terça-feira, 13 de dezembro de 2022

TÉCNICAS DE ENSINO - SEMINARIO BÍBLICO PLENO SEMANAL- SBP


  Prof. Josué de A. Soares.

E-mail: asevedosoares@yahoo.com.br

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                                                             TÉCNICAS DE ENSINO



As técnicas de ensino são recursos auxiliares e a maneira de utilizá-los para efetivação da aprendizagem pelo aluno. É um recurso didático de que o professor se serve para efetivar o momento ou parte do método, na realização da aprendizagem. Compreende-se que às técnicas podem ser: 1) Individualizadas: É uma técnica que objetiva promover o contato direto entre os alunos para a discussão de um dado conhecimento, contribuir para a socialização dos alunos e criar atitudes mais científicas e objetivas sobre a realidade.

2) Socializadas: O principal objetivo do método de ensino socializado é o trabalho em grupo, visando à interação social e mental que advém dessa forma de trabalhar. Por essa metodologia, a preocupação maior está na integração do educando ao meio social, além da necessária troca de experiências tanto em níveis cognitivos como afetivos.

3) Sócio individualizada: Estratégias de ensino que combinam as duas atividades. A individualizada e a socializada, alternando em suas fases os aspectos individuais e sociais.

COMUNICAÇÃO ORAL

A comunicação é um fator preponderante nas relações entre os seres humanos. No mundo moderno, ainda mais que no passado, todos os atos sofrem a influencia dos indivíduos, bem como, a cooperação e o entendimento entre os homens, estão inteiramente ligados à capacidade de se comunicar.

Conceito de comunicação: É o processo pelo qual os homens se relacionam, transmitindo e recebendo ideias, impressões e imagens.

A nossa comunicação pode ser: Falada, escrita e a gestual. Tipos de linguagens (no campo da oralidade): 1) A culta – A linguagem culta é aquela que segue o estipulado pelos dicionários e manuais de gramática; 2) A Grupal – Pode ser Gíria ou técnica.

3) A vulgar: é extremamente fora do padrão gramatical e faz parte da fala dos analfabetos ou semianalfabetos. As estruturas gramaticais são “bagunçadas” e barbarismos são frequentes ou uso frequentes de palavras torpes. 4) A coloquial: compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais do dia-a-dia como numa conversa entre amigos. 5) A Regional: é a linguagem que possui um certo sotaque de alguns lugares. ELEMENTOS IMPRESCINDIVEIS À COMUNICAÇÃO. O TRASMISSOR: O elemento que transmite a mensagem. O RECEPTOR: Àquele que recebe a mensagem. MENSAGEM: O conteúdo a ser transmitido e recebido. CANAL/MEIO: O meio utilizado para transmitir a mensagem. CÓDIGO: Linguagem utilizada para se comunicar; esta deve ser comum para que seja efetivada a comunicação. CARACTERÍSITCA DA VOZ (Emissão dos sons). TONALIDADE Grau de acuidade ou gravidade da voz (Graves ou agudos). INFLEXÃO: Modulação da voz (variação do tom). TIMBRE: Qualidade do som que permite distinguir as vozes. ÊNSAFE: Variação da intensidade da voz. ASPECTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL CONTATO VISUAL: Olhar francamente para todos os alunos (varrer com o olhar toda a classe). APARÊNCIA: Maneira de vestir-se, cuidado com o cabelo, barba, sapato, etc. POSTURA: Posição do corpo (evitar encostar-se ou apoiar-se). MOVIMENTAÇÃO: Deslocar-se eventualmente, evitando permanecer muito tempo na mesma posição. GESTICULAÇÃO: Movimento adequado dos braços e das mãos.

BLOQUEIO À COMUNICAÇÃO. A deficiência da comunicação humana reside em bloqueios decorrentes fundamentalmente de dois fatores. a) Personalidades, e b) Linguagem. Os bloqueios devido à personalidade são originários dos preconceitos do tipo de educação, da hereditariedade, do meio, das experiências individuais e do estado fisiológico e emocional. Os bloqueios decorrentes da linguagem são originários das confusões entre opiniões, descuidos no emprego de palavras abstratas, os desencontros quando não se compartilha o significado das palavras, palavras ou expressões capazes de despertar antagonismo. Exemplos: Expressões que demonstrarem dúvidas quanto a inteligência do aluno (Quem se arrisca? Quero ver quem é capaz, etc..). Repetições excessivas durante a expressão oral (certo/certo, tá certo/tá certo, ai/ai, tá/tá, é/é, né/né). Palavras referentes a nacionalidades, raças, religiosidade, regionalidade, biótipo da pessoa etc. (Ex: Negão, Judeu, Paraíba, baiano, baixinha, irmãzinha, careca etc...) PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM É fundamental que compreendamos a importância que passou a ter a Psicologia para o desenvolvimento da aprendizagem. Hoje o professor/instrutor não é apenas um mero transmissor de conhecimentos. Este através da Psicologia da aprendizagem, tem que captar aquilo que seus alunos, compreender suas ansiedades, predizer aquilo que seus alunos serão capazes de cumprir, para poder então transmitir conhecimentos, modificando assim o comportamento de sua classe. PRINCIPAIS VANTAGENS DOS RECURSOS INSTITUCIONAIS. 1) Atuam sobre os sentidos, facilitando a aprendizagem. 2) Melhoram a retenção do conhecimento. 3) Atuam como incentivos. 4) Economizam o tempo. 5) Reforçam a comunicação oral. 6) Contribuem para se obter o estado de atenção. Alguém disse: Se ouço decoro, se Leio entendo e se vejo aprendo.

CUIDADO NA UTILIZAÇÃO DO QUADRO DIDÁTICO. 1) Apagar o quadro de cima para baixo. 2) Dividir o quadro em áreas se houver muito a escrever. 3) Escrever de maneira legível e correta, podendo abreviar. 4) Utilizar a caneta/Giz de diferentes cores. 5) Apresentar o assunto em resumos e esquemas. 6) Utilizar gravuras ou material de desenhos quando necessários. 7) Evitar permanecer muito tempo de costas para a turma. 8) Falar enquanto escreve. CUIDADO NA UTILIZAÇÃO DE DATA SHOW. 1) Instalar em um lugar adequado, arejado e manter limpo. 2) Ligar o data show. 3) Projetar as informações desejadas. 4) Desligar o data show, após dar um tempo suficiente para que a turma leia e entenda a informação exposta. 5) Faça comentários e explique afastando-se da imagem projetada. 6) Se possível uma caneta para apontar diretamente na projeção ou uma vereta para apontar na tela. CONCEITOS IMPORTANTES: PSICOLOGIA: é a ciência do comportamento. Procura compreender, predizer se necessário modificar o comportamento. APRENDIZAGEM: É a mudança de comportamento que resulta da prática ou da experiência. COMPORTAMENTO: é toda reação do organismo a um estímulo. PROCESSO DE APRENDIZAGEM À aprendizagem é desenvolvida através dos domínios do comportamento, os quais podem ser assim divididos: a) Cognitivo: envolve a utilização da capacidade intelectual. b) Psicomotor: envolve a utilização de técnicas, habilidades e destrezas. c) Afetivo: envolve a utilização de atitudes e hábitos de conduta socialmente valorizados, de interesses e ideais. CARACTERÍSITCAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM a) Dinâmica: exige atividade constante do aprendiz. b) Contínua: a pessoa aprende durante toda a vida. c) Global: envolve a pessoa em sua totalidade. d) Gradual: parte do mais simples para o mais complexo.

e) Cumulativa: as experiências vão se somando ao longo da vida. CONDIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM a) Internas:  Motivação: é a energia interna que desencadeia, dirige e mantém ou modifica o comportamento em direção a um objetivo.  Estado de alerta: só percebemos o que nos desperta a atenção. Isto quer dizer, que aprendemos com mais facilidade aquilo que mais nos toca, aquilo que mais gostamos e aquilo que mais nos interessa.  Habilitação inicial: conseguida somente quando o organismo atinge o estágio adequado de desenvolvimento físico e neurológico. b) Externas:  Técnica: de aula utilizada pelo instrutor.  Atenção: do instrutor.  Ambiente: que deve ser favorável. TÉCNICAS DE INCENTIVAÇÃO Incentivo: é o objeto ou situação externa que vai ativar os motivos. 1) Correlação/real: contar um caso verídico que tenha relação com o que vai ser ensinado em aula. 2) Persuasão/oral: convencer a turma da utilidade da matéria, utilizando argumentos convincentes. 3) Participação ativa: propor um tema para debate, individual ou em grupo, durante curto espaço de tempo. 4) Insucesso inicial: apresentar um problema de difícil solução que demonstre a falta de conhecimentos do aluno sobre a matéria a ser ensinada. 5) Êxito inicial: apresentar questões ou problemas de fácil solução demonstrando que a matéria não é difícil. 6) Leitura e comentário de texto: ler e/ou comentar um texto que trate do assunto da aula. 7) Competição: promover competições positivas oferecendo recompensas e prêmios. Diga ao aluno o que ele vai aprender, o que se espera dele e mostre a necessidade do assunto.

                                                   Fraternalmente em Cristo,
                                                  Josué de Asevedo Soares 

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