Respostas a Argumentos Usados em Favor da Ordenação
de Mulheres
Oferecemos
aqui respostas aos argumentos geralmente empregados em favor da ordenação de
mulheres para o ministério pastoral.
1. Deus não criou originalmente o homem e a mulher iguais? Qual a base, pois, para impedir que a mulher seja ordenada?
Resposta: De fato, lemos em
Gênesis 1 que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.
Entretanto, lemos no relato mais detalhado de Gênesis 2 que Deus lhes atribuiu
papéis diferentes, dando ao homem o papel de liderar e cuidar da mulher e à
mulher o papel de ser sua ajudadora, em submissão. Esta diferenciação é
percebida por Paulo na ordem em que
foram criados (primeiro o homem e depois a mulher, 1Tm 2.13), na forma como foram criados (a mulher foi
criada do homem, 1Co 11.8) e no propósito
para o que foram criados (a mulher foi criada por causa do homem, 1Co 11.9). A
igualdade da criação, portanto, não anula a diferenciação de funções
estabelecida na própria criação.
2. A subordinação feminina não é parte da maldição por causa da queda? E Cristo não aboliu a maldição do pecado? Por que, então, as mulheres cristãs não podem exercer o ministério em igualdade com os homens?
Resposta: Sem dúvida um dos
castigos impostos por Deus à mulher foi o agravamento da sua condição de
submissão. Entretanto, a subordinação feminina tem origem antes da queda, ainda
na própria criação. O homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do
homem. O homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa
do homem (1Co 11.8-9). Quanto à obra de Cristo, lembremos que seus efeitos não
são total e exaustivamente aplicados por Deus aqui e agora. Por exemplo, mesmo
que Cristo já tenha vencido o pecado e a morte, ainda pecamos e morremos.
Outros efeitos da maldição impostos por Deus após a queda ainda continuam, como
a morte, o sofrimento no trabalho e o parto penoso das mulheres. Além do mais,
desde que os diferentes papéis do homem e da mulher já haviam sido determinados
na criação, antes da queda, segue-se que continuam válidos. O que o
Cristianismo faz é reformar esta relação de submissão para que a mesma seja
exercida em amor mútuo e reflita assim mais exatamente a relação entre Cristo e
a Igreja.
3.
Há abundantes provas na Bíblia de que as mulheres
desempenharam papéis cruciais, ocupando funções de destaque e sendo instrumento
de bênção para o povo de Deus. Isto não prova que elas, hoje, podem ser
ordenadas e exercer liderança?
Resposta: Estas provas
demonstram apenas a tremenda importância do ministério feminino, mas não a
existência do ministério feminino ordenado.
Nenhuma destas mulheres era apóstola, pastora, presbítera ou diaconisa. Jesus
não chamou nenhuma mulher para ser apóstola. As qualificações dos pastores em
1Timóteo 3 e Tito 1 deixam claro que era função a ser exercida por homens
cristãos. O fato de que as mulheres sempre foram extremamente ativas e
exerceram muitas e diferentes atividades e serviços na Igreja Cristã não traz
como corolário que elas tenham sido, ou tenham que ser, ordenadas para tal.
4.
Há evidência na Bíblia de que Hulda, Débora,
Priscila e Febe eram líderes e exerciam autoridade. Isto não é prova bíblica
suficiente para ordenação de mulheres?
Resposta: Há dois pontos a se
ter em mente quanto ao ministério destas mulheres: (1) O fato de que a Bíblia
descreve como Deus usou determinadas pessoas em épocas específicas para
propósitos especiais não faz disto uma norma. Lembremos da utilíssima distinção
entre o descritivo e o normativo na Bíblia. Deus usou o falso profeta Balaão
(Nm 22.35). O desobediente rei Saul também profetizou em várias ocasiões (1Sm
10.10; 19.23), bem como os mensageiros que enviou a Samuel (1Sm 19.20,21). A
descrição destes casos não estabelece uma norma a ser seguida pelas igrejas na
ordenação de oficiais. O fato de que Deus transmitiu sua mensagem através de
uma mulher não faz dela um oficial da Igreja. Há outros requisitos no Novo
Testamento para o oficialato conforme lemos nas especificações explícitas que
temos em 1Timóteo 3 e Tito 1.
(2) Os profetas de Israel não
recebiam um ofício mediante imposição de mãos para exercer uma autoridade
eclesiástica oficial. Os reis e sacerdotes, ao contrário, eram “ordenados” para
aquelas funções e as exerciam com autoridade. Não há sacerdotisas “ordenadas”
em Israel, pelo menos nas épocas onde prevalecia o culto verdadeiro. Hulda foi
uma profetiza em Israel, recebendo consultas em sua casa (2Re 22.13-15). A
mesma coisa pode ser dita de Débora, que foi juíza em Israel numa época em que
não havia reis e nem o sacerdócio funcionava, quando todos faziam o que parecia
bem aos seus olhos. Seu ministério foi uma denúncia da fraqueza e falta de
coragem dos homens daquela época (Jz 4.4-9; compare com Is 3.12). Sobre
Priscila, sua liderança parece evidente, porém menos evidente é se ela era
pastora ou presbítera. Quanto à Febe, ver a pergunta sobre ela mais adiante.
5. Podemos afirmar que o patriarcado, conforme o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, é uma instituição nociva e perversa que denigre, inferioriza e humilha a mulher?
Resposta: O patriarcado, como o encontramos
na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, não é simplesmente uma afirmação
da masculinidade, não é jamais sinônimo de domínio macho ou um sistema de
valores no qual o homem trata a mulher com descaso, desvalorizando-a e super
valorizando-se. Muito menos sinônimo de exploração e domínio, como afirma o
feminismo. Patriarcado é o sistema no qual os pais cuidam de suas famílias. A
imagem do pai no Velho Testamento não é primariamente daquele que exerce
autoridade e poder, mas do amor adotivo, dos laços pactuais de bondade e
compaixão. Somente nas Escrituras hebraicas podemos encontrar um Deus Pai
Todo-Poderoso e Todo-Bondoso. Os patriarcas refletem a paternidade de Deus,
ainda que muito pobremente. O Deus dos Hebreus não é como os deuses masculinos
irresponsáveis das culturas pagãs das cercanias de Israel, porque ele jamais
abandona os filhos que gera, antes, deles cuida. Os patriarcas seguem o exemplo
de Deus. Naquela cultura ensinava-se ao homem judeu que ele não era simplesmente
um animal, agressivo, assertivo e violento, mas pai, cuja agressividade deveria
ser transformada pela responsabilidade, que haveria de manifestar a gentileza e
o cuidado pelos filhos e a expressão da completa masculinidade, que haveria de
se unir com o ser feminino e o mundo feminino da família, ainda que mantivesse
a separação necessária para o exercício da autoridade. O machismo é uma versão
deturpada de alguns aspectos do patriarcado, e oprime as mulheres. Devemos
lutar contra o machismo, e não deixar de reconhecer a verdade sobre o
patriarcado.
6. Febe não era uma diaconisa, conforme Romanos 16.1-2? Isto não prova que as mulheres podem exercer autoridade eclesiástica na Igreja?
Resposta: Temos de considerar os seguintes aspectos.
(1) Não é
claro se Febe era realmente uma diaconisa. Muito embora no original grego Paulo
empregue o termo “diácono” para se referir a ela, lembremos que este termo no
Novo Testamento nem sempre significa o ofício de diácono. Pode ser traduzido
como servo, ministro, etc. Portanto, nossa tradução “Recomendo-vos
a nossa irmã Febe, que está servindo
à igreja de Cencréia” é perfeitamente possível e não é uma tradução
preconceituosa.
(2) Mesmo que houvesse diaconisas na Igreja apostólica, é certo que elas
não exerceriam qualquer autoridade sobre as igrejas e sobre os homens – a
presidência era dos presbíteros, cf. 1Tm 5.17; o trabalho delas seria
provavelmente com outras mulheres (Tt 2.3-4) e relacionado com assistência aos
pobres. É interessante que a primeira referência que existe na história da
Igreja sobre o trabalho de mulheres, diz assim: “A mulher deve servir às
mulheres” (Didascalia Apostolorum).
Isto queria dizer que elas instruíam as outras que iam se batizar, ajudavam no
enterro de mulheres, cuidavam das pobres e doentes. Não há qualquer indício de
que tais mulheres eram ordenadas para o exercício da autoridade eclesiástica.
7. O que fazer quando mulheres possuem visão pastoral, liderança, habilidades para o ensino ou capacidade administrativa, dons de evangelismo ou profecia?
Resposta: Que exerçam estas habilidades e
dons dentro das possibilidades existentes nas Igrejas. Elas não precisam ser
ordenadas para desenvolver seus ministérios e manifestar seus dons.
8. A resistência em ordenar mulheres hoje não decorre da reafirmação através dos séculos da inferioridade da mulher, feita por importantes teólogos e líderes da Igreja?
Resposta: A Igreja deve andar pelo ensino
das Escrituras Sagradas. Se teólogos e líderes antigos defenderam idéias erradas
sobre a inferioridade da mulher, cabe à Igreja corrigi-las à luz das
Escrituras, que mostram que Deus criou o homem e a mulher iguais. Porém,
corrigir os erros dos antigos neste ponto não significa ordenar mulheres, pois
aí estaríamos cometendo um outro erro. Certamente as mulheres não são e nunca
foram inferiores aos homens, mas daí a abolirmos os papéis distintos que lhes
foram determinados por Deus na criação vai uma grande distância.
9. Existe algum texto na Bíblia que diga claramente “é proibido que as mulheres sejam ordenadas ao ministério”?
Resposta: Nenhuma das passagens usadas contra a
ordenação feminina diz explicitamente que mulheres não podem ser ordenadas ao
ministério. Entretanto, todas elas impõem restrições ao ministério feminino, e
exigem que as mulheres cristãs estejam submissas à liderança cristã masculina.
Essas restrições têm a ver primariamente com o ensino por parte de mulheres nas
igrejas. Já que o governo das igrejas e o ensino público oficial nas mesmas são
funções de presbíteros e pastores (cf. 1Tm 3.2,4-5; 5.17; Tt 1.9), infere-se
que tais funções não fazem parte do chamado cristão das mulheres. Ainda, se o
argumento do silêncio for usado, ele se vira contra a ordenação feminina, pois não há texto algum que diga
que as mulheres devem ser ordenadas ao ministério da Palavra e ao governo
eclesiástico, enquanto que as Escrituras atribuem ao homem cristão o exercício
da autoridade eclesiástica e na família.
10. Se as mulheres recebem os mesmos dons espirituais que os homens, não é uma prova de que Deus deseja que elas sejam ordenadas ao ministério?
Resposta: Não. As condições para o
oficialato na Igreja apostólica estão prescritas em 1Timóteo e Tito 1.
Percebe-se que o dom do ensino é apenas um dos requisitos. Há outros, como por
exemplo, governar a própria casa e ser marido de uma só mulher, que não podem
ser preenchidos por mulheres cristãs, por mais dons que tenham.
11. O ensino de Paulo sobre as mulheres na Igreja se aplica hoje? Não estava ele influenciado pela cultura daquela época, que era muito diferente da nossa?
Resposta: É necessário fazer a
distinção entre o princípio teológico supra cultural e a expressão
cultural deste princípio. Há coisas no ensino de Paulo que são claramente culturais,
como a determinação para o uso do véu em 1Coríntios 11. Porém, enquanto que o
uso do véu é claramente um costume cultural, ao mesmo tempo expressa um
princípio que não está condicionado a nenhuma cultura em particular, que é o da
diferença funcional entre o homem e a mulher. O que Paulo está defendendo
naquela passagem é a vigência desta diferença no culto público — o véu é apenas
a forma pela qual isto ocorreria normalmente em cidades gregas do século
I. Notemos ainda que Paulo defende a participação diferenciada da mulher no
culto usando argumentos permanentes, que transcendem cultura, tempo e
sociedade, como a distribuição ou economia da Trindade (1Co 11.3) e o modo pelo
qual Deus criou o homem (1Co 11.8-9).
12. Paulo escreveu suas cartas para atender a problemas locais e específicos. Como podemos aplicar hoje o que Paulo escreveu, se a situação e o contexto são diferentes?
Resposta: Quase todos os livros
do Novo Testamento foram escritos em resposta a uma situação específica de uma
ou mais comunidades cristãs do século I, e nem por isto os que querem a
ordenação feminina defendem que nada do Novo Testamento se aplica às igrejas
cristãs de hoje. A carta aos Gálatas, por exemplo, onde Paulo expõe a doutrina
da justificação pela fé somente, foi escrita para combater o legalismo dos
judaizantes que procuravam minar as igrejas gentílicas da Galácia, em meados do
século I. Ousaríamos dizer que o ensino de Paulo sobre a justificação pela fé
não tem mais relevância para as igrejas do final do século XX, por ter sido
exposto em reação a uma heresia que afligia igrejas locais no século I? O ponto
é que existem princípios e verdades permanentes que foram expressos para
atender a questões locais, culturais e passageiras. Passam as circunstâncias
históricas, mas o princípio teológico permanece. Assim, o comportamento
inadequado das mulheres das igrejas de Corinto e de Éfeso, às quais Paulo
escreveu determinando que ficassem caladas na Igreja, foi um momento histórico
definido, mas os princípios aplicados por Paulo para resolver os
problemas causados por estas atitudes permanecem válidos. Ou seja, o ensino de
que as mulheres devem estar submissas à liderança masculina nas igrejas e na
família, sem ocupar posições de liderança e governo, é o princípio permanente e
válido para todas as épocas e culturas.
13. Onde está na Bíblia que somente homens podem ser pastores, presbíteros e diáconos?
Resposta: Os textos mais
explícitos da Bíblia são Atos 6.1-7; 1 Timóteo 2.11-15; 1Coríntios 14.34-36 e
1Coríntios 11. 2-16. Algumas destas passagens foram analisadas com mais
profundidade em outra parte deste caderno. Além disto, a relação intrínseca
entre a família e a Igreja mostra que aquele que é cabeça na família (Efésios
5.21-33) também deve exercer a liderança na Igreja.
14. Onde está na Bíblia que os homens devem ser o cabeça da família?
Resposta: Há diversas passagens
no Novo Testamento onde se trata dos papéis do homem e da mulher na família:
Efésios 5.21-33; Colossenses 3.18-19; 1 Pedro 3.1-7; Tito 2.5. Em todos eles, a
liderança da família é atribuída ao homem.
15. Os argumentos usados hoje para defender a submissão da mulher não são os mesmos usados no século passado por muitos cristãos para defender a escravidão?
Resposta: O fato de que no passado a Bíblia
foi usada de forma errada para defender a escravidão não significa que a defesa
da subordinação feminina seja igualmente feita de forma errada. Não devemos
pensar que a relação entre o homem e a mulher na família e na igreja está no
mesmo pé de igualdade que a escravidão. Primeiro, os papéis distintos do homem
e da mulher estão enraizados na própria criação, enquanto que a escravidão não
está. Segundo, o fato de que Paulo faz recomendações aos escravos cristãos para
que sejam bons escravos não significa que ele aprovava a escravidão. Na
verdade, as recomendações que ele dá aos cristãos que eram donos de escravos já
traziam embutidas a idéia da dissolução do sistema de escravidão (Fm 16; Ef
6.9; Cl 4.1; 1Tm 6.1-2).
16. Havia uma mulher chamada Júnias que Paulo considera como apóstola, em Romanos 16.7. Se havia apóstolas, por que não pastoras, presbíteras e diaconisas?
Resposta: A passagem diz o seguinte: “Saudai
a Andrônico e a Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são
notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim” (Rm 16.7). Não é tão simples assim deduzir que Júnias era uma
apóstola. Há várias questões relacionadas com a interpretação deste texto.
Júnias é um nome masculino ou feminino? Existe muita disputa sobre isto, embora
a evidência aponte para um nome masculino. Outra coisa, a expressão “notável
entre os apóstolos” significa que Júnias
era um dos apóstolos, já antes de Paulo, e um apóstolo notável, ou apenas que
os apóstolos, antes de Paulo, tinham Júnias
em alta conta? A última possibilidade é a mais provável. Em última
análise, só podemos afirmar com certeza, a partir de Romanos 16.7, que, quem
quer que tenha sido, Júnias era
uma pessoa tida em alta conta por Paulo, e que ajudou o apóstolo em seu
ministério. Não se pode afirmar com segurança que era uma mulher, nem que era
uma “apóstola”, e muito menos uma como os Doze ou Paulo. A passagem não serve
como evidência bíblica para a ordenação feminina no período apostólico. E essa
conclusão está em harmonia com o fato de que Jesus não escolheu mulheres para
serem apóstolos. Não há nenhuma referência indisputável a uma “apóstola” no
Novo Testamento.
17. O Novo Testamento diz que, em Cristo, não há homem nem mulher, todos são iguais diante de Deus (Gl 3.28). Proibir as mulheres de serem oficiais da Igreja não é fazer uma distinção baseada em sexo?
Resposta: Não se pode discordar de que o Evangelho é o poder de Deus para abolir
as injustiças, o preconceito, a opressão, o racismo, a discriminação social,
bem como a exploração machista. E nem se pode discordar de que Cristo veio nos
resgatar da maldição imposta pela queda. A pergunta é se Paulo está falando da
abolição da subordinação feminina e de igualdade de funções nesta passagem.
Está o apóstolo dizendo que as mulheres podem exercer os mesmos cargos e
funções que os homens na Igreja, já que são todos aceitos sem distinção por
Deus através de Cristo, pela fé? Entendemos que a resposta é não. Gálatas 3.28
não está ensinando a igualdade para o exercício de funções, mas a unidade
de todos os cristãos em Cristo. Veja a análise desta passagem acima.
18. O conceito da submissão feminina ensinado na Bíblia não acarreta inevitavelmente o conceito de que o homem é melhor e superior à mulher?
Resposta: Infelizmente muitos têm chegado a esta conclusão,
mas ela certamente é equivocada. O ensino bíblico é que Deus criou homem e
mulher iguais porém com diferentes atribuições e funções. A Bíblia ensina que
Deus tem autoridade sobre Cristo, Cristo tem autoridade sobre o homem, e o
homem tem autoridade sobre a mulher. É uma cadeia hierárquica que começa na
Trindade e continua na igreja e na família. Podemos inferir (guardadas as
devidas proporções) que, da mesma forma como a subordinação de Cristo ao Pai
não o torna inferior — como afirma a fé reformada em sua doutrina da Trindade —
a subordinação da mulher ao homem não a torna inferior. Assim como Pai e Filho,
que são iguais em poder, honra e glória, desempenham papéis diferentes na
economia da salvação (o Filho submete-se ao Pai), homem e mulher se
complementam no exercício de diferentes funções, sem que nisto haja qualquer
desvalorização ou inferiorização da mulher. Em várias ocasiões o Novo
Testamento determina que os crentes se sujeitem às autoridades civis (Rm
13.1-5; 1 Pe 2.13-17). Em nenhum momento, entretanto, este mandamento implica
que os crentes são inferiores ou têm menos valor que os governantes.
Igualmente, os filhos não são inferiores aos seus pais, simplesmente porque
devem submeter-se à liderança deles (Ef 6.1). O conceito de subordinação de uns
a outros tem a ver apenas com a maneira pela qual Deus estruturou e ordenou a
sociedade, a família e a igreja.
19. Em 1Timóteo 3.11, ao descrever
as qualificações do diácono, Paulo se refere às mulheres: “Da mesma sorte,
quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes,
temperantes e fiéis em tudo”. Este versículo não prova que havia diaconisas nas
igrejas apostólicas?
Resposta: Não
necessariamente. Esta passagem tem sido entendida de diferentes modos: (1)
Paulo pode estar se referindo às mulheres
dos diáconos (Calvino). Porém, ele emprega para elas a expressão “é
necessário” (1Tm 3.11), que foi a mesma que empregou para os presbíteros (3.2)
e os diáconos (3.8), ao descrever suas qualificações. Logo, não nos parece que
o apóstolo se refira às mulheres dos diáconos. (2) Paulo pode estar se
referindo à todas as mulheres da igreja;
entretanto, é bastante estranho que ele tenha colocado instruções para todas as
mulheres bem no meio das instruções aos diáconos! (3) Paulo pode estar se
referindo às assistentes dos diáconos,
mulheres piedosas, que prestavam assistência em obras de misericórdia aos
necessitados das igrejas (Hendriksen). (4) Paulo se referia à diaconisas. Porém, é no mínimo estranho
que Paulo não empregou o termo apropriado para descrever a função delas
(diaconisas), já que ele vinha falando de presbíteros e diáconos. A opção 3 nos
parece a melhor e mais provável: havia mulheres piedosas nas igrejas apostólicas,
não ordenadas como “diaconisas”, que ajudavam os diáconos nas obras de
misericórdia, trabalhando diretamente com as mulheres carentes e necessitadas.
É a estas que Paulo aqui se refere.
Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, vice-presidente
do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e presidente da Junta de
Educação Teológica da IPB.
Fonte:http://tempora-mores.blogspot.com.br/2014/01
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