quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A FAMÍLIA E A IGREJA

                            
“Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” (Sl 122.1).

         Não há como apartar igreja e família porque esta constitui o Corpo de Cristo que é essencial para ela estar alicerçado nas Escrituras Sagradas, servir a Deus e desfrutar de todas as bênçãos divinas. É possível uma família viver sem a igreja, todavia ela será vencida por muitas dificuldades e fracassará inúmeras vezes, pois não contará com o apoio daquela que é a “Família do Senhor”. Uma não consegue sobreviver sem a outra. A família deve cooperar para o crescimento saudável da Igreja de Cristo através do seu bom testemunho cristão, das suas contribuições e de sua freqüência regular aos cultos, a outras atividades da igreja e principalmente a Escola Dominical. A Igreja pode ajudar a família por meio da oração, de palestras e eventos que abordem assuntos relacionados a esta instituição, de visitas periódicas e de aconselhamentos. Agindo desta maneira, esta colaborando em favor do grande projeto de Deus para humanidade: a salvação.
            Todas as instituições humanas foram criadas a partir da família que, historicamente, é definida como célula-mãe da sociedade. Aliás, até mesmo o povo de Deus, quer do Antigo ou Novo Testamento, foram estabelecido e formado através da família.  A Igreja existiu primeiro no eterno plano e propósito de Deus (Ef 1.4), mas na história surgiu no Dia de Pentecostes. A Igreja aqui na terra é chamada na Bíblia de “família de Deus” (Ef 2.19).
                            
CRISTO JESUS E A FAMÍLIA

            Muitas cenas do ministério de Jesus (ensino, milagres, pregação, refeições, descanso) ocorreram em lares, envolvendo a família inteira, isto é, seus membros em geral. Isto pode ser facilmente visto nos evangelhos. Quando Ele, da destra do Pai, enviou o Espírito Santo para formar a Igreja no Dia de Pentecostes, seus discípulos estavam reunidos e assentados numa casa de família (At 1.13; 2.2).

A FAMÍLIA CRISTÃ - Na célebre e instrutiva passagem doutrinária sobre a família (Ef 5.22-33), vemos que num lar verdadeiramente cristão, o marido e a mulher, no seu modo de viver e de agir, figuram para a própria família, para a igreja e para o mundo, a união mística, perene e profunda entre Cristo e sua Igreja. A clássica passagem trata da família cristã, entretanto, o nome Igreja é mencionado seis vezes. Isto revela que família e a igreja são entidades não apenas associadas, mas entretecidas e interdependentes.

A FAMÍLIA NOS PLANOS DIVINOS – Deus deu origem à raça humana mediante uma família: Adão e Eva. Ele fundou a nação escolhida utilizando uma família: Abraão e Sara. Trouxe o Salvador Jesus ao mundo através de uma família: José e Maria. O primeiro ato de Deus após criar a família foi abençoá-la: “E Deus abençoou” (Gn 1.28). Deus continuou dispensado esta bênção à família, como é patente em Gênesis 5.2; 12.3; 28.14, e através de toda a Bíblia.   
 
A IGREJA NO LAR - Em termos humanos e terrenos, a igreja depende do lar, assim como o lar é dependente da igreja. Uma igreja não pode ser forte, viva e santa com famílias fracas na fé, amortecidas espiritualmente e sem santificação, por adotar o modo de viver do mundo.

CADA FAMÍLIA CRISTÃ UMA IGREJA - È importante destacar que a palavra “lar” vem do latim “lare” que significa parte da cozinha onde se acendia fogo para preparar os alimentos e aquecer o ambiente; daí vem o termo “lareira”. O lar, pois, é o ambiente onde vive a família; ele deve ser aquecido não só pelo “amor do Espírito Santo”, mas também do coração humano – o “calor humano”, hoje tão raro, e que tanto ameaça a família. Cada lar evangélico deve ser aqui e agora uma igreja do Senhor em miniatura, onde Deus seja conhecido, refletido, visto, aceito, obedecido e amado, a piedade seja cultivada e o cristianismo bíblico, praticado.


                      VERDADES SOBRE A FAMÍLIA NA IGREJA PRIMITIVA                     

            Essas verdades são importantes temos em mente, são elas:

A IGREJA NASCEU EM UMA CASA - A igreja no seu crescimento nasceu em uma casa, como já vimos em Atos 1.13; 2.2 (O cenáculo era um compartimento amplo, acolhedor, mobiliado e arrumado para a ceia). Nos três primeiros séculos da era cristã, provavelmente por razões financeiras, já que era difícil comunidade pequena e pobre – que normalmente compunham as igrejas locais – construírem templos, os irmãos reuniam-se nas casas particulares para partir o pão e comê-lo com alegria e singeleza de coração (At 2.46). Um exemplo disso era a igreja em Roma: os crentes romanos congregavam-se em casas espalhadas pela cidade, por isso a expressão “a igreja que está em sua casa” (Rm 16.5; 1 Co 4.15; Fm v2).  

NO NOVO TESTAMENTO A FAMÍLIA É QUASE SINÔNIMA DE IGREJA – Compreendemos que havia uma perfeita integração entre a família e a igreja. Ambas achavam-se engajadas na expansão do Reino de Deus. E, assim, a igreja caia na graça do povo e crescia diariamente (At 2.47). Não fosse tal integração, a igreja não teria chegado tão cedo à capital Romana. Além do livro de Cantares de Salomão, que aborda o relacionamento conjugal, a Bíblia não contém mais livros completos sobre a família porque, como já foi mencionada no Novo Testamento, tal instituição é quase sinônimo de igreja, e nos primeiros séculos; as igrejas não tinham templos; congregavam-se em casas de famílias abastadas. A doutrina da família não era apenas ouvida; era vista, no lar.
                                                      
 A COOPERAÇÃO DA FAMÍLIA NA IGREJA

·      A família coopera eficazmente com a igreja;
·      A freqüência regular da família aos cultos;
·      A família contribuindo com a igreja;
·      A família e a freqüência contínua à Escola Dominical.

A IGREJA DEVE COOPERAR COM A FAMÍLIA

·      Orando pelas famílias;
·      Aconselhando as famílias;
·      Visitando as famílias;
·      Marcando reuniões especificas para as famílias.

Portanto, não devemos separar a igreja da família, nem esta daquela; ambas fazem parte do projeto do Senhor para todas as pessoas. Paulo tinha tanta consciência disso que, em Efésios, explica o grande mistério da Igreja, fazendo uma comparação entre Cristo e Igreja (Ef 5.22-32).  O pastor Antonio Gilberto comenta:

                                                                    
                                                O QUE DEVE SER O LAR

O que é um lar cristão; verdadeiramente cristão.
1. O Lar é uma pequena IGREJA. Um lugar onde se pratica a verdadeira Piedade bíblica; o verdadeiro cristianismo bíblico; onde se busca a face do Senhor e a Sua Palavra.
2. O Lar é uma pequena ESCOLA. Uma escola de obediência; de disciplina; de dever; de aprendizado das coisas boas e edificantes.
O lar é a escola da vida para a vida.
3. O Lar é uma pequena OFICINA. Onde se trabalha e se aprende a trabalhar.
Onde se forja o caráter cristão ideal.
4. O Lar é uma pequena COMUNIDADE. Onde deve haver:
·      Comunhão entre seus membros
·      Cooperação entre seus membros.
·      Comunicação entre seus membros.

·      Entendimento entre seus membros.

 PARA PENSAR:

“É possível existir família sem igreja, isso precariamente e com graves prejuízos, mas igreja sem família, não".  

Coméntario sobre família de  Josué de Asevedo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário