quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O EVANGELHO DE LUCAS



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Introdução
            Dentre os evangelhos sinóticos Lucas é aquele que apresenta maiores diferenças quando comparado a Mateus e Marcos. Apresenta Jesus como o Filho de Deus e é consenso entre os estudiosos afirmar que foi escrito para os gentios gregos ou judeus helenistas. Lucas, como historiador, não se destaca da história secular. Os textos são intercalados por várias alusões a governadores ou fatos históricos como recenseamento (2:1-2) e períodos de fome.
Algumas características que são peculiares a Lucas são as ênfases que ele dá em assuntos como: mulheres (1:5-7, 26-56; 2:34, 36-38, 51, 4:38-39, 7:36-50, 8:1-3, 10:38-42, 11:27, 31, 15:8, 18:3-5, 23:49), crianças (1:41, 76, 80; 2:7, 12, 16, 33, 40, 18:15-17), pobres (1:48, 53; 2:24; 4:18, 14:21-23, 16:10-13, 19-31), leprosos (5:12-16, 17:11-19), samaritanos (9:51-56, 10:25-37, 17:16), a oração (2:37, 3:21, 5:16, 6:12, 9:18, 28; 29, 11:1-4, 11:9-13, 22:41, 23:46), o Espírito Santo (1:41, 67; 2:25-27, 3:22, 4:1, 14, 10:21, 11:13, 12:10) e o regozijo (1:24-25, 28, 46-56, 64; 2:10, 13, 21, 28, 38, 41, 10:17, 21, 11:28, 13:17, 15:7, 10, 22, 23, 35, 16:19), a partilha (3:11-14, 5:29-32, 6:27-38, 9:13, 10:33-36, 11:41, 12:13-21, 33, 42, 18:22, 19:8).
Dentre estas ênfases dadas por Lucas, a questão dos ricos e dos pobres é observada em vários textos. Lucas elucida que ‘a conversão e o arrependimento devem abarcar todas as esferas da vida’ (René Kruger). Lucas perfila três complexos temáticos dentro de sua isotopia (conjunto de categorias semânticas que torna possível a leitura uniforme do relato) econômica ele perfila três complexos temáticos: abismo entre ricos e pobres, solidariedade de Jesus com os pobres e a ética do compartilhar. Quando Lucas menciona os ricos ele fala sempre ou de juízos severos ou de mandamentos. Lucas apresenta o ideal cristão como o ideal da partilha. É impossível alguém que se converteu não ser sensibilizado com a situação precária social que se encontra o seu irmão.

Autor
            A mais antiga tradição eclesiástica vem do cânon de Muratóri: “O terceiro livro dos evangelhos é aquele segundo Lucas. Este Lucas, que era médico, depois da ascensão de Cristo e desde Paulo o tomou consigo como um expert no caminho... mas ele próprio não chegou a conhecer o Senhor na carne, por isso, na medida em que era capaz de discerni-lo, começou a contar a história a partir do nascimento de João”. Lucas, segundo Eusébio (HE II 4, 6) veio de Antioquia da Síria.
            É chamado de médico amado (Cl 4:14, Fm 24, II Tim 4:11) que deve ter nascido como pagão, pois em Cl 4:14  Paulo o exclui claramente do número de seus colaboradores da circuncisão. No máximo poderia ser um judeu helenista.
            Hobart compara exaustivamente o vocabulário de Lucas com o jargão dos médicos da época e não tem dúvida quanto a profissão do autor. Alguns termos médicos encontrados são: sunecomenh puretwi megal - febre muito alta – 4:38 dif. Mc 1:30; anhr plhrhV lepraV - homem coberto de lepra – 5:12 dif. Mc 1:40; esth h rusiV tou aimatoV authV - e logo lhe estancou a hemorragia – 8:44 dif. 5:29; belonh - agulha de cirurgião – 18:25 dif Mc 10:25 e Mat 19:24 - rafiV.
Um prólogo anti-marcionita do evangelho, datado de 160-180 DC diz que Lucas é sírio de Antioquia, acompanhou Paulo até seu martírio, morreu sem filhos e solteiro aos 84 anos.

Data e Lugar de composição
            Haja vista a diversidade de posicionamentos com relação a datas, indicamos na bibliografia obras que se atém a esta questão mais acuradamente. Aqui partimos do pressuposto Lucas escreveu seu livro bem próximo ao ano 70 DC, antes da destruição do templo de Jerusalém. Com relação ao local, a única certeza que temos é que foi escrito de algum lugar fora da Palestina.

Esboço
            Por ser um historiador minucioso, Lucas é bastante preciso na divisão, assim como na formação do escopo de seu evangelho. Isto facilita a montagem de alguns esboços. Segue abaixo um esboço do evangelho de Lucas, proposto por Craig Evans (sua obra segue na bibliografia):

Prefácio                                                       1:1-4
Nascimento  de João Batista e de Jesus      1:5 - 2:52
Preparativos de Jesus para o ministério       3:1 – 4:13
Ministério na Galiléia                                  4:14 – 9:50
A viagem a Jerusalém                                 9:51 – 19:27
Ministério em Jerusalém                              19:28 – 21:38
A Paixão de Cristo                          22:1 – 23:56
A Exaltação de Cristo                                 24:1-53

Outra proposta de esboço é:
1:1 – 4:13 – Nascimento e preparação
4:14 – 9:50 – O Ministério de Jesus na Galiléia
9:51 – 19:40 – Jesus e a viagem para Jerusalém
19:41 – 24:53 – Jesus em Jerusalém

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