Introdução
Dentre
os evangelhos sinóticos Lucas é aquele que apresenta maiores diferenças quando
comparado a Mateus e Marcos. Apresenta Jesus como o Filho de Deus e é consenso
entre os estudiosos afirmar que foi escrito para os gentios gregos ou judeus
helenistas. Lucas, como historiador, não se destaca da história secular. Os
textos são intercalados por várias alusões a governadores ou fatos históricos
como recenseamento (2:1-2) e períodos de fome.
Algumas características que são
peculiares a Lucas são as ênfases que ele dá em assuntos como: mulheres (1:5-7,
26-56; 2:34, 36-38, 51, 4:38-39, 7:36-50, 8:1-3, 10:38-42, 11:27, 31, 15:8,
18:3-5, 23:49), crianças (1:41, 76, 80; 2:7, 12, 16, 33, 40, 18:15-17), pobres
(1:48, 53; 2:24; 4:18, 14:21-23, 16:10-13, 19-31), leprosos (5:12-16,
17:11-19), samaritanos (9:51-56, 10:25-37, 17:16), a oração (2:37, 3:21, 5:16,
6:12, 9:18, 28; 29, 11:1-4, 11:9-13, 22:41, 23:46), o Espírito Santo (1:41, 67;
2:25-27, 3:22, 4:1, 14, 10:21, 11:13, 12:10) e o regozijo (1:24-25, 28, 46-56,
64; 2:10, 13, 21, 28, 38, 41, 10:17, 21, 11:28, 13:17, 15:7, 10, 22, 23, 35,
16:19), a partilha (3:11-14, 5:29-32, 6:27-38, 9:13, 10:33-36, 11:41, 12:13-21,
33, 42, 18:22, 19:8).
Dentre estas ênfases dadas por
Lucas, a questão dos ricos e dos pobres é observada em vários textos. Lucas
elucida que ‘a conversão e o arrependimento devem abarcar todas as esferas da
vida’ (René Kruger). Lucas perfila três complexos temáticos dentro de sua
isotopia (conjunto de categorias semânticas que torna possível a leitura
uniforme do relato) econômica ele perfila três complexos temáticos: abismo
entre ricos e pobres, solidariedade de Jesus com os pobres e a ética do
compartilhar. Quando Lucas menciona os ricos ele fala sempre ou de juízos severos
ou de mandamentos. Lucas apresenta o ideal cristão como o ideal da partilha. É
impossível alguém que se converteu não ser sensibilizado com a situação
precária social que se encontra o seu irmão.
Autor
A
mais antiga tradição eclesiástica vem do cânon de Muratóri: “O terceiro livro
dos evangelhos é aquele segundo Lucas. Este Lucas, que era médico, depois da
ascensão de Cristo e desde Paulo o tomou consigo como um expert no caminho...
mas ele próprio não chegou a conhecer o Senhor na carne, por isso, na medida em
que era capaz de discerni-lo, começou a contar a história a partir do
nascimento de João”. Lucas, segundo Eusébio (HE II 4, 6) veio de Antioquia da
Síria.
É chamado
de médico amado (Cl 4:14, Fm 24, II Tim 4:11) que deve ter nascido como pagão, pois
em Cl 4:14 Paulo o exclui claramente do
número de seus colaboradores da circuncisão. No máximo poderia ser um judeu
helenista.
Hobart
compara exaustivamente o vocabulário de Lucas com o jargão dos médicos da época
e não tem dúvida quanto a profissão do autor. Alguns termos médicos encontrados
são: sunecomenh puretwi megal - febre
muito alta – 4:38 dif. Mc 1:30; anhr plhrhV
lepraV - homem coberto de lepra – 5:12 dif. Mc 1:40; esth h rusiV tou aimatoV authV - e logo lhe
estancou a hemorragia – 8:44 dif. 5:29; belonh
- agulha de cirurgião – 18:25 dif Mc 10:25 e Mat 19:24 - rafiV.
Um prólogo anti-marcionita do
evangelho, datado de 160-180 DC diz que Lucas é sírio de Antioquia, acompanhou
Paulo até seu martírio, morreu sem filhos e solteiro aos 84 anos.
Data e Lugar de composição
Haja
vista a diversidade de posicionamentos com relação a datas, indicamos na
bibliografia obras que se atém a esta questão mais acuradamente. Aqui partimos
do pressuposto Lucas escreveu seu livro bem próximo ao ano 70 DC, antes da
destruição do templo de Jerusalém. Com relação ao local, a única certeza que
temos é que foi escrito de algum lugar fora da Palestina.
Esboço
Por
ser um historiador minucioso, Lucas é bastante preciso na divisão, assim como
na formação do escopo de seu evangelho. Isto facilita a montagem de alguns esboços.
Segue abaixo um esboço do evangelho de Lucas, proposto por Craig Evans (sua
obra segue na bibliografia):
Prefácio 1:1-4
Nascimento de João Batista e de Jesus 1:5 - 2:52
Preparativos
de Jesus para o ministério 3:1 –
4:13
Ministério
na Galiléia 4:14
– 9:50
A
viagem a Jerusalém 9:51
– 19:27
Ministério
em Jerusalém 19:28
– 21:38
A
Paixão de Cristo 22:1
– 23:56
A
Exaltação de Cristo 24:1-53
Outra proposta de esboço é:
1:1
– 4:13 – Nascimento e preparação
4:14
– 9:50 – O Ministério de Jesus na Galiléia
9:51
– 19:40 – Jesus e a viagem para Jerusalém
19:41
– 24:53 – Jesus em Jerusalém
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