A ceia é: 1) uma ordem de nosso Senhor: "Fazei isto.."; 2) Faz-se em memória do seu amor: "em memoria de mim"; 3) Um laço de comunhão entre Cristo e a Igreja; 4) Um testemunho de Cristo, seu sofrimento e morte e 5) Uma confissão de nossa esperança: "...até que ele venha".
O pão e o vinho são símbolos singulares no seu significado e apontam para os fundamentos da fé Cristã. O pão, "o corpo" do Senhor Jesus; o vinho, "o sangue", nisto nós podemos ver:
I - A Encarnação de Cristo:
a. O pão: a figura ou representação do seu corpo. O Senhor disse: "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; (Hb 10,5).
b. Jesus não tomou a natureza dos anjos, mas sim a nossa (Rm 8.3).
c. Jesus entregou voluntariamente (Fp 2.7-8).
II- Sua devoção: O Senhor agradeceu. Ele tomou o pão, o símbolo do seu corpo, que logo depois foi crucificado.
III- Seu sofrimento: Jesus partiu o pão. Judas foi um instrumento na via dolorosa de Cristo (Ef 5.2; Jo 10.18; Mt 18.7).
IV- Sua substituição:
a. Este é o meu corpo oferecido por vós (Lc 22.19; Is 53.5).
b. De forma semelhante o vinho, o precioso sangue, que foi derramado por nós (1Pe 1.19).
V- Seu convite:
a. Tomai, comei, bebei. A expiação está consumada. Pela fé, aproprie-se daquilo que aqui é oferecido simbolicamente. O sangue, o preço por nossas almas.
b. Sua finalidade: fazei isto em memoria de mim.
c. A gloriosa esperança: até que Ele venha (Jo 14.1-3).
Conclusão:
A ceia do Senhor deve ser realizada até que Ele venha (1 Co 11.26). Portanto, até que Ele venha: a) Esperar o Senhor (Tt 2.13; Fp 3.20-21; 1 Jo 3.3). b) Anunciar a sua morte (1 Co 11.26); c) Trabalhar (Lc 19.13); d) A,ar a sua vinda (2 Tm 4.8); Estar preparado como uma noiva (Ap 21.2) e por ultimo permanecer em santificação (1 Ts 5.23).
Fraternalmente em Cristo.
Josué de Asevedo
Deus abençoe sempre o santo homem de Deus pastor Josué Soares. Deus seja louvado.
ResponderExcluirProfessor Josué, a minha oração que Deus conserve com saúde, e prospere sempre o seu ministério.
ResponderExcluir