sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Seminário Bíblico Pleno Semanal. SBPS

SEMINÁRIO BÍBLICO
PLENO SEMANAL - SBPS




Pr. Josué de A. Soares


TEOLOGIA SISTEMÁTICA

__________________________________________________________________________

Pedidos e convites: (21) 7726-6660  
Visite o nosso Blog. http://josueasevedo.blogspot.com.br


INTRODUÇÃO


A Teologia Sistemática, em nossos dias, é à base de todos os estudos bíblicos nos seminários, mas podemos também afirmar que modelo didático bem aceito e compreendido pelos estudantes da Palavra de Deus. Historicamente, este tem sido o ponto de onde tem se reunido as doutrinas pelas quais se tem regido a Igreja de Cristo.


         É importante termos em mente que a doutrina bíblica é ensinamentos de Deus, portanto elas não mudam, mas permanecem para sempre, ou seja, elas são imutáveis.


Queremos identificar ao leitor da Bíblia as diferenças, que uma vez que muitos cristãos (inclusive líderes) confundem doutrina da Bíblia com doutrina dos homens.


Há pelo menos três formas de doutrinas. Uma é sublime e santa. Duas perniciosas e deletérias.


1. Doutrina de Deus (Pv 4.2; Mt 7.28; Lc 4.32; Jo 7.16; At 2.41-42; At 13.12; 1.42; Tt 2.1, 10).


2. Doutrina de homens (Jr 23.16; Mt 15.9, 16; 16.12; Cl 2.22; Tt 1.4).


3. Doutrina de demônios (1 Co 12.13; 1 Tm 4.1).


A primeira é boa, as duas últimas danosas. É preciso distinguir a primeira das duas últimas. Caso contrário, os prejuízos podem ser funestos. O contraste entre a verdade e a mentira é mais nítido do que o contraste entre a verdade e a falsidade.

Há, pois, demônios cuja atividade não é espalhar violência e outros males ostensivos, mas ocupar-se em disseminar a heresia, falso e enganoso, ou seja, tem a intenção de confundir.

Religiões e seitas pagãs podem ser analisadas facilmente. Contudo, uma religião ou uma seita que se apresenta como cristã, mas têm doutrinas contrárias às Escrituras, merecem toda a nossa atenção. Por isso devemos conhecer os meios adequados da adição subtração, divisão e multiplicação param se identificar uma seita e um falso mestre.


A dificuldade para entender o que é doutrina é proveniente da imaturidade espiritual do cristão e de sua vivencia espiritual superficial. A muitos crentes que confundem doutrina bíblica com praticas, tradições e usos e costumes humanos.

Por outro lado, há aqueles que não conseguem se aprofundar no estudo e compreensão das doutrinas do Santo Livro de Deus porque o estudam sem organização, método, ordem, sequência, propósito, interesse, ou muita atenção. A admoestação bíblica em 2ª Timóteo 2.15 é “que maneja bem a palavra da verdade”.

Há pelo menos três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume puramente humano. Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica conduz a bons costumes.

à Quanto à origem.
·        A doutrina é divina
·        O costume é humano.

à Quanto ao alcance.
·         A doutrina é geral
·         O costume é local

à Quanto ao tempo.
·        A doutrina é imutável.
·        O costume é temporário.


CONHECENDO A NATUREZA DA DOUTRINA

David S. Clarke comenta que A palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instrução" e pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Portanto, compreende-se que a "teologia" é "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.

Qual é a conexão entre a teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento.

Mensagem de Deus a cada estudante das Escrituras é: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Tm. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.

Qual é a diferença entre doutrina e dogma? Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo.

         Para O.S. Boyer doutrina é tudo o que é objeto de ensino e disciplina. 
Já o Teólogo Wayne Grudem define a Teologia Sistemático sendo qualquer estudo que responda à pergunta “O que a Bíblia como um todo nos ensina hoje”? Acerca de qualquer tópico. Portanto, essa definição mostra que a teologia sistemática envolve compilar e entender todas as passagens relevantes da Bíblia sobre vários tópicos e então sintetizar claramente o seu ensino de tal modo que saibamos em que crer acerca de cada tema.

O CONHECIMENTO DA DOUTRINA

Segundo Myer Perlman: há uma tendência em certos meios de não somente procurar diminuir o valor de ensinos doutrinários como também de dispensá-los completamente como sendo desnecessários e inúteis. Porém, enquanto os homens cogitam sobre os problemas da sua existência, sentirão a necessidade de uma opinião final e sistemática sobre esses problemas. A doutrina sempre será necessária enquanto os homens perguntarem: "De onde vim? quem sou eu? e para onde vou?"

Os dicionaristas a Doutrina é um corpo de princípios norteadores de um sistema seja ele filosófico, religioso, politico, econômico, administrativo e outros. Em forma direta e simplista pode ser entendido como “regras” ou “normas”. Portanto, fazemos a seguinte indagação: Por que conhecer a doutrina é importante?

1.     O Conhecimento da doutrina e uma fortaleza contra as Heresias Teológicas (Mt 22.29;  Gl 1.6-9; 2 Tm 4.2-4).

Diz-se com razão, que as estrelas surgiram antes da astronomia, e que as flores existiram antes da botânica, e que a vida existia antes da biologia, e que Deus existe antes da teologia.

2.     O conhecimento doutrinário é uma parte necessária da ferramenta de quem ensina a Palavra do Senhor.

3.     A doutrina fortalece em seu caráter como um crente.

4.      Dá Conhecimento e inculca as verdades na mente do crente.

5.     Dá habilidade com as Escrituras.

A BÍBLIA TEM MUITAS REFERENCIAS SOBRE A PALAVRA DOUTRINA.

1.     A minha doutrina como chuva (Dt 32.2);
2.     A minha doutrina é pura (Jó 11.4);
3.     O fermento da doutrina dos fariseus (Mt 16.12);
4.     Doutrina que são preceitos de homem (Mc 7.7);
5.     Perseveraram na doutrina dos apóstolos (At 2.42);
6.     Enchestes Jerusalém de vossa doutrina (At 5.28);
7.     Obedecer de coração a doutrina (Rm 6.17);
8.     Se vos falar por meio de revelação, ou de doutrina (1 Co 14.6);
9.     Um tem salmo outro tem doutrina (1Co 14.26);
1.     Levado por todo vento de doutrina (Ef 4.14);
1.     Doutrinas dos homens (Cl 2.22);
1.     Outras doutrinas (1 Tm 1.3);
1.     A sã doutrina ( 1 Tm 1.10; 2 Tm 4.3; Tt 2.1);
1.    Alimentando da boa doutrina (1 Tm 4.6);
1.    Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16);
1.    Doutrinas estranhas (Hb 6.1);
1.    Alguém ensina outra doutrina (1 Tm 6.3).

A CLASSIFICAÇÃO DA DOUTRINA

1.     A teologia exegética (exegética vem da palavra grega que significa "sacar" ou "extrair" a verdade) procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Um conhecimento das línguas originais nas quais foram escritas as Escrituras pertence a este departamento da teologia.

2.     A Teologia histórica traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da Igreja.

3.     A teologia dogmática é o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
     4. A teologia bíblica traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes. Por exemplo: segundo este método ao estudar a doutrina da expiação estudar-se-ia a maneira como determinado assunto foi
tratado nas diversas seções da Bíblia — no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. Ou verificar-se-ia o que Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Ou descobrir-se- ia o que cada livro ou seção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de Deus, de Cristo, da expiação, da salvação e de outras.

      5. A teologia sistemática. Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as Escrituras relacionadas à natureza e à obra de Cristo são classificadas sob o título: "Doutrina de Cristo".
A matéria contida no presente livro é uma combinação de teologia bíblica e sistemática. É bíblica no sentido de que as verdades são extraídas das Escrituras e o estudo acompanha as perguntas: "Que dizem as Escrituras (exposição) e que significam as Escrituras (interpretação)"? É sistemática no sentido de que a matéria está agrupada segundo uma ordem definida.

UM SISTEMA DE DOUTRINA

Qual é a ordem a que vai obedecer ao agrupamento desses tópicos? Não se pode fazer uma regra rígida. Há muitos modos de fazer esses grupamentos, cada qual possuindo o seu valor peculiar.

Procuraremos seguir a ordem baseada sobre as relações de Deus com o homem, nas quais Deus visa à redenção da humanidade.

1. A doutrina das Escrituras. De que fonte extrairemos a verdade inerente acerca de Deus? A natureza, na verdade, revela a existência, o poder e sabedoria de Deus. Mas não expõe o caminho do perdão, e nenhum meio provê de escapar ao pecado e suas consequências. Ela não supre incentivo algum para a santidade e nenhuma revelação fornece acerca do futuro. Deixando de lado o primeiro livro de Deus — a natureza — vamos ao outro livro de Deus — a Bíblia — na qual encontramos a revelação
perfeita de Deus concernente a esses assuntos. Qual a razão de se aceitarem as opiniões bíblicas como sendo a pura verdade? A resposta a tal pergunta leva-nos ao estudo da natureza das Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança.

2.     A doutrina de Deus. Procuramos verificar o que as Escrituras ensinam acerca do maior de todos os fatos — o fato de Deus, sua natureza e existência.

3.     A doutrina dos anjos. Do Criador naturalmente passamos ao estudo de suas criaturas, e, portanto, vamos considerar as mais elevadas de suas criaturas: os anjos. Este tópico também inclui os anjos maus, Satanás e os demônios.

4.     A doutrina do homem. Não nos demoraremos muito tempo no tema dos espíritos maus e bons, mas passaremos a considerar a opinião bíblica acerca do homem, porque todas as verdades bíblicas se agrupam ao redor de dois pontos focais — Deus e o homem. Em segundo lugar em importância, apos o estudo de Deus, está o estudo acerca do homem.

5.     A doutrina do pecado. O fato mais trágico em conexão com o homem é o pecado e suas consequências. As Escrituras nos falam de sua origem, natureza, consequências e remédio.

6. A doutrina de Cristo. Segue-se, depois do pecado do homem, o estudo da pessoa e da obra de Cristo, o Salvador do homem.

7. A doutrina da expiação. Sob este título consideramos os fatos que esclarecem o significado da obra de Cristo a favor do homem.

8. A doutrina da Salvação. Como se aplica a expiação salvação às necessidades do homem e como se faz real em sua experiência? Os fatos que nos dão essa resposta agrupam-se sob a doutrina da salvação.

9. A doutrina do Espírito Santo. Como se faz real no homem a obra de Cristo? Isto é assunto tratado na doutrina da natureza e da obra do Espírito Santo.

10. A doutrina da igreja. Os discípulos de Cristo obviamente necessitam de alguma organização para se realizarem os propósitos de adoração, instrução, comunhão e propagação do Evangelho. O Novo Testamento nos fala acerca da natureza e da obra dessa organização.

11. A doutrina das últimas coisas. É natural dirigirmos o nosso olhar para o futuro e pensar: "Qual será o resultado final de todas as coisas — a vida, a história, o mundo?" — Tudo o que se relaciona com o futuro então se agrupa sob o título: "As últimas coisas".



BIBLIOGRAFIA:

 GRUDEM. WAYNE. Teologia Sistemática. São Paulo. 1999. Editora Vida Nova.
     ANTÔNIO GILBERTO, Dificuldade e doutrina bíblica Mensageiro da Paz Janeiro, ano 73, nº 1.424, Janeiro de 2004, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
     CLAUDIONOR CORRÊADE ANDRA, Dicionário Teológico, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ.
     JERRY BRIDGES. Exercita-te na Piedade – Editora Vida.
    GEREMIAS DO COUTO. Lições Bíblicas 4ª Trimestre de 2005. Editora CPAD, Rio de Janeiro RJ.
     EZEQUIAS SOARES, Mensageiro da Paz. Ano 77.  Nº 1460. Janeiro de 2007. Editora - CPAD, Janeiro, RJ.
    ELIEZER DE LIRA E SILVA. Lições bíblicas - 3º trimestre 2009  editora: CPAD, Rio de Janeiro – RJ.
     PEARLMAN. Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Janeiro de 1992. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário