terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PREGOU AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO. 1 PEDRO 3.19

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Muitas têm sido as interpretações e especulações sobre este versículo, há comentaristas que identificam a pregação aos “espíritos em prisão” registrada em I Pedro 3.19 de algumas formas; Vejamos:
1.      Há aquele que acreditam que seria uma provável referencia a Cristo pré-encarnado pregando através de Noé (2 Pe 2.5), àqueles que por terem rejeitado Sua mensagem, agora são “espíritos em prisão”.
2.      Também tem aqueles que sustentam que Cristo, foi até a prisão em que os anjos caídos estão encarcerados e ali pregou. Pois, existe uma teoria que estes anjos abandonaram seu estado propriamente dito e se casaram com mulheres e que este episódio mostra que a mensagem que pregou foi provavelmente uma declaração de sua vitória. (2 Pe 2.4)
3.      Tem aqueles que compreendem que Cristo, entre Sua morte e Ressurreição, desceu ao Hades e deu uma segunda oportunidade de salvação, aos ímpios antediluvianos, ou seja, aos que morreram antes de Noé (3.20). Acreditam que Cristo teria proclamado o evangelho e declarado Sua vitória.
4.       Outros pensam que foi apenas uma proclamação de Sua vitória sobre o pecado aos que já havia morrido, mas sem oferecimento de uma segunda oportunidade. Portanto, uma mensagem de advertência àquela geração desobediente, que estava no Hades esperando o juízo final.  A Bíblia de Estudo pentecostal em seu comentário sinaliza esta interpretação como a que se coaduna com o texto bíblico, aludindo ao povo desobediente e perdido dos dias de Noé. Esta interpretação estaria em harmonia segundo o comentário bíblico Pentecostal com a declaração de Pedro, que o Espírito de Cristo falou em tempos passados através dos profetas (2 Pe 1.20,21).
5.      Shedd seu comentário escreveu que Cristo anunciou, ou seja, proclamou; não evangelizou aos anjos caídos ( 2 Pe 2.4,5). E que este registro de 1 Pe 3.19, indica Sua vitória sobre o inimigo e a maldade (Cl 2.15).
             A Bíblia de estudo em NVI ressalta pontos sobre as três primeiras teorias. Afirmam que o ponto fraco da primeira opinião é que não relaciona o acontecimento com a morte e a ressurreição, como o contexto parece fazer. Pois, todos que morreram antes a morte e a ressurreição de Cristo estariam na mesma condição. O problema principal da segunda teoria é pressupõe relações sexuais entre anjos e mulheres, e isso não é possível segundo as Escrituras, pois são seres espirituais, além de haver menção bíblica que anjos não se casam e não se dão a casamento. Já na terceira teoria ver-se uma dificuldade importante, segundo a NVI, é que o termo  “espíritos” só é aplicado a seres humanos quando acrescentados termos qualificadores. De outra forma, o termo parece estar restrito a seres sobrenaturais. Compreendemos ser um versículo de difícil interpretação para o pesquisador bíblico. Contudo, parece que a quarta e quinta teoria seria aquelas que dentro de muitas interpretações são aplicáveis dentro de observação simples do texto, entendendo que pode ser mais dissecado e estruturado.
Fraternalmente em Cristo.
Josué de Asevedo Soares.

4 comentários:

  1. Parabéns professor muito esclarecedor.

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  2. Informação que chegou na hora certa. Obrigado.

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  3. Vou compartilhar. Deus seja louvado.

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  4. Deus abençoe sempre a sua vida. Bom artigo.

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