sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O IDIOMA HEBRAICO HOJE.




 Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg é enfático em dizer que: O idioma Hebraico falado em Israel hoje em dia mudou com o passar dos séculos, adaptando-se a mudanças tecnológicas e culturais. Mas o alfabeto se mantém intacto por séculos e milhões de pessoas em Israel escrevem e leem hoje utilizando letras antigas que sobreviveram à prova do tempo.
O idioma Hebraico é antigo e mudou com o passar dos anos para se transformar no Hebraico Moderno que falamos em Israel hoje em dia. Mas o alfabeto se mantém  intacto e continua sendo o mesmo, com duas versões utilizadas nos dias de hoje. O formato original, chamado de "ktav aleph" - "כתב אלף" ainda é usado hoje em dia pela imprensa, desde livros e jornais, até letras em teclados dos computadores. Existe uma forma "manuscrita" adicional chamada "ktav bet" - "כתב בית", utilizada em Israel ao escrever com letra de mão. 
Quanto aos sons sem vogais enfatizamos que há diferença da língua portuguesa. Pois, o alfabeto Hebraico é muito diferente do alfabeto português, pois é composto unicamente por consoantes. Para entender como cada letra é pronunciada, sinalizações especiais são adicionadas a cada letra, indicando o som das letras. Hoje, estas sinalizações são utilizadas apenas ao aprender o idioma e depois são deixadas de lado, quando os leitores começam a reconhecer as palavras sem a necessidade delas.

2 comentários: