Muitas têm sido as
interpretações e especulações sobre este versículo, há comentaristas que
identificam a pregação aos “espíritos em prisão” registrada em I Pedro 3.19 de
algumas formas; Vejamos:
1. Há
aquele que acreditam que seria uma provável referencia a Cristo pré-encarnado
pregando através de Noé (2 Pe 2.5), àqueles que por terem rejeitado Sua
mensagem, agora são “espíritos em prisão”.
2. Também
tem aqueles que sustentam que Cristo, foi até a prisão em que os anjos caídos estão
encarcerados e ali pregou. Pois, existe uma teoria que estes anjos abandonaram
seu estado propriamente dito e se casaram com mulheres e que este episódio mostra
que a mensagem que pregou foi provavelmente uma declaração de sua vitória. (2 Pe
2.4)
3. Tem
aqueles que compreendem que Cristo, entre Sua morte e Ressurreição, desceu ao
Hades e deu uma segunda oportunidade de salvação, aos ímpios antediluvianos, ou
seja, aos que morreram antes de Noé (3.20). Acreditam que Cristo teria proclamado
o evangelho e declarado Sua vitória.
4. Outros pensam que foi apenas uma proclamação
de Sua vitória sobre o pecado aos que já havia morrido, mas sem oferecimento de
uma segunda oportunidade. Portanto, uma mensagem de advertência àquela geração
desobediente, que estava no Hades esperando o juízo final. A Bíblia de Estudo pentecostal em seu
comentário sinaliza esta interpretação como a que se coaduna com o texto
bíblico, aludindo ao povo desobediente e perdido dos dias de Noé. Esta
interpretação estaria em harmonia segundo o comentário bíblico Pentecostal com
a declaração de Pedro, que o Espírito de Cristo falou em tempos passados
através dos profetas (2 Pe 1.20,21).
5. Shedd
seu comentário escreveu que Cristo anunciou, ou seja, proclamou; não
evangelizou aos anjos caídos ( 2 Pe 2.4,5). E que este registro de 1 Pe 3.19,
indica Sua vitória sobre o inimigo e a maldade (Cl 2.15).
A Bíblia de estudo em NVI ressalta
pontos sobre as três primeiras teorias. Afirmam que o ponto fraco da primeira opinião
é que não relaciona o acontecimento com a morte e a ressurreição, como o
contexto parece fazer. Pois, todos que morreram antes a morte e a ressurreição
de Cristo estariam na mesma condição. O problema principal da segunda teoria é pressupõe
relações sexuais entre anjos e mulheres, e isso não é possível segundo as
Escrituras, pois são seres espirituais, além de haver menção bíblica que anjos
não se casam e não se dão a casamento. Já na terceira teoria ver-se uma dificuldade
importante, segundo a NVI, é que o termo
“espíritos” só é aplicado a seres humanos quando acrescentados termos
qualificadores. De outra forma, o termo parece estar restrito a seres
sobrenaturais. Compreendemos ser um versículo de difícil interpretação para o
pesquisador bíblico. Contudo, parece que a quarta e quinta teoria seria aquelas
que dentro de muitas interpretações são aplicáveis dentro de observação simples
do texto, entendendo que pode ser mais dissecado e estruturado.
Fraternalmente em
Cristo.
Josué de Asevedo Soares.
Parabéns professor muito esclarecedor.
ResponderExcluirInformação que chegou na hora certa. Obrigado.
ResponderExcluirVou compartilhar. Deus seja louvado.
ResponderExcluirDeus abençoe sempre a sua vida. Bom artigo.
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