INSTRUMENTOS
MUSICAIS E MÚSICA NA BÍBLIA
No
principio da Bíblia, encontra-se o nome de Jubal, filho de Lameque, como sendo
o inventor de instrumentos musicais. Na história do povo de Israel, uma das
primeiras referencia a musica se encontra em Gn 31.27; há evidência desde os
primórdios, de que os hebreus se dedicavam a essa arte nas suas habitações e no
campo. Ainda que escassos os dados, alguns eruditos opinam que, no culto do
tabernáculo, os levitas empregavam a música. Davi iniciou o ritual de canto. Segundo
1cronicas 15.17, Davi instituiu um orquestra com três regentes: Hemã, Asafe,
Etã ou Jedutun, todos os levitas. Esses pioneiros fundaram escolas de execução
musical. Os instrumentos usados eram os instrumentos de Percussão: o
primeiro era os Címbalos que eram usados para marcar o compasso e constituídos
de discos de latão que batiam um no outro. Nos Salmos 150.5, são mencionadas
dois modelos. Uma consistia de quatro peças, duas em cada mão e a outra de duas
peças, uma peça em cada uma das mãos. O segundo é o tamboril e o adufe ou
pandeiros, que usualmente eram tocados pelas mulheres (Gn 31.17; Ex 15.20; Jz
11.34; 1 Sm 18.6; Sl 68.25). Há também os instrumentos de Corda como o
Saltério que é também conhecido por Alaúde. Há que diga que este instrumento
tem semelhança à lira grega, era instrumento adaptado ao soprano (1 Cr 15.20).
A Bíblia menciona a harpa que em hebraico é “kinnor”, é um instrumento de corda
adaptado ao baixo (1 Cr 15.21) ver-se como exemplo o titulo do Salmos 6. A
harpa tinha suas cordas mais longas do que as do saltério, e a sua música,
solene e grave. As harpas eram destinadas a dirigir como em 1 Cr 15.21,
julga-se que o principal harpista era regente da orquestra, pois observa-se o
titulo que frequentemente encabeça muitos salmos, como lemos para o “canto- mor
ou regente”. Por último os instrumentos de Sopro. A Flauta (Gn 4.21; Jó 21.12; 30.31; Sl
150.4). No segundo templo era usada especialmente na execução do Hallel, que
eram os Salmos de Louvor, que neste caso temos os Salmos 113-118 que, se
cantavam durante a Páscoa e em outras festas. O Pifano que está mencionado no
livro de Isaias 5.12; 30.29 era um instrumento mais comum ou popular na sua
classe. Não era usado dentro do templo, mas, provavelmente, nas comitivas,
procissões ou acompanhamentos (Sl 87.7). A trombeta, cornetas ou buzina (Sl
81.3; 98.6; 150.3), eram instrumentos usados pelos sacerdotes e arautos.
Diferencia-se da seguinte forma: a trombeta emitia um som grave e rouco,
enquanto a corneta, ou buzina emitia notas claras e vibrantes como as da buzina
de caça ou do clarim. Já o Sacabuxa é instrumento semelhante à tropa, ou
trombone; alguns eruditos opinam que o instrumento mencionado em Daniel era de
cordas (Dn 3.5,7, 10,15). As Gaitas de foles consistiam dum saco de couro cheio
de ar e dois tubos (Dn 3.5,7, 10,15) como no caso do sacabuxa, há incerteza
quanto ao significado no original.
Em
relação ao canto vemos no segundo Templo a congregação não costumava cantar,
mas todos entoavam o amém (1 Cr 16.36). No Hallel ou Salmos o povo repetia a
primeira linha de cada estrofe, e, depois da segunda linha, entrava o “Aleluia”
(Jr 33.11); quanto ao costume do primeiro Templo, onde é citado (Salmos 118), também em Esdras 3.10 da mesma forma, faz
entender que a congregação cantava alternadamente. Em Neemias 12.27, 28, 31,38
na dedicação dos muros temos duas companhias que cantavam alternadas. Essa
prática talvez se originasse na ocasião quando a companhia de mulheres liderada
por Miriã responderam ao cantar dos homens (Ex 15.1-22). Em tais casos como os
Salmos 24 e 118, ouvia-se o canto antifônico. Em 1 Cr 25.5,6, entende-se que as
mulheres tomavam parte, ao menos durante algumas ocasiões, nos cânticos do
templo (1 Cr 13.8). Segundo Talmude, os meninos também faziam parte do côro.
Deus
abençoe a todos nós!
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