terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PREGOU AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO. 1 PEDRO 3.19


  O versículo em 1 Pedro 3.19 tem gerado diversas interpretações e especulações entre estudiosos da Bíblia, com cada corrente oferecendo uma compreensão distinta sobre o que significa a pregação "aos espíritos em prisão". A seguir, apresentamos algumas das principais interpretações encontradas na literatura:
  1. Cristo pré-encarnado pregando através de Noé: Alguns comentaristas acreditam que o versículo faz referência a Cristo antes de Sua encarnação, pregando por intermédio de Noé (2 Pedro 2.5). De acordo com essa visão, os "espíritos em prisão" seriam aqueles que rejeitaram a mensagem pregada por Noé, sendo agora aprisionados como punição por sua desobediência.
  2. Cristo pregando aos anjos caídos: Outra linha de interpretação sustenta que Cristo teria descido ao lugar onde os anjos caídos estavam encarcerados, pregando a eles Sua vitória. Essa teoria baseia-se na ideia de que alguns desses anjos haviam se corrompido ao abandonar seu estado original e se envolver com mulheres (cf. Gênesis 6.1-4). De acordo com essa visão, a mensagem proclamada por Cristo seria, na verdade, uma declaração de Sua vitória sobre essas entidades malignas (cf. 2 Pedro 2.4).
  3. Cristo pregando aos ímpios antediluvianos: Outra interpretação propõe que, entre Sua morte e ressurreição, Cristo teria descido ao Hades para oferecer uma segunda oportunidade de salvação aos ímpios que haviam vivido antes do dilúvio, ou seja, aos que morreram antes da época de Noé (1 Pedro 3.20). Nessa visão, Cristo teria proclamado o evangelho e declarado Sua vitória, oferecendo a esses indivíduos uma chance de redenção.
  4. Proclamação de vitória sem oferecer uma segunda oportunidade: Uma linha de pensamento considera que o versículo em questão reflete apenas uma proclamação de vitória de Cristo sobre o pecado e sobre os que já haviam morrido, sem a oferta de uma segunda oportunidade de salvação. Essa interpretação sugere que a mensagem é uma advertência para a geração desobediente da época de Noé, que agora se encontra no Hades, aguardando o juízo final. A Bíblia de Estudo Pentecostal, em seus comentários, favorece essa interpretação, alinhando-a com a visão de que o Espírito de Cristo falou através dos profetas em tempos passados (2 Pedro 1.20-21).
  5. Proclamação da vitória de Cristo sobre as forças do mal: No comentário de Shedd, há a interpretação de que Cristo proclamou Sua vitória, mas não evangelizou aos anjos caídos (cf. 2 Pedro 2.4-5). Para Shedd, o versículo 1 Pedro 3.19 é uma afirmação da vitória de Cristo sobre as forças do mal e sobre o inimigo, possivelmente aludindo à passagem de Colossenses 2.15, que descreve Cristo como triunfante sobre as potências demoníacas.

A Bíblia de Estudo NVI aponta algumas críticas importantes às três primeiras interpretações. Primeiramente, a primeira teoria falha ao não relacionar o acontecimento com a morte e a ressurreição de Cristo, como o contexto sugere, uma vez que todos os que morreram antes desse evento estariam em uma condição semelhante. A segunda teoria enfrenta dificuldades devido à presunção de relações sexuais entre anjos e mulheres, algo que as Escrituras refutam, uma vez que os anjos são seres espirituais e não se casam nem se dão a casamento (Mateus 22.30). Já a terceira teoria enfrenta a objeção de que o termo "espíritos" em 1 Pedro 3.19 é tipicamente aplicado a seres humanos apenas quando qualificado, o que sugere que, sem essa qualificação, o termo estaria se referindo a seres sobrenaturais.

Diante dessas dificuldades, parece que as teorias mais consistentes são a quarta e a quinta, que, ao menos em sua interpretação mais simples e direta do texto, se alinham com uma leitura que não necessita de explicações complexas ou pressuposições além do que é explicitamente apresentado. Em todo caso, este versículo continua sendo um desafio interpretativo significativo para os estudiosos da Bíblia.

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  1. A Bíblia de Estudo Pentecostal adota essa visão em seu comentário sobre o versículo 1 Pedro 3.19, enfatizando que a interpretação mais simples e direta parece ser a que se refere à pregação como uma proclamação de vitória de Cristo sobre os inimigos e a desobediência dos tempos de Noé.
  2. A passagem de Colossenses 2.15, mencionada no comentário de Shedd, descreve como Cristo despojou os principados e potestades, triunfando sobre eles publicamente, o que se alinha com a ideia de uma proclamação de vitória.
 Fraternalmente em Cristo.
Josué de Asevedo Soares.

4 comentários:

  1. Parabéns professor muito esclarecedor.

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  2. Informação que chegou na hora certa. Obrigado.

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  3. Vou compartilhar. Deus seja louvado.

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  4. Deus abençoe sempre a sua vida. Bom artigo.

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