sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O CLAMOR DA VIÚVA





2 Reis 4.1-7

INTRODUÇÃO:
            A palavra clamar significa “gritar por socorro”. A pergunta que urge é: Quando é que o homem clama a Deus? “quando necessita de resposta”; “quando a coisa foge do controle” e “quando sabe que o futuro está sendo ameaçado”. Esta mulher clama dessa maneira naturalmente por que o seus credores desejavam levar os seus dois filhos como escravo. A escravidão como meio de pagar as dividas era permitida pela lei de Moisés (Ex 21.1,2; Lv 25.39-41; Dt 15.1-11). Mas, passou haver excesso por parte de alguns que passaram abusar dessa concessão, como fizeram em relação à poligamia, ao divorcio e a vingança (Ne 5.5, 8; Am 2.6; 8.6).  Há uma necessidade de clamor a Bíblia declara: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Cr 7.14).
I- Olhando o texto vemos a figura:
a)      Da viúva que representa uma pessoa “dependente” ou “necessitada”;
b)      Os filhos que representa a “esperança”;
c)       As dividas representa “perdas”;
d)     Os credores que representa a figura do “inimigo das nossas almas”;
e)      O profeta Eliseu que representa a “resposta e o socorro da parte de Deus”.  
II – IMPORTANTE NO TEXTO:
a)      Clame e busque no lugar certo (4.1);
b)      Temer a Deus é fator de oportunidade e lhe da o direito da pergunta “Que tei de fazer”? (4.1,2);
c)      Obediência agregado a humildade  (4.3).
III – TIPO DE CLAMOR FEZ ESTA MULHER:
a)      O clamor com temor;
b)      O clamor da fé;
c)      O clamor da obediência;
d)     O clamor com humildade;
e)      O clamor da Esperança.

OBS: DEUS NOS DÁ RESPOSTA SE PODEMOS PROVOCAR COM ALGUMA COISA  O MILAGRE OU O SEU AGIR. VEJA NO TEXTO: 1) Uma botija de azeite; 2) vasilhas vazias; 3) A fé. E o milagres ocorrerá pelas suas mãos ( 2 Rs 4.4-6).
III -  CINCO VERSÍCULOS PARA MEDITAR:
1)      Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil. Ela engra­vidou, deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação". (Gn 30.22-23).
2)      Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus. (Ex 2.23).
3)      Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.  (Sl 18.6)
4)      Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes. (Jeremias 33.3)
5)      E disse: Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. (Jonas 2.2).
IV – POR QUE O MINISTÉRIO DE ELIZEU É UM MINISTÉRIO DE RESPOSTA?
a)      Não vemos o profeta Eliseu pedindo ou reclamando a ninguém;
b)      Não vemos no texto bíblico o profeta Eliseu se corrompendo com alguém;
c)      Não vemos o profeta Eliseu buscando algo para si , isto é, auto promoção.
MAS.... Vemos Eliseu: fazendo milagres, ajudando os necessitados, sendo exemplo aos seus liderados e curando e alimentando inimigos de Israel.
CONCLUSÃO
            Deus ouve o clamor do seu povo, mas se faz necessário o povo de Deus orar. Entenda isto, um clamor nem sempre é uma oração, mas uma oração pode se transformar em um clamor. Importante lembrar que a oração é falar com Deus, e viver o momento de comunhão. Sigamos o conselho da Bíblia: “orai sem cessar”. (1 Ts 5.17). 

extraído livro mensagens para os nossos dias
 Josué de Asevedo Soares

2 comentários:

  1. Boa tarde! A paz do Senhor! Muito me alegrou o coração está pequena porção da palavra de Deus. Louvo a Deus pela tua vida PR Josué, pelo zelo que conduz a obra e a preocupação que dispensa sempre ao rebanho, em estar, sempre renovando o alimento. Que Deus possa a cada dia renoves lhes as forças, bando graça abundante. Pois tal comprometimento alegra o coração de Deus, e nutre o rebanho. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! A paz do Senhor! Muito me alegrou o coração está pequena porção da palavra de Deus. Louvo a Deus pela tua vida PR Josué, pelo zelo que conduz a obra e a preocupação que dispensa sempre ao rebanho, em estar, sempre renovando o alimento. Que Deus possa a cada dia renoves lhes as forças, bando graça abundante. Pois tal comprometimento alegra o coração de Deus, e nutre o rebanho. Fique na paz!

    ResponderExcluir