terça-feira, 6 de outubro de 2015

“Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens” (1 Co 7.23).





 Resultado de imagem para foste comprado por bom preço
   
No grego o versículo diz: “De preço fostes comprados no mercado; ou (fostes adquiridos por alto preço); não torneis escravos de homens”. Compreendo que Jesus pagou um alto preço para resgatar o homem e dar direito de perdão dos pecados e certeza de Salvação. Ser servo ainda é ter condições de possuir, e, andar livremente desde o momento que cumpra as obrigações e, ser escravo significa não ter condições de se libertar, é viver na dependência de um autoritarismo desmedido, mas Jesus pagou um alto preço por nós dando o direito de sermos livres. É bom lembrar que a Igreja é vista como a “escrava resgatada”, isto é, resgatada com mão forte do mundo, que mais a frente é identificada como a Igreja missionária, responsável pela grande missão de levar o Evangelho do Poder de Deus. E ao vestir esta roupagem inconfundível, sente-se investida do poder do Espírito Santo, que lhe dará condições de dar continuidade na grandiosa obra missionária iniciada pelo Senhor Jesus Cristo. É importante ressaltar que o poder do Espírito Santo não é limitado a uma força superior ao que é considerado comum. Tal poder envolve coragem, ousadia, confiança, perspicácia, habilidade e autoridade. Os discípulos precisariam de todas estas qualidades para cumprir sua verdadeira missão. Note que Jesus prometeu aos discípulos que receberiam poder para testemunhar. Note a progressão: primeiro receberam o Espírito Santo, ninguém pode realizar a obra de Deus sem a aprovação dEle; Segundo receberam o poder para testemunhar e para realizar; Terceiro foram ousado e testemunharam acerca de seu Senhor e alcançaram extraordinário resultado. Frequentemente tentamos inverter a ordem e testemunhar por nosso poder e nossa suposta autoridade. O testemunho não é a exibição do que podemos fazer por Deus. É a prova e o testemunho do que Deus faz por nós. Temos que evangelizar e realizar o trabalho missionário com a ajuda do Espírito Santo e compreendemos que sem o Espírito Santo não existe poder milagroso; sem poder não há testemunho eficaz; sem testemunho não há avanço até aos confins da terra e sem tal avanço limitamos a obra de Jesus Cristo na terra. O Novo Testamento ensina que a Igreja é o cumprimento das esperanças do Antigo Testamento, realizado por Jesus. A Igreja é a família e o rebanho do Senhor (Jo 10.16; Ef 2.18; 3.15; 4.6; 1 Pe 5.2- 4), é o seu Israel (Gl 6.16), o corpo e a noiva de Jesus (Ef 1.22-23; 5.23-32; Ap 19.7; 21.9-27) e o santuário do Espírito Santo (1Co 3.16; Ef 2.19-22). A Igreja corpo de Cristo é a única instituição na face da terra que tem credencial divina para pregar o evangelho. Ela foi convocada, instituída e preparada para esta sublime missão. Ela não deve ter a sua trajetória marcada pelo oportunismo, visto que foi chamada para fazer acontecer, isto é, manifestar milagres de Deus e pregar o evangelho a toda criatura fazendo discípulos por todas as nações e ser testemunha de Jesus em Jerusalém, Judeia, Samaria e até aos confins da terra (At 1.8). Jesus comissionou seus discípulos a testemunharem aos povos de toda as nações a respeito dEle (Mt 28.19,20). Porém, foram orientados de que deveriam ficar em Jerusalém e receberem o revestimento de poder (Lc 24.49). Deus tem um trabalho importante para que cada um de nós realize, mas devemos fazê-lo pelo poder do Espírito Santo.

Extraído do livro "A Igreja Missionária" de autoria de Josué de Asevedo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário