imaturidade espiritual do cristão e de sua vivencia espiritual superficial. A
muitos crentes que confundem doutrina bíblica com praticas, tradições e usos e
costumes humanos.
Por outro lado, há aqueles que não conseguem se aprofundar no estudo e
compreensão das doutrinas do Santo Livro de Deus porque o estudam sem
organização, método, ordem, sequência, propósito, interesse, ou muita atenção.
A admoestação bíblica em 2ª Timóteo 2.15 é “que maneja bem a palavra da
verdade”.
Há pelo menos três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume
puramente humano. Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica conduz a bons
costumes.
à Quanto à origem.
·
A doutrina é divina
·
O costume é humano.
à Quanto ao alcance.
·
A doutrina é geral
·
O costume é local
à Quanto ao tempo.
·
A doutrina é imutável.
·
O costume é temporário.
CONHECENDO A NATUREZA DA
DOUTRINA
David S. Clarke comenta
que A palavra "doutrina" significa "ensino" ou
"instrução" e pode definir-se assim: as verdades fundamentais da
Bíblia dispostas em forma sistemática. Portanto, compreende-se que a
"teologia" é "um tratado ou um discurso racional acerca de
Deus". A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do
nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo
quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
Qual é a conexão entre a
teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que
significa "ligar"; religião representa as atividades que
"ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o
conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia
é o conhecimento.
Mensagem de Deus a cada
estudante das Escrituras é: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como
obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da
verdade" (2Tm. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
Qual é a diferença entre
doutrina e dogma? Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas
Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada
em um credo.
Para
O.S. Boyer doutrina é tudo o que é objeto de ensino e disciplina.
Já o Teólogo Wayne Grudem define a
Teologia Sistemático sendo qualquer estudo que responda à pergunta “O que a
Bíblia como um todo nos ensina hoje”? Acerca de qualquer tópico. Portanto, essa
definição mostra que a teologia sistemática envolve compilar e entender todas
as passagens relevantes da Bíblia sobre vários tópicos e então sintetizar
claramente o seu ensino de tal modo que saibamos em que crer acerca de cada
tema.
O CONHECIMENTO DA DOUTRINA
Segundo Myer Perlman: há
uma tendência em certos meios de não somente procurar diminuir o valor de
ensinos doutrinários como também de dispensá-los completamente como sendo
desnecessários e inúteis. Porém, enquanto os homens cogitam sobre os problemas
da sua existência, sentirão a necessidade de uma opinião final e sistemática
sobre esses problemas. A doutrina sempre será necessária enquanto os homens
perguntarem: "De onde vim? quem sou eu? e para onde vou?"
Os dicionaristas a
Doutrina é um corpo de princípios norteadores de um sistema seja ele
filosófico, religioso, politico, econômico, administrativo e outros. Em forma
direta e simplista pode ser entendido como “regras” ou “normas”. Portanto,
fazemos a seguinte indagação: Por que conhecer a doutrina é importante?
1.
O Conhecimento da
doutrina e uma fortaleza contra as Heresias Teológicas (Mt 22.29; Gl 1.6-9; 2 Tm 4.2-4).
Diz-se com razão, que as
estrelas surgiram antes da astronomia, e que as flores existiram antes da
botânica, e que a vida existia antes da biologia, e que Deus existe antes da
teologia.
2.
O conhecimento
doutrinário é uma parte necessária da ferramenta de quem ensina a Palavra do
Senhor.
3.
A doutrina fortalece em
seu caráter como um crente.
4.
Dá Conhecimento e inculca as verdades na mente
do crente.
5.
Dá habilidade com as
Escrituras.
A BÍBLIA TEM MUITAS REFERENCIAS SOBRE A PALAVRA DOUTRINA.
1.
A minha doutrina como
chuva (Dt 32.2);
2.
A minha doutrina é pura
(Jó 11.4);
3.
O fermento da doutrina
dos fariseus (Mt 16.12);
4.
Doutrina que são
preceitos de homem (Mc 7.7);
5.
Perseveraram na doutrina
dos apóstolos (At 2.42);
6.
Enchestes Jerusalém de
vossa doutrina (At 5.28);
7.
Obedecer de coração a
doutrina (Rm 6.17);
8.
Se vos falar por meio de
revelação, ou de doutrina (1 Co 14.6);
9.
Um tem salmo outro tem
doutrina (1Co 14.26);
1. Levado por todo vento de doutrina (Ef 4.14);
1. Doutrinas dos homens (Cl 2.22);
1. Outras doutrinas (1 Tm 1.3);
1. A sã doutrina ( 1 Tm 1.10; 2 Tm 4.3; Tt 2.1);
1. Alimentando da boa doutrina (1 Tm 4.6);
1. Tem cuidado de ti mesmo
e da doutrina (1 Tm 4.16);
1. Doutrinas estranhas (Hb
6.1);
1. Alguém ensina outra doutrina
(1 Tm 6.3).
A CLASSIFICAÇÃO DA
DOUTRINA
1.
A teologia exegética (exegética vem da palavra grega que
significa "sacar" ou "extrair" a verdade) procura descobrir
o verdadeiro significado das Escrituras. Um conhecimento das línguas originais
nas quais foram escritas as Escrituras pertence a este departamento da
teologia.
2.
A Teologia histórica traça a história do desenvolvimento
da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da Igreja.
3.
A teologia dogmática é o estudo das verdades fundamentais
da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
4. A teologia bíblica traça o
progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a
maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes. Por exemplo:
segundo este método ao estudar a doutrina da expiação estudar-se-ia a maneira
como determinado assunto foi
tratado nas diversas seções da Bíblia
— no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. Ou verificar-se-ia o que
Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Ou descobrir-se- ia o
que cada livro ou seção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de
Deus, de Cristo, da expiação, da salvação e de outras.
5. A teologia sistemática.
Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são
agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as
Escrituras relacionadas à natureza e à obra de Cristo são classificadas sob o
título: "Doutrina de Cristo".
A matéria contida no
presente livro é uma combinação de teologia bíblica e sistemática. É bíblica no
sentido de que as verdades são extraídas das Escrituras e o estudo acompanha as
perguntas: "Que dizem as Escrituras (exposição) e que significam as
Escrituras (interpretação)"? É sistemática no sentido de que a matéria
está agrupada segundo uma ordem definida.
UM SISTEMA DE DOUTRINA
Qual é a ordem a que vai
obedecer ao agrupamento desses tópicos? Não se pode fazer uma regra rígida. Há
muitos modos de fazer esses grupamentos, cada qual possuindo o seu valor peculiar.
Procuraremos seguir a
ordem baseada sobre as relações de Deus com o homem, nas quais Deus visa à
redenção da humanidade.
1. A doutrina das Escrituras. De que fonte extrairemos a verdade
inerente acerca de Deus? A natureza, na verdade, revela a existência, o poder e
sabedoria de Deus. Mas não expõe o caminho do perdão, e nenhum meio provê de
escapar ao pecado e suas consequências. Ela não supre incentivo algum para a
santidade e nenhuma revelação fornece acerca do futuro. Deixando de lado o primeiro
livro de Deus — a natureza — vamos ao outro livro de Deus — a Bíblia — na qual
encontramos a revelação
perfeita de Deus concernente a esses
assuntos. Qual a razão de se aceitarem as opiniões bíblicas como sendo a pura
verdade? A resposta a tal pergunta leva-nos ao estudo da natureza das
Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança.
2.
A doutrina de Deus. Procuramos verificar o que as
Escrituras ensinam acerca do maior de todos os fatos — o fato de Deus, sua
natureza e existência.
3.
A doutrina dos anjos. Do Criador naturalmente passamos ao
estudo de suas criaturas, e, portanto, vamos considerar as mais elevadas de
suas criaturas: os anjos. Este tópico também inclui os anjos maus, Satanás e os
demônios.
4.
A doutrina do homem. Não nos demoraremos muito tempo no
tema dos espíritos maus e bons, mas passaremos a considerar a opinião bíblica
acerca do homem, porque todas as verdades bíblicas se agrupam ao redor de dois
pontos focais — Deus e o homem. Em segundo lugar em importância, apos o estudo
de Deus, está o estudo acerca do homem.
5.
A doutrina do pecado. O fato mais trágico em conexão com o
homem é o pecado e suas consequências. As Escrituras nos falam de sua origem,
natureza, consequências e remédio.
6. A doutrina de Cristo. Segue-se, depois do pecado do homem, o estudo
da pessoa e da obra de Cristo, o Salvador do homem.
7. A doutrina da expiação. Sob este título consideramos os fatos que
esclarecem o significado da obra de Cristo a favor do homem.
8. A doutrina da Salvação. Como se aplica a expiação salvação às
necessidades do homem e como se faz real em sua experiência? Os fatos que nos
dão essa resposta agrupam-se sob a doutrina da salvação.
9. A doutrina do Espírito Santo. Como se faz real no homem a obra de
Cristo? Isto é assunto tratado na doutrina da natureza e da obra do Espírito
Santo.
10. A doutrina da igreja. Os discípulos de Cristo obviamente necessitam
de alguma organização para se realizarem os propósitos de adoração, instrução,
comunhão e propagação do Evangelho. O Novo Testamento nos fala acerca da
natureza e da obra dessa organização.
11. A doutrina das últimas coisas. É natural dirigirmos o nosso olhar
para o futuro e pensar: "Qual será o resultado final de todas as coisas —
a vida, a história, o mundo?" — Tudo o que se relaciona com o futuro então
se agrupa sob o título: "As últimas coisas".
GRUDEM. WAYNE. Teologia Sistemática. São
Paulo. 1999. Editora Vida Nova.
ANTÔNIO GILBERTO, Dificuldade e doutrina
bíblica Mensageiro da Paz
Janeiro, ano 73, nº 1.424, Janeiro de 2004, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
CLAUDIONOR CORRÊADE ANDRA,
Dicionário Teológico, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
JERRY
BRIDGES. Exercita-te na Piedade – Editora Vida.
GEREMIAS DO COUTO. Lições Bíblicas 4ª Trimestre de
2005. Editora CPAD, Rio de Janeiro RJ.
EZEQUIAS
SOARES, Mensageiro da Paz. Ano 77. Nº
1460. Janeiro de 2007. Editora - CPAD, Janeiro, RJ.
ELIEZER DE LIRA E SILVA. Lições bíblicas - 3º
trimestre 2009 editora: CPAD, Rio de
Janeiro – RJ.
PEARLMAN. Myer. Conhecendo as doutrinas da
Bíblia. Janeiro de 1992. Editora Vida.
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