No inicio de agosto,
uma foto em que uma mulher está sentada, olhando para o celular, enquanto um
bebê está deitado sobre um pano no chão. A imagem, tirada no saguão de um aeroporto,
foi postada por um usuário do Snapchat, que escreveu “quem deixa o bebê no chão
desse jeito?”
Enquanto conclusões
precipitadas rodavam o mundo, a verdade veio à tona. A mulher é uma Norte-americana
Molly Lensing. No dia em que a foto foi tirada, ela e a criança tinham dormindo
no chão do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados
Unidos, enquanto esperavam há dias uma conexão da Delta Airlines para voltar
para casa.
Molly voaria na
segunda-feira, mas sua viagem foi cancelada. Na terça-feira, o voo atrasou seis
horas, o que fez com que ela perdesse sua conexão em Atlanta. Ela voaria novamente
à meia-noite, mas o voo foi cancelado de última hora. Depois de ficar mais de
quatro horas tentando resolver aquela situação, ela e o bebê tiveram que dormir
no aeroporto para esperar até o dia seguinte. No momento em que foi
fotografada, na quinta-feira, Molly havia se levantado para pedir aos seus
pais, pelo celular, que fossem busca-las de carro.
Você já reparou como é
fácil enumerar os defeitos e criticar alguém antes mesmo de conhecer os fatos? Julgamos
alguém que vimos somente alguns instantes, e comentamos pela aparência e
condenamos por causa de uma imagem.
Apenas com um clique
através de um celular, em poucos minutos, uma mãe teve sua vida invadida por
milhares de pessoas desconhecidas. Não se sabia quem era a mulher e o que está
acontecendo. Mas a maioria das pessoas tomou a atitude de apontar e criticar
que tipo de mãe ela era.
Tal comportamento
mostra como muitas pessoas preferem dar o seu veredicto mesmo sem saber sobre o
que estão opinando. Buscam falhas em outras para mostrar suas convicções.
No caso da foto,
quantas pessoas a viram. Mas quem ofereceu ajuda à mãe? Aqueles que estavam por perto e de
fato poderia ter feito algo decidiram, em vez disso, fotografar a cena e
divulgar nas redes sociais.
Atualmente, a internet
é um meio que facilita o julgamento. Se posta algo sobre alguém, sem
autorização e, depois que o post é replicado muita e muitas vezes, e o estrago
está feito. Aí fica difícil reverter uma história contada na primeira postagem.
Talvez se empresa de aviação não tivesse se pronunciado sobre a historia dessa
mãe, até o presente o momento as criticas descriminada continuaria sendo feitas.
Uma imagem não “Vale
mais que mil palavras” e, por isso, uma pessoa não pode ser interpretada
dependendo apenas do ângulo em que é fotografada.
Em vez de julgamos de
julgamos devemos, se faz necessário ter conhecimento de causa e antes de tudo
precisamos fazer gentileza. E, se algum dia estiver na posição de julgar,
devemos fazê-lo não pelo que vemos, mas pelos fatos.
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