domingo, 1 de novembro de 2020

O Processo de Deus na vida de José Texto base: Gn 37.5-8 e 45. 4-7

 


Introdução

Em nossa jornada de vida cristã aprendemos muito à medida que aproximamos de Deus. De modo gradativo somos trabalhados por Deus e movidos em esperança e por suas promessas. E, esta passagem é direcionada a todos aqueles que têm promessas de Deus em sua vida. Nós vamos meditar é no intervalo, entre a promessa e o concretizar da benção. Há toda uma técnica, uma maneira, um modo, um procedimento, um meio para que a promessa se concretize. Podemos dizer que entre a promessa, o inicio daquilo que Deus prometeu e o concretizar dessa promessa chamamos de processo ou aperfeiçoar de Deus em nós. Observe que Deus dá sonhos a José (Gn 37.7,9). Mas, Deus não mostra a José o que ele iria passar até receber ou ter a concretização do Sonho ou da promessa.

I)                   É importante mencionar:

·         A História de José. (seu nascimento, seu crescimento, filho de Raquel mulher amada de Jacó, muito amado pelo pai recebeu a túnicas de varias cores, era o fiscal de Jacó, nada amado pelos seus irmãos)

·         O processo de Deus na vida de José. (lançado na cova, vendido como escravo pelos seus irmãos, esquecido pela família, dado morto ao seu pai, escravo de Potifar, acusado, e caluniado sem direito de defesa pela mulher de Potifar, vai para a prisão e ali ajuda o carcereiro a cuidar de preso, interpreta o sonho do copeiro e do padeiro).

II)                Três versículos:

a)      “vaso se quebrou ...,tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer”(Jeremias 18.4).

b)      “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; ” (Fp 1.6).

c)      “Jesus respondeu: Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". (Lc 9.62).

III)             O que é o processo de Deus tem a vê comigo?  Tem a ver com renúncia, tem a ver com transformação, mudança, tem a ver com aperfeiçoamento ou chegar no ponto em que Deus quer. Compete a cada um de nós em não abandonar o processo de Deus. Vemos que Jacó pede para José visitar os irmãos; José estava em obediência e os seus irmãos conspiraram contra ele para matá-lo (Gn 37.18). Os irmãos queriam o matar e lançar na cova (Gn 37. 20)

IV)             O lançar na cova é:

·        . É o início do ministério.

·         A fornalha de fogo não foi o fim de Sadraque, Mesaque e Abdenego.

·         A cova dos leões não foi fim de Daniel. Mas, o inicio do cumprimento da promessa.

V)                A verdade é que todos estão no processo. 1). Uns no início, outro no meio e outro no final. 2). Nada vem de graça, tudo tem um preço. 3)  Nos somos no dia de hoje, o processo que passamos ontem.

VI)             Deus está trabalhando: 1) O processo de Deus não é para a morte, e sim, para vida. 2) José é vendido para caravana de Ismaelita por 20 moedas de prata, um prisioneiro, vai para casa de Potifar para ser escravo (não tem vontade, não faz o que quer).

VII)          Por que um escravo? Deus queria trabalhar algo mais na vida de José; José tinha alguma coisa para ser trabalhado. Veja os irmãos estava no campo e  José fiscalizava, tinha posição de destaque junto ao pai, a vezes parece mais junto do pai e trazia má fama deles para o pai (Gn 37.2).  Não diz boa e má fama. Apenas a má, talvez os seus irmãos só fizessem coisa má. É tipo obreiro vento, só (traz má noticia).

VIII)       importante dizer: 1) A benção está em servir e obedecer; 2) quanto mais José servia, mais ele crescia. 3) Quanto mais ele crescia, mais se comprovava que Deus era com ele. “O Senhor estava com José” (Gn 39.2,3, 5, 21,23). Não é José que era com Deus. “Uma coisa é conhecer a Deus e outra é Deus te conhecer”. “Uma coisa é servir a Deus quando estamos em cima à outra é servir quando vc não está favorecido”, precisamos servir a Deus em todas as situações da vida.  

OBS: Não prisão, em meio ao processo de Deus José interpreta sonhos. Poderia pensar parece que a promessa que Deus havia feito não combinava com o que José estava vivendo. A promessa é uma, mas a minha vida é outra. A coisa pode até sair do nosso controle, mas. Deus está no controle. A promessa de Deus não vai para o endereço errado.

IX)            . Precisamos entender que o caminho do processo é:

1)      É árduo; 2) exige esforço e 3) Mas, nos leva a uma vida de comunhão com Deus.

Conclusão:

       Entenda que Deus sabe como trabalhar em nossa vida, e precisamos ter consciência de tudo que Deus faz é bom.

1)      “Não abandone o processo de Deus”. 2) O processo de Deus em nós leva ao aperfeiçoamento. 3) O processo de Deus nos condiciona para receber a benção.

                                            Fraternalmente em Cristo.

 (Livro Mensagens para os nossos dias, Josué de A Soares.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário