quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

EVANGELHO DE MARCOS



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Autor e data:
O autor do evangelho é João Marcos (At 12:12, 25), o primo de Barnabé (Cl 4:10). Certamente é o jovem citado em Marcos 14:51-52, pois Mateus e Lucas não o mencionam, o lençol que o jovem se cobria era de linho, ou seja, de alguém que era rico, o que certamente João Marcos era, pois sua casa era grande o bastante para reunir um grupo da igreja (At 12:12) e possuir uma escrava doméstica (At 12:13). Alguns dizem que a última ceia também poderia ter sido celebrada em sua casa, pelo fato dele se encontrar perto o bastante do acontecimento, para ser descoberto.
Ele vai com Paulo à primeira viagem missionária (At 13:5), mas depois retorna (At 13:13). Posteriormente, no início da segunda viagem missionária, ele quer retornar ao grupo, mas Paulo não concorda (At 15:38). Todavia, a censura de Paulo não permanece imutável, pois mais a frente, cerca de dez anos, ele diz que Marcos é seu cooperador (Cl 4:10, File 24, II Tim 4:11). Pedro também elogia Marcos (I Pe 5:13).
Papias, bispo de Hierápolis (130 DC), Justino, o Mártir (150), Irineu, bispo de Lyon (178-195) e Clemente de Alexandria (200), citam que Marcos escreveu aquilo que recebeu de Pedro, chegando até a chamar o evangelho de Marcos de ‘Memórias de Pedro’. Orígenes e Jerônimo também concordam como esta opinião.
Alguns argumentos sustentam esta possibilidade, pois Pedro é citado 23 vezes em Marcos, enquanto os outros discípulos são citados em bem menor número.
A maioria dos estudiosos considera este o evangelho mais antigo. Deve ter sido escrito por volta do ano 50 – 60 DC.

Público-alvo
            Marcos escreve para os romanos. Várias são as evidências corroborativas:
·         Seus leitores não estavam familiarizados com o aramaico ou com o hebraico e Marcos traduz as palavras todas as vezes que as cita (5:41, 7:11, 7:34, 10:46, 15:22, 15:34).
·         A apresentação de um evangelho impactante, um Jesus que age, um Jesus de ação, para um Império que era forte e agia.
·         Os termos latinos que Marcos utiliza revela um público romano (5:9, 6:27, 12:42, 15:16, 15:39).
·         Em I Pedro 5:13, ele está com Pedro em Roma.
·         Rufo e Alexandre são citados em 15:21, o que significa serem conhecidos dos leitores. Paulo afirma que eles estavam em Roma (16:13).

Propósitos
            A real apresentação do evangelho é um de seus propósitos principais. Marcos não está preocupado em apresentar uma biografia que contenha nascimento, adolescência, juventude, etc. Marcos está preocupado em anunciar as boas-novas de salvação.
            O anúncio da iminência da vinda do Reino. O tempo de seu cumprimento é agora. Isto pode ser visto pelas narrativas que são encontradas no evangelho. Marcos é o evangelho da ação, do agora, do já.
            A chamada a fé é proposital, pois fé significa coragem (6:50, 10:49). Fé significa seguir a Jesus (1:17, 18, 2:14, 15, 3:7, 5:24). É uma chamada a entrega, independente do preço.
 

Características Peculiares de Marcos       
·         Uso de Termos latinos: legião (5:9); Centurião (15:39); Pretório (15:16); Executor (6:27) e; Quadrante (12:42).
·         Ênfase de Jesus como o Filho do Homem (1:11, 3:11, 5:7, 9:7, 14:61, 62, 15:39)
·         Euthus – é uma palavra que aparece 41 vezes, que significa ‘imediatamente’, ‘prontamente’, ‘sem demora’. Isto demonstra que Marcos quer ir direto ao assunto. Assim sendo, seu evangelho não trata do nascimento ou infância de Jesus, mas inicia falando do início de seu ministério.
·         A palavra deserto, em marcos, havia adquirido, de acordo com os judeus, significado teológico de preparação para os tempos messiânicos: (Os solitários de Qmram e os Macabeus – I Macabeus 2:29).

Todo o evangelho de Marcos se desenrola em quatro cenários:
1.      Deserto: 1:1-13
2.      Galiléia: 1:14 – 8:26
3.      Caminho: 8:27-10:52
4.      Jerusalém: 11:1-16:16

Um outro esboço proposto é:
1.      O trabalho de Jesus entre as pessoas – 1:14—8:26
2.      O ensinamento dado aos seus discípulos – 8:27 – 10:45
Controvérsia com seus oponentes sobre sua morte e ressurreição – 10:46-16:8


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