quarta-feira, 27 de abril de 2016

SAMBALATE O INIMIGO QUE SE OPÕEM À OBRA


Sambalate era de uma cidade chamada Horonaim, que ficava na região Moabe. Portanto, era descendente, de Moabe, filho de Ló gerado de uma relação incestuosa com sua filha mais velha. Tobias era amonita, descendente de Ben-Ami, também filho de Ló que foi gerado do incesto com sua filha mais nova. Não podemos esquecer que Ló era sobrinho de Abraão, pai da nação de Israel. Portanto, os moabitas e amonitas eram parentes do Israel. Já Gesém, era habitante do deserto arábico, lugar em que havia diversas tribos sem uma definição genealógica. Por esse motivo, eram conhecidos como arábios, que significa “misturado”.
            No texto do Livro de Neemias 4.1-23; 6.1-39 mostra-nos como Sambalate, Tobias e Gesém se levantaram contra Neemias se tornaram grandes opositores da edificação dos muros. Mas, como todo complô tem um líder, neste caso, não há duvida que o mal fosse causado por Sambalate. Vemos como Neemias teve de superar dificuldades, semelhante tipo de complô  nos dias atuais tem incomodado muitos servos de Deus: perturbadores, que atormentam e fazem todo o possível para impedir o desenvolvimento da obra de Deus.  
            Tão rápido quanto os muros de Jerusalém começaram a ser reerguido em volta da cidade, Sambalate começou a agir. Ele sabia que a restauração dos muros de Jerusalém também iria levar de novo importância comercial e política para Jerusalém. Sambalate gostava do status com que detinha. Por isso, tinha um vasto interesse em que Jerusalém permanecesse na situação deplorável em que se encontrava, ou seja, com os muros destruídos e portas queimadas. Por essa razão, iniciou seus esforços para impedir o trabalho dos judeus.
            Ele, primeiramente, tentou impedir as obras de reconstrução, zombando e ridicularizando os trabalhadores. Como isso não surtiu efeito, sendo ele um líder capaz, embora mau, reorganizou suas estratégias. Sua nova tática foi criar medo, ciladas e manobras políticas.
            A diferença entre Neemias e Sambalate dificilmente poderia melhor bem caracterizada. A característica da liderança de Neemias levou-o a contornar cada tentativa de Sambalate e ainda a munir-se de empenho para alcançar o que tinha sido projetado.
            Todos servos de Deus nos dias atuais devem aprender importantes lições sobre os ardis de Sambalate:
1.      Busque está preparado quando vierem as perturbações;
2.      Prossiga com os seus projetos e não cesse a obra que Deus lhe confiou;
3.      Confie sempre em Deus, e Ele protegera você e sua reputação;
4.      Não desista continue com suas mãos no arado e não olhe para trás.

Que Deus continue abençoando a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário