segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

SEIS COISAS ABORRECE A DEUS E A SÉTIMA ELE ABOMINA Pv 6.16-19




INTRODUÇÃO:

           Há pessoas que são absolutamente escravizadas e manipuladas pelo diabo. Assim como as atitudes do homem de Belial são semelhantes às obras do Maligno, assim também seu fim será parecido à derrota iminente, fulminante e eterna do “homem da iniquidade” (2 Ts 2.7-12). O próprio termo “diabo” significa “semeador de contendas”, e apalavra grega diabolôs quer dizer “aquele que promove a discórdia”, A palavra hebraica “satan” tem o sentido de “acusador”.  
           A poesia hebraica bíblica do século X. a.C. costumava usar números na formação de seu paralelismo sinônimo, com o objetivo de dar ênfase e dramaticidade aos escritos sapienciais (Pv 30.15-29; Jó 5.19). O número sete, por exemplo, desde a antiguidade judaica tem sido usado para comunicar a ideia de “absoluto, completo, perfeito” e tem sentido de “muitos ou fartura”. A ideia central deste versículo é apenas mostrar uma seleção das varias atitudes pecaminosas que são detestadas, abomináveis a Deus (Pv 3.32). 

A palavra aborrecer significa sentir horror, detestar, desagradar, contrariar-se; abominar quer repelir com ódio. Devemos evitar como servos de Deus estas coisas que Deus aborrece e abomina.

1-  OLHOS ALTIVOS OU ARROGANTES

A Bíblia ensina que o temor do Senhor consiste em odiar o mal, pois Ele aborrece a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 8.13)

Vencer a arrogância é um dos desafios do cristão nos dias atuais. Faz-se necessário, ser obediente ao Senhor Jesus para podermos desfazer todo espirito de altivez que se levante contra o conhecimento do Senhor Deus (2 Co 10.4-6). Certa vez Jesus disse que aquele que “a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23.12).


2- LÍNGUA MENTIROSA E A FALSA TESTEMUNHA (Dt 5.20; Pv 12.22).

Das sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira e todo mentiroso sofrerá juízo do Senhor (Sl 7.12-16). Muitos têm vivido na mentira e se convencido dela ao ponto de achar que a sua mentira é uma verdade.

Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8.44). Temos que aprender falar a verdade (Ef 4.25). O verdadeiro discípulo é aquele que não aceita e abomina a mentira e busca a verdade da Palavra de Deus (Sl 119.163). Jesus em sua oração pediu que os seus discípulos fossem santificados na verdade (Jo 17.17).


3- MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE (Dt 19.10; Pv 1.16; Is 59.7; Jr 2.34).

Devemos procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiros estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal”. (Pv 24.1-2).

É Lamentável devido o pecado do homem o mal tem proliferado sobre a terra e consequentemente vemos que a violência tem crescido no mundo de então. Apesar de muitas promessas de segurança feita pelas autoridades, se faz necessário entender que a solução para vivermos em paz está em Cristo Jesus. (Jo 14.27).

4-  CORAÇÃO QUE MAQUINA PLANOS PERVERSOS

Vivemos um tempo em que cresce a injustiça, e isso, tem levado muitos ao desespero e à prática do erro. Às vezes ouvimos pessoas que dizem ser servos de Deus a tramarem projetos que são perversos e malignos. Mas, Escrituras nos admoestam que tudo isso, um dia terá um fim, nos Salmos 37.17 está escrito: “Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos.”  

5- PÉS QUE SE APRESSAM A FAZER O MAL.

A Bíblia ensina que ao cedermos à tentação e nos apressarmos em fazer o mal, seremos rejeitados por Deus (Sl 34.16). Por isso devemos aborrecer o mal e amar o bem (Pv 8.13; Tt 1.8). Compreendemos que o servo de Deus pensa diferente do mundo e busca caminhar de acordo com a Palavra de Deus.

6- A TESTEMUNHA FALSA (Dt 19.16).

Não se pode testemunhar daquilo que não ouviu ou presenciou. Somente a verdade pode nortear nossas atitudes e testemunhos (Ex 20.16; Sl 101.7; Ef 4.25; Tg 3.14).

7-  O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS

A contenda é obra dos maldizentes, pois “não havendo maldizente, cessa a contenda" (Pv 26.20). Infelizmente, existem aqueles que se ocupam em falar mal dos outros semeando contendas. Deus detesta tal comportamento, pois "o que ama a contenda ama o pecado” (Pv 17.19).

CONCLUSÃO:
Amados se de fato amamos a Cristo, e entregamos a nossa vida a Ele e nascemos da água e do Espírito (João 3.3,5), procuramos evitar e reprovar as coisas que não agrada ao Senhor. Quando na sua Palavra diz que O Eterno detesta essas sete coisas, está dizendo que as pessoas que o amam não devem aceitar estes males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário