O ensino dos sábios é fonte de vida e afasta o homem das armadilhas da morte. (Pv 13.14).
Como já foi comentado anteriormente as Técnicas de Ensino representam maneiras particulares de se organizar as condições externas à aprendizagem, com a finalidade de provocar as modificações comportamentais desejáveis no aluno. Sabemos que os indivíduos diferem entre si. Em consequência, fica difícil encontrar dos alunos que sejam iguais: em capacidade, nível de maturação, preparo escolar, resistência à fadiga, etc.; não se pode ignorar tal fato, por isso, um bom plano de estudos deve alternar as técnicas. Vejamos: 1) Estudo Dirigido: a característica dessa técnica é que o aluno estuda e aprende por si só. 2) Estudo de Caso: o aluno vivencia uma situação real. 3) Instrução Programada: a comunicação direta entre o professor e o aluno é substituída pelo acompanhamento de um programa pelo aluno. 4) Dinâmica de Grupo: efetivo dos grupos: mínimo 3; ideal: 5; máximo: 7. 5) Exposição Oral: possui a característica de muita informação em pouco tempo. ORGANIZAÇÃO DA AULA A aula é o espaço de tempo em que o professor/instrutor propicia aos alunos, de forma organizada e dentro de uma técnica determinada, a aprendizagem de um ou mais assunto. Podemos dividir o planejamento didático de uma aula da seguinte forma: FASES DE UMA AULA: a) PREPARAÇÃO: Nesta fase o professor deverá, em primeiro lugar, consultar o currículo do curso, em seguida, selecionar e reunir as fontes de consulta, estudar o assunto, verificar o local da aula, preparar os recursos instrucionais, elaborar o plano de aula, etc. b) EXECUÇÃO: esta fase compreende desde o início até o seu término em sala de aula, e divide-se em cinco etapas, são elas: 1) INTRODUÇÃO: destina-se a apresentar a aula de modo a preparar o aluno e despertar a aula de modo e preparar o aluno e despertar o seu interesse. O professor apresenta: O resumo da aula anterior, títulos e tópicos, objetivos e incentivo. Tem uma duração aproximada de 10 % do temo da aula.
2) EXPLICAÇÃO: é o momento em que o professor irá ensinar efetivamente o assunto. Tem a duração aproximada de 60% do tempo de aula. 3) APLICAÇÃO: é a etapa em que os alunos vão praticar o assunto que acabaram de aprender na explicação. Tem a duração aproximada de 10% do tempo da aula. 4) VERIFICAÇÃO: destina-se a avaliar o grau de aprendizagem dos alunos através de testes, perguntas orais e tarefas, tem a duração aproximada de 10% do tempo de aula. 5) SUMÁRIO: é a etapa em que se realiza uma revisão dos pontos mais importantes da aula de modo a reforçar a aprendizagem e tem a duração aproximada de 10% do tempo de aula. 6) ANÁLISE: esta fase da aula tem por finalidade buscar o aperfeiçoamento didático do professor. Deve ser realizada imediatamente após a aula pelo próprio instrutor ou durante e depois da aula por um avaliador qualificado. OBJETIVOS A determinação dos objetivos é o processo mais importante de quantos estão implicados na educação. Sem eles, o professor não pode saber o que ensinar, nem pode dia a dia ou ao final de um período, julgar seu progresso no ensino ou o dos alunos na aprendizagem como resultado do ensino. O método carece de sentido se não se rege em função de determinado resultado previsto. O mestre é um criador. Todo criador deveria conhecer sua obra antes de planejá-la. Decidir as aprendizagens resultantes do ensino, os resultados que os alunos deve atingir ao longo do curso. Na EBD não é diferente o professor deve está voltado a sua revista de professor e ler com atenção e focar no objetivo geral e nos objetivos específicos; pois este é o caminho que deverá trilhar, tendo como base cada item ali indicado. CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS. 1) Gerais ou Educacionais: São complexos e alcançáveis em determinado período de tempo. Ex: O objetivo da disciplina, 2) Específicos ou Ensino: São mais simples, concretos, alcançáveis em menor tempo e explicitam desempenhos observáveis, Ex: Objetivos da unidade de ensino ou de aula.
FUNÇÕES DOS OBJETIVOS: 1) Esclarecer os desempenhos visados. 2) Guiar a seleção e a organização dos conteúdos. 3) Guiar a seleção dos recursos. 4) Permitir maior previsão na avaliação dos resultados. 5) Possibilitar o enfoque comum aos instrutores. ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS. O objetivo deve ser descrito utilizando-se um verbo que determine a conduta, tendo-se o cuidado de não utilizar verbos ambíguos. A redação dos objetivos iniciará com o verbo no modo infinitivo, deverá conter uma só ação e ser coerente com o tempo e recurso disponíveis. Em síntese, um objetivo deve ser preciso, conciso e claro. Podemos relacionar alguns verbos a serem usados: Apresentar, relacionar, afirmar, definir, identificar, listar, citar, nomear, efetuar, desenvolver, destacar, asseverar, conceituar, mostrar, destacar apontar, situar, reconhecer, distinguir, conscientizar, explicar, aplicar e etc. TIPO DE PERGUNTAS 1) GERAL: Este tipo de pergunta tem por finalidade: a) despertar o interesse e o raciocínio dos alunos; b) Aumentar a participação da classe e c) verificar a aprendizagem, 2) REVERSA: Consiste em o professor reverter para o aluno um pergunta que o tenha sido feita por este. É usada com a seguinte finalidade: a) Ganhar tempo para pensar na resposta; b) Permitir a participação do aluno. 3) REDISTRIBUIR: Consiste em distribuir para a turma, pergunta feita por aluno. Este tipo de pergunta destina-se: a) Ganhar tempo para pensar na resposta; b) Aumentar a participação da turma; c) Obter a atenção da turma. 4) DIRIGIDA: É a pergunta feita diretamente a um aluno. Serve para: a) Verificação a aprendizagem; b) Obter a atenção dos alunos; c) Interromper conversas.
ETAPAS DA TÉCNICA DE PERGUNTAS 1) Faça a Pergunta. 2) Espere que todos pensem na resposta. 3) Elogie e repita a resposta correta para turma. 4) Se um aluno responder errado, solicite a resposta de outro aluno. 5) Se nenhum aluno responder, solicite a opinião de um, chamando-o pelo nome. 6) Repita com destaque a resposta correta. MANTENDO A LIDERANÇA EM AULA O aluno que deseja argumentar com o intuito de atrapalhar, proceda da seguinte forma: a) Mantenha-se calmo. b) Deixe-o cometer um erro. c) Consiga a opinião da maioria. d) Caso insista, não prolongue a discussão, diga apenas esta é uma forma de você considerar a questão. TIPO DE AVALIAÇÃO 1) Diagnóstica: Feita antes do ensino, a fim de detectar interesses, experiências anteriores, deficiências e opiniões do aluno sobre o que ele vai aprender. 2) Formativa: Feita com frequência durante o curso. 3) Somativa: ao final do curso, após a apresentação do assunto. MEDIDA DE APRENDIZAGEM OU AVALIAÇÃO É o conjunto de meios ou instrumentos utilizados para verificação do rendimento escolar do aluno. A medida diz respeito ao aspecto quantitativo de aprendizagem. INSTRUMENTOS DE MEDIDA; Provas, testes e trabalho. TIPOS DE PROVA: Escrita (Discursiva ou Objetiva). Oral, prática e mista. Prova objetiva: é aquela cujas questões admitem uma única resposta, sendo seu julgamento, permitindo uma correção justa e imparcial. Prova discursiva: é aquela em que o aluno tem liberdade de elaborar o conteúdo das respostas e a forma de dirigir, cabendo ao professor o julgamento baseado em critérios estabelecidos.
QUALIDADE DE UMA PROVA a) Validade: a prova deve medir o que foi ensinado e como foi ensinado de acordo com o currículo da disciplina. b) Objetividade: as questões devem ser claras e precisas, evitando-se ambiguidade de interpretação e correção. c) Abrangência: a prova deve abranger todos os assuntos previstos para aquela avaliação e não se restringir a partes dos mesmos. d) Descriminações: a variação de dificuldades das questões de uma prova deve permitir descriminar os Bons dos Médios e dos Fracos alunos, contendo assim, questões: fáceis, médias e difíceis. A dificuldade das questões deve ser referente ao próprio assunto e não ser criada pelo professor.
Fraternalmente em Cristo.
Parabéns pelo artigo professor.
ResponderExcluirVai ajudar muito professores da EBD, Deus abençoe!
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