terça-feira, 6 de dezembro de 2016

SODOMA E GOMORRA

                                      Resultado de imagem para sodoma e gomorra


Há muito anos atrás mais especificamente no ano de 1965 o pastor Billy Grham escreveu um livro intitulado “O mundo em chamas”, em que comentava sobre a espiritualidade dos americanos, o afastamento de Deus, a falta de compromisso e dos males que poderia atravessa esta nação por ter resolvido entregar-se a forma de vida que desagradaria ao Senhor. Hoje vemos como o povo americano se entregou ao pecado, mas vou além, como o mundo está no maligno, e isso, tem cheirado mal perante Deus e como em Sodoma e Gomorra brevemente a terra provará o juízo de Deus.  Infelizmente males que também tem assolado não somente a terra como também muitas igrejas. Paulo escrevendo em 2 Timóteo 3.1-5 fala sobre os homens nos finais dos tempos como amantes de si mesmos e totalmente carnais situação bem parecido em Sodoma e Gomorra. Jesus também comparou os dias finais do fim do mundo semelhante aos dias de Ló em Sodoma (Lc 17.28,29), como tais cidades foram visitadas pela ira de Deus.
Sodoma e Gomorra são de acordo com a Bíblia, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre caídos do céu. Segundo o relato bíblico, as cidades e os seus habitantes foram destruídos por Deus devido à prática de atos imorais, segundo a moral dos Antigos Israelitas; Entretanto, os arqueólogos nunca encontraram nenhuma evidência significativa da existência de Sodoma e Gomorra.
 A expressão "Sodoma e Gomorra" se aplicam, por extensão, às cinco cidades-estado do vale de Sidim, no mar Morto (também chamado mar Salgado): Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela, também chamada de Zoar (Gn 14.3).
O vale de Sidim ("Vale dos Campos") era descrito como um lugar paradisíaco. (Gn 13.10);  Ocupava uma área aproximadamente circular no vale inferior do mar Morto, atualmente submerso pelas suas águas salgadas. A região é chamada em hebraico de Kikkár que significa "bacia". A pequena península na margem oriental do mar Salgado, é chamada em árabe de El-Lisan que significa "a língua". Desde a península de El-Lisan ao extremo sul, se estenderia o Vale de Sidim. O seu fundo registra uma profundidade de 15 a 20 metros, enquanto para norte da península, o fundo desce rapidamente para uma profundidade de 400 metros.
 POSSÍVEIS CRIMES DE SODOMA
 Após o retorno de Abraão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma eram grandes pecadores contra Deus. (Gn 13.13).  Porém, isso não impediu uma coexistência pacífica entre os habitantes de Sodoma com o patriarca Abraão, e com o seu sobrinho, . Mas, mostra que estes povos não estavam bem diante de Deus.

1.      Alguns escritos judaicos clássicos enfatizam os aspectos de crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros.
2.      Uma tradição rabínica, exposta na Mishnah, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão.
3.      Alguns textos rabínicos acusam os sodomitas de serem blasfemos e sanguinários.           
4.      Outra tradição rabínica indica que Sodoma e Gomorra tratavam os visitantes de forma sádica. Um dos crimes cometidos contra os forasteiros é quase idêntico ao de Procusto (o esticador), na mitologia grega, dizendo respeito à "cama de Sodoma" (midat sodom), na qual todos visitantes eram obrigados a dormir. Se os hóspedes fossem mais altos, eram amputados, se eram mais baixos, eram esticados até atingirem o comprimento da cama. Representando a intolerância ao seu semelhante.

5.      O relato bíblico sobre Sodoma, Gomorra e cidades vizinhas, que foram destruídas por Deus por causa da terrível perversão sexual de seus habitantes. (Gênesis 18.20-19.29) O versículo 7 do livro bíblico de Judas diz: “Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso nada natural, são postas diante de nós como exemplo de aviso.” 

OBS: Deus não havia dado nenhuma lei moral ao povo de Sodoma e Gomorra. Mas como todos os humanos, eles haviam recebido de Deus a faculdade da consciência. Assim, Ele podia com toda a razão considerar aquelas pessoas responsável por suas ações. (Romanos 1.26, 27;  2.14, 15) De modo similar, eram considera todos os humanos responsáveis por suas ações, quer aceitem sua Palavra, a Bíblia Sagrada, quer não (2 Tessalonicenses 1.8, 9).

VERDADES IMPORTANTES:
1.      Abrão sabia de Sodoma e Gomorra, conviveu com a presença de tais cidades, mais nunca se envolveu e nem habitou nelas;
2.      Ló era diferente de Sodoma, mas mesmo assim, escolheu Sodoma pela aparência e habitou nela.
3.       Quem condenou Sodoma e demais cidade foi Deus (Gn 18.20).

 POR QUE LÓ ESCOLHEU SODOMA?
1.      Tinham muito bens juntos na terra (Gn 13.6);
2.      Contenda entre os pastores de ló e Abrão (Gn 13.7);
3.      Abrão não queria contender com ló, pois eram irmãos (Gn 13.8);
4.      Abrão aconselhou a separação (gn 13.9);
5.      Porque tinha melhor aparência “era como um jardim do senhor”(Gn 13. 10).

A PRESENÇA DE DEUS:
1.      O Senhor é justo (Gn 19.15b);
2.      Os anjos pegaram pela mão (Gn 19.16);
3.      O senhor é misericordioso (Gn 19.19.16);
4.      Pois fora da cidade da cidade, Ele livra (Gn 19.16);

AÇÕES HUMANAS (observação, escolha e decisão).
1.      Escapa-te por tua vida (Gn 19.17);
2.      Não olheis para trás (Gn 19.17);
3.      Não pares em toda esta campina (Gn 19.17);
4.       Escapa para o monte para não morrer (Gn 19.17).
O livro de Provérbios fala da seriedade das nossas escolhas.  “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14.12; 16.25).“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvido aos conselhos.” (Pv 12.15). Certa vez alguém disse “O homem é a soma das decisões que já tomou.”
Concluímos: compreendemos que haverá juízo de Deus, Deus tudo sabe e nada é oculto aos seus olhos e chega o momento em que Deus dirá basta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário