sexta-feira, 14 de novembro de 2025

LIVRE-ARBÍTRIO, PREDESTINAÇÃO E LIVRE AGÊNCIA: UMA ANÁLISE TEOLÓGICA A PARTIR DE AGOSTINHO, LUTERO, CALVINO E WESLEY

                                                                                                                                                                                                                                                                                

                             

    

                                                                                                                     Por Josué de Asevedo Soares

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista teológico e histórico, três conceitos fundamentais da doutrina cristã: livre-arbítrio, predestinação e livre agência. Para isso, parte-se do desenvolvimento histórico dessas categorias, com destaque para quatro dos mais influentes pensadores da tradição cristã ocidental: Agostinho de Hipona, Martinho Lutero, João Calvino e John Wesley. Cada um, em seu contexto, contribuiu significativamente para a compreensão da relação entre soberania divina e responsabilidade humana. O estudo mostra como a teologia da graça, a corrupção da natureza humana e a leitura bíblica moldaram diferentes interpretações, resultando em sistemas doutrinários distintos, porém inter-relacionados.


Palavras-chave: Livre-arbítrio; Predestinação; Livre agência; Agostinho; Lutero; Calvino; Wesley; Soteriologia.

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ABSTRACT

This article aims to analyze, from a theological and historical perspective, three fundamental concepts of Christian doctrine: free will, predestination, and free agency. It examines the development of these categories with special attention to four influential thinkers of the Western Christian tradition: Augustine of Hippo, Martin Luther, John Calvin, and John Wesley. Each contributed decisively to the understanding of the relationship between divine sovereignty and human responsibility. The study demonstrates how views on grace, human corruption, and biblical interpretation shaped different doctrinal systems that, while distinct, remain interconnected.

Keywords: Free will; Predestination; Free agency; Augustine; Luther; Calvin; Wesley; Soteriology.

INTRODUÇÃO

A tensão entre a soberania de Deus e a liberdade humana é um dos temas mais centrais e debatidos da teologia cristã. Desde o período patrístico, passando pela Reforma e chegando ao metodismo do século XVIII, grandes teólogos ofereceram respostas distintas à pergunta: qual é a verdadeira relação entre a ação de Deus e a decisão humana?

Este artigo examina essa temática sob a ótica de Agostinho, Lutero, Calvino e Wesley, enfatizando três conceitos-chave:
(1) livre-arbítrio,
(2) predestinação e
(3) livre agência.

O objetivo é apresentar uma análise comparativa fundamentada em escritos clássicos desses autores, situando-os em seus contextos históricos e avaliando suas contribuições para o pensamento teológico posterior.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS DOS CONCEITOS

A Escritura apresenta simultaneamente:

  • A soberania absoluta de Deus (Sl 115.3; Rm 8.29–30).
  • A responsabilidade moral humana (Js 24.15; Rm 2.1–16).

Essa dualidade estabeleceu a base para interpretações distintas ao longo da história.

O livre-arbítrio aparece implicitamente na capacidade humana de obedecer ou desobedecer.
A predestinação é tratada principalmente por Paulo, especialmente em Romanos 8 e Efésios 1.
A livre agência é uma categoria teológica derivada dos textos que afirmam simultaneamente a soberania de Deus e a ação voluntária humana (Gn 50.20; At 2.23).

AGOSTINHO DE HIPONA: GRAÇA EFICAZ E VONTADE CURADA

Agostinho (354–430) foi decisivo na formulação da doutrina da graça. Sua controvérsia com Pelágio o levou a enfatizar a incapacidade humana após o pecado original. Para ele:

  • A vontade humana existe, mas está escravizada ao pecado.
  • O livre-arbítrio, embora real, é incapaz de conduzir à salvação sem a intervenção da graça.
  • A graça é eficaz, transformando a vontade e capacitando-a a crer.

Agostinho afirma:

“O livre-arbítrio não se perdeu, mas se tornou inútil, a não ser que a graça venha em auxílio.”¹

Quanto à predestinação, o bispo de Hipona defende que Deus elege por graça, não por méritos previstos.² Sua visão serviu de base para a teologia reformada posterior.

LUTERO: A SERVIDÃO DA VONTADE

Martinho Lutero (1483–1546), no debate com Erasmo, escreveu sua obra monumental De Servo Arbitrio (“Da Servidão da Vontade”). Para ele:

  • O livre-arbítrio existe apenas no nível civil.
  • No que diz respeito à salvação, a vontade está totalmente incapaz.
  • O ser humano é espiritualmente “cativo”, incapaz de produzir fé ou arrependimento.³

Lutero afirma:

“A vontade humana é como um cavalo: se Deus montá-la, vai para onde Ele quer; se o diabo montá-la, também vai para onde ele deseja.”⁴

Sua compreensão da predestinação é forte, embora menos sistemática que a de Calvino. Para Lutero, a salvação é monergística: Deus opera sozinho.

CALVINO: SOBERANIA DIVINA E LIVRE AGÊNCIA

João Calvino (1509–1564) desenvolve uma teologia mais sistematizada, especialmente nas Institutas. Ele distingue entre:

  • livre-arbítrio natural, que permanece operante para decisões comuns da vida;
  • incapacidade moral, que impede o ser humano de buscar a Deus sem regeneração.

Calvino escreve:

“A vontade humana não é destruída, mas inclinada ao mal de tal modo que não pode querer o bem sem a graça de Deus.”⁵

Calvino também introduz fortemente o conceito de livre agência:

O homem age livremente segundo seu desejo, mas Deus, em Sua soberania, ordena todas as coisas com sabedoria.⁶

Trata-se da “liberdade compatibilista”, na qual:

  • a liberdade humana não é autônoma,
  • mas coerente com o decreto divino.

JOHN WESLEY: LIVRE-ARBÍTRIO RESTAURADO PELA GRAÇA

John Wesley (1703–1791), fundador do metodismo, reagiu ao determinismo calvinista enfatizando:

  • A universalidade da graça (Cristo morreu por todos);
  • A graça preveniente, que restaura o livre-arbítrio para que o pecador possa responder ao evangelho;
  • A predestinação baseada na presciência de Deus.

Wesley afirma:

“A graça preveniente é suficiente para capacitar todos os homens a crer, se assim desejarem.”⁷

Assim, diferente de Agostinho, Lutero e Calvino, Wesley sustenta uma visão sinergística: a salvação envolve uma resposta livre, capacitada pela graça.

COMPARAÇÃO SISTEMÁTICA

Tema

Agostinho

Lutero

Calvino

Wesley

Natureza da vontade

Escravizada ao pecado

Serva, totalmente incapaz

Inclinada ao mal

Enferma, mas restaurada pela graça

Predestinação

Incondicional

Forte, mas pastoral

Incondicional e sistemática

Condicional (presciência)

Graça

Eficaz

Eficaz

Irresistível

Preveniente e resistível

Livre agência

Implícita

Limitada

Compatibilista

Sinergista

CONCLUSÃO

A relação entre livre-arbítrio, predestinação e livre agência continua sendo uma das mais profundas questões da teologia cristã. Agostinho lançou os fundamentos, Lutero radicalizou a incapacidade humana, Calvino sistematizou a soberania divina e Wesley recuperou a participação humana mediante a graça preveniente.

Conclui-se que:

  • Todos afirmam tanto soberania divina quanto responsabilidade humana.
  • Divergem na ordem lógica da salvação.
  • A tensão não é um problema a ser resolvido, mas um mistério a ser reverenciado.

O diálogo entre essas tradições mostra que o cristianismo histórico não é monolítico, mas pluriforme, e que cada sistema contribui para uma compreensão mais rica da relação entre Deus e o ser humano.

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  1. AGOSTINHO, A Graça e o Livre-Arbítrio, p. 45.
  2. AGOSTINHO, De praedestinatione sanctorum, p. 22.
  3. LUTERO, Da Servidão da Vontade, p. 37.
  4. Ibid., p. 45.
  5. CALVINO, Institutas, III.2.8.
  6. Ibid., I.16.9.
  7. WESLEY, Sermões, v. 1, p. 112

Bibliografia

AGOSTINHO. De natura et gratia. Trad. São Paulo: Paulus, 2000.
AGOSTINHO. A Graça e o Livre-Arbítrio. São Paulo: Paulus, 1999.
CALVINO, João. As Institutas da Religião Cristã. 2 v. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
LUTERO, Martinho. Da Servidão da Vontade. São Leopoldo: Sinodal, 2001.
WESLEY, John. Sermões. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
WESLEY, John. Tratado sobre a Perfeição Cristã. São Paulo: Editeo, 2010.
MCGRATH, Alister. Teologia Histórica. São Paulo: Vida Nova, 2012.
OLSON, Roger. Arminian Theology. Downers Grove: IVP, 2006.

 

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