"Quantas espécies
de batismo existem na Bíblia?"
Preliminarmente,
devemos, antes de qualquer explicação acerca do assunto em pauta, conhecer a
palavra batismo, que é, sem dúvida, importante dentro do contexto doutrinário
neotestamentário. Esta expressão se origina do vocábulo grego
"baptizõ", que significa imersão, mergulho, submersão. Daí a razão de
Paulo comparar esse ato a um sepultamento (Rm 6.4), pois é através desta ação
que o novo convertido enterra para sempre o seu velho homem (na linguagem
paulina), isto é, seu caráter inconverso, carnal, natural, pecaminoso,
corrompido. Devemos salientar também que o batismo não salva o homem, mas é
tão-somente uma confirmação daquilo que já lhe aconteceu, isto é, a conversão.
Não somos batizados para a salvação; ao
contrário, somos batizados porque já somos salvos. Esclarecemos, também, por
via de dúvidas, que o batismo por aspersão é uma incoerência. Isto equivale
dizer: "imersão por aspersão". Faz sentido?
No que tange ao número de batismos existentes
na Bíblia, o autor aos Hebreus parece fazer alusão ao assunto quando fala da
"doutrina dos batismos", Hb 6.2. Entretanto, entendemos, pelo
contexto do capítulo, que o escritor está apenas classificando este assunto no
rol das doutrinas rudimentares para novos convertidos como o a-bê-ce- da vida
cristã. Apesar da explicação acima, parece-nos viável salientar que as
Escrituras Sagradas, mormente no Novo Testamento, apresentam algumas espécies
de batismo.
Na tentativa de esclarecer a questão
supra, o articulista Venâncio R. dos Santos, em artigo publicado num periódico
evangélico, enumera, com muita propriedade, sete tipos de batismo:
1. O batismo de João, também chamado de batismo
do arrependimento: Lc 3.3; 7.28; At 18.25.
2. O batismo do sofrimento que é aquele com que
Cristo foi batizado; qualquer servo de Deus pode recebê-lo: Mc 10.38,39; Lc
2.50.
3. O
batismo cristão-apostólico, que é ministrado em nome da Trindade: Mt 28.19,20;
At 2.38; 19.5.
4. O batismo pelos mortos - uma heresia muito
difundida no tempo dos apóstolos; citada, mas não aprovada por Paulo: 1 Co
15.29.
5. O batismo de Moisés - na nuvem e no mar: Êx
14.15-25; 1 Co 10.2.
6. O batismo com o Espírito Santo que é efetuado
por Jesus Cristo: Mt 3.11; At 2.1-4.
7. O batismo no corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo imergindo o novo convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.
7. O batismo no corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo imergindo o novo convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.
Das sete espécies de
batismo encontradas no Novo Testamento - continua o articulista - três merecem
destaque, por terem missão específica no âmbito da Igreja:
1. O batismo nas águas,
que exterioriza a nova vida que o recém-convertido assume interiormente. Por
esse batismo, o novo convertido é introduzido na igreja local: At 2.41.
2. O batismo com o Espírito Santo, que é a
concessão do poder, manifesta-se em dons espirituais, visando à evangelização
em todas as dimensões. É o mergulho do crente no poder do Espírito: At 1.8; 1
Co 12.7-11.
3. O batismo no corpo de Cristo, que é a imersão
do novo convertido no corpo místico de Jesus (a Igreja), feito pelo Espírito
Santo no ato da conversão.
Finalmente, para
concluirmos o nosso pensamento sobre o assunto, evocamos aqui, a propósito, a
opinião do renomado escritor J. Edwin Orr, que, em seu livro Plena Submissão,
faz alusão ao assunto supracitado, dizendo: "No batismo com água, o agente
é o ministro, o recipiente é o crente e o elemento a água. No batismo do crente
no Corpo de Cristo, o agente é o Espírito Santo, o recipiente o novo convertido
e o elemento é o Corpo de Cristo: a Igreja. Na outorga de poder (o batismo com
o Espírito Santo), o agente é Cristo, o recipiente é o crente e o elemento é o
Espírito Santo."
Portanto, reiterando o que até agora foi
visto, podemos declarar mais uma vez e, sem medo de errar, que a Bíblia Sagrada
é a verdade de Deus revelada aos homens.
Fraternalmente em Cristo.
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