sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Jejum Bíblico





 
 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando”. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. (Mt 6.16-18).

Nos dias hodiernos, a greve de fome tem-se tornado de protesto bastante difundido. Algumas pessoas, decepcionadas com o mundo que as cerca declaram-se em greve de fome até que fossem corrigidos determinados erros. Por outro lado restaurantes e as churrascarias se multiplicam, o jejum parece estar, a cada dia, mais fora da moda. Por causa disso, muitos cristãos estão se tornando céticos com relação ao jejum. Decorrente dessas ideias ignominiosas, com frequência surge às seguintes perguntas: É bíblico jejuar? O jejum é uma pratica recomendada ao cristão em nossos dias? O que é certo no jejum? É bom lembrar que existem outros grupos que jejuam como os mulçumanos no Ramadan que dura 30 dias, os satanistas e os adeptos do vodu na África do Sul durante 14 dias. Mas, enfatizo que o jejum é bíblico. Entendemos que o jejum dá disciplina pessoal e condiciona a uma aproximação do que é espiritual.


1.                O ensino bíblico sobre o jejum
                                               
1.1.        No antigo testamento

Muitas são as pessoas mencionadas na bíblia que jejuaram. Dentre elas se destacam:

  Moisés    Ex 34.28
  Davi    II Sm 1.12
  A nação de Israel   Lv 23.27
  Ana   I Sm 1.7
  Esdras   Ed 8.21
  Neemias: Ne 1.4
  Ester: Et 4.16
  Os Ninivitas Jn 3.5-8


1.2.        No novo testamento

  Jesus   Mt 4.2
  Os discípulos de São João Batista   Mc 2.18 – Lc 5.33
  Paulo   At 9.9; 2 Co 6.5
  Cornélio   At 10.30
  Primeiros Cristãos At  13.2
Nota:

Dizia o teólogo Jerry Falwell: por toda história, grandes homens de Deus buscaram seu poder e bênção através do jejum. Lutero, Calvino, e João foram homens que jejuaram, e obtiveram grandes respostas de Deus. Jonatham Ewards jejuou vinte e duas horas antes de pregar seu famoso sermão: “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. Aquela mensagem com grande influencia espiritual não ficou registrada pelas colônias de Nova Inglaterra, mas ainda hoje continua a acender a centelha do avivamento na vida de muitas igrejas e grandes homens de Deus.

2.                Definição de Jejum

É abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitencia ou prescrição religiosa ou médica. John Piper define Jejum como fome de Deus.

3.                Tipos de jejum

Segundo o estudo feito nas escrituras, existem pelo menos três tipos de jejum. São eles:
 
3.1.        Jejum típico

A bíblia ensina que o jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimentos sólidos. O jejum típico, mencionando nas Escrituras, não implicava em abstinência de líquidos.

            Segundo alguns estudiosos, afirmam que Jesus praticou esse tipo de jejum, baseando-se na passagem de Mt 4.2, que diz: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta dias e quarenta noites, teve fome”, vendo deste ângulo realmente afirmaríamos que Jesus bebeu água, porque a bíblia não menciona que Ele (Jesus), teve sede.

Mas, observando as passagens que menciona-nos sobre a tentação de Jesus, foi a de Lucas, capitulo 4 versículo 2 que diz: “E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias NÃO COMEU COISA ALGUMA; e, terminados ele, teve fome”. Até ai, não vemos nada de curioso ou diferente, mas observamos as referencias deste versículo acima citado encontramos as seguintes passagens Êx 34.28, 24.18 – Dt 9.9. Estas passagens mencionam-nos que Moisés, servo do senhor, não comeu e não bebeu coisa alguma durante um espaço de quarenta dias e quarenta noites. Agora perguntamos ao amado leitor, sendo Moisés menor que Jesus, seria melhor no sentido espiritual do jejum? Por isso, devemos deixa de lado os que defendem esta tese, porque Jesus é o nosso maior exemplo.

 3.2.        O jejum completo

Este jejum, também é chamado de jejum absoluto consiste na abstinência de alimento e de água (At 9.9). Creio meu prezado, que este jejum foi o que Jesus fez quando estava sendo tentando por Satanás. Quero lembrar-vos, que se trata de um jejum rigoroso e que pode trazer “perigo”, se não for praticado com cautela.

3.3.        O jejum parcial

Este jejum é caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se come. Em primeiro lugar, o jejum parcial significa abster-se de certos alimentos. Alguns estudiosos da Bíblia Sagrada interpretam a atitude de Daniel (Dn 1) de não comer do manjar do rei, como uma jejum parcial. Em segundo lugar; este tipo de jejum implica em abster-se de certos alimentos durante um determinado período de tempo.

4.                Os perigos do jejum

Dentre os principais perigos que cercam a prática do jejum, destacam-se os seguintes;

    Perigos de natureza física, quando praticado abusivamente e sem orientação.
    Jejum sem oração é mera privação de alimento, e não terá valor nenhum diante de Deus.
    A hipocrisia, às vezes é um dos grandes problemas do jejum. (Mt 6.16 – Lc 18.12).
    O legalismo é outro perigo do jejum.
    O outro perigo é identificá-lo com espiritualidade.

5.                A duração do jejum

Na maioria das vezes, o jejum bíblico durava apenas um dia. Ia de pôr-do-sol à pôr-do-sol. Isto é, a pessoa não comia nada desde o anoitecer até o fim do dia seguinte. Só no final da tarde, então, ela podia ingerir um tipo de alimento ( Jz 20.26 – I Sm 14.24 – II Sm 1.12 – II Sm 3.35)

Apenas Moisés (Dt 9.9;18;Ex 24.18; 34.28), Elias (1 Rs 19.8) e Jesus Cristo (Mt 4.2) são indicados nas Escrituras como tendo jejuado quarenta dias seguidos.

Independente de qualquer determinação normativa quanto á duração do jejum, o interessante é que cada um busque a orientação divina neste sentido.

 6.                Por que jejuar?

Porque pelo jejum obtemos as soluções e as bênçãos de Deus. Acredito que Ele quer que jejuemos hoje, porque o mundo está enfrentando uma crise sem paralelo na história.

Deus prometeu atender às petições de seus filhos (Jo 14.14). Então, a oração é a via normal pela qual o cristão pode obter de Deus as coisas de que necessita.

Muitas pessoas na igreja jejuam por alguma coisa e outras não sabem qual a razão de jejuar.

Seria o Senhor um Deus mau para com os seus servos, ao ponto de querer vê-los sem se alimentar por algumas horas ou até mesmo por alguns dias, para receber uma bênção, é claro que não.

O segredo de tudo é porque Deus dotou o homem dessa capacidade de se alimentar (“um dom”) que até certo ponto poderia ser considerado como uma fraqueza. Mas, o mais bonito é que Deus lá da sua glória olha para o homem e contempla-o se humilhando, negando aquela capacidade de se alimentar mostrando para Ele (Deus) através do jejum, que a sua bênção ou resposta para sua causa é tão necessária que ele nega se alimenta; E é isso que agrada ao Senhor (um jejum com propósito).

7.                Pelo que devemos jejuar?

    Pela nossa nação. II Cr 7.14
    Pelos momentos de aflição.   Jz 20.26 – I Sm 7.6
    Antes de tomarmos grandes decisões.   Mt 4.2 – At 13.2
    Pelos nossos problemas.   Mt 5.13 – Dn 10 2;3

 8.                Como jejuar?

Jejuar é mais que abster-se de alimentos. O Antigo Testamento define o jejum como “afligir a alma(Is 58.3). Deste modo, para que o jejum tenha algum valor perante Deus, é preciso que ele tenha um objetivo espiritual específico.

Quanto à maneira correta de jejuar, atente para as seguintes recomendações práticas, algumas extraídas do ensino do próprio Jesus.

    Determine previamente o tempo de duração do jejum.
    Comece abstendo-se de alimento apenas sólidos.
    Planeje algum tempo em oração durante o jejum.
    Escreva versículos para meditação.
    Jejue com um propósito especifico.
    Jejue com uma atitude de perdão.
    Jejue afastado da falsa piedade.

 9.                A quebra do jejum

Quem jejua da maneira correta, deve encerrar o período de abstinência da maneira bíblica. Aproveitamos para lembrar que antes de inicia o Jejum, no dia anterior se faz necessário se alimentar de forma correta.

Se a pessoa realmente iniciou o jejum com fé, e passou momento de oração e leitura Bíblica, buscando a face de Deus, provavelmente seu jejum terá os resultados desejados.

Como o estômago se acha totalmente vazio após um prolongado período de jejum, é importante que se saiba quebra esse jejum. Não poucas pessoas já adoeceram por terem ingerido alimentos pesados e doces. O organismo humano não suporta um choque desses. Sugiro que se quebre o jejum com uma sopa, uma salada ou um sanduíche leve. Quem quiser quebrar o jejum segundo a maneira bíblica, deve estudar as ilustrações bíblicas e fazer conforme a orientação do Senhor.

 
Extraindo do Livro “O Jejum Bíblico” de Jerry Falwell. Adaptado por Josué de Asevedo Soares.

Um comentário: