Autor e data:
O autor do evangelho é João
Marcos (At 12:12, 25), o primo de Barnabé (Cl 4:10). Certamente é o jovem
citado em Marcos 14:51-52, pois Mateus e Lucas não o mencionam, o lençol que o
jovem se cobria era de linho, ou seja, de alguém que era rico, o que certamente
João Marcos era, pois sua casa era grande o bastante para reunir um grupo da
igreja (At 12:12) e possuir uma escrava doméstica (At 12:13). Alguns dizem que
a última ceia também poderia ter sido celebrada em sua casa, pelo fato dele se
encontrar perto o bastante do acontecimento, para ser descoberto.
Ele vai com Paulo à primeira
viagem missionária (At 13:5), mas depois retorna (At 13:13). Posteriormente, no
início da segunda viagem missionária, ele quer retornar ao grupo, mas Paulo não
concorda (At 15:38). Todavia, a censura de Paulo não permanece imutável, pois
mais a frente, cerca de dez anos, ele diz que Marcos é seu cooperador (Cl 4:10,
File 24, II Tim 4:11). Pedro também elogia Marcos (I Pe 5:13).
Papias, bispo de Hierápolis
(130 DC), Justino, o Mártir (150), Irineu, bispo de Lyon (178-195) e Clemente
de Alexandria (200), citam que Marcos escreveu aquilo que recebeu de Pedro,
chegando até a chamar o evangelho de Marcos de ‘Memórias de Pedro’. Orígenes e
Jerônimo também concordam como esta opinião.
Alguns argumentos sustentam
esta possibilidade, pois Pedro é citado 23 vezes em Marcos, enquanto os outros
discípulos são citados em bem menor número.
A maioria dos estudiosos
considera este o evangelho mais antigo. Deve ter sido escrito por volta do ano
50 – 60 DC.
Público-alvo
Marcos
escreve para os romanos. Várias são as evidências corroborativas:
·
Seus leitores não estavam familiarizados com o
aramaico ou com o hebraico e Marcos traduz as palavras todas as vezes que as
cita (5:41, 7:11, 7:34, 10:46, 15:22, 15:34).
·
A apresentação de um evangelho impactante, um
Jesus que age, um Jesus de ação, para um Império que era forte e agia.
·
Os termos latinos que Marcos utiliza revela um
público romano (5:9, 6:27, 12:42, 15:16, 15:39).
·
Em I Pedro 5:13, ele está com Pedro em Roma.
·
Rufo e Alexandre são citados em 15:21, o que
significa serem conhecidos dos leitores. Paulo afirma que eles estavam em Roma
(16:13).
Propósitos
A real apresentação do evangelho é um
de seus propósitos principais. Marcos não está preocupado em apresentar uma
biografia que contenha nascimento, adolescência, juventude, etc. Marcos está
preocupado em anunciar as boas-novas de salvação.
O anúncio
da iminência da vinda do Reino. O tempo de seu cumprimento é agora. Isto pode
ser visto pelas narrativas que são encontradas no evangelho. Marcos é o
evangelho da ação, do agora, do já.
A chamada
a fé é proposital, pois fé significa coragem (6:50, 10:49). Fé significa seguir
a Jesus (1:17, 18, 2:14, 15, 3:7, 5:24). É uma chamada a entrega, independente
do preço.
Características Peculiares de Marcos
·
Uso de Termos latinos: legião (5:9); Centurião
(15:39); Pretório (15:16); Executor (6:27) e; Quadrante (12:42).
·
Ênfase de Jesus como o Filho do Homem (1:11,
3:11, 5:7, 9:7, 14:61, 62, 15:39)
·
Euthus – é uma palavra que aparece 41 vezes, que
significa ‘imediatamente’, ‘prontamente’, ‘sem demora’. Isto demonstra que
Marcos quer ir direto ao assunto. Assim sendo, seu evangelho não trata do
nascimento ou infância de Jesus, mas inicia falando do início de seu
ministério.
·
A palavra deserto, em marcos, havia adquirido,
de acordo com os judeus, significado teológico de preparação para os tempos
messiânicos: (Os solitários de Qmram e os Macabeus – I Macabeus 2:29).
Todo o evangelho de Marcos se desenrola em quatro
cenários:
1.
Deserto: 1:1-13
2.
Galiléia: 1:14 – 8:26
3.
Caminho: 8:27-10:52
4.
Jerusalém: 11:1-16:16
Um outro esboço proposto é:
1.
O trabalho de Jesus entre as pessoas – 1:14—8:26
2.
O ensinamento dado aos seus discípulos – 8:27 – 10:45
Controvérsia
com seus oponentes sobre sua morte e ressurreição – 10:46-16:8
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