quarta-feira, 30 de junho de 2021

A Igreja e o desfio da pregação do Evangelho.

 


“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.” (Isaias 54.2-3).

 Introdução:

 O Evangelho antecipado pode ser visto na passagem de Isaias 55. As primeiras palavras do capitulo 55 fazem-nos lembrar, as de nosso Senhor no grande dia da festa dos Tabernáculos: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” (João 7.37). O Evangelho faz o seu apelo a um mundo sedento, Notemos os seguintes pontos: 1) É um evangelho da graça: tudo é oferecido “Sem dinheiro e sem preço” (55.1); 2) É um evangelho de fé (55.3) e não de obras: “Ouvi, e a vossa alma viverá”. A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. 3) É o evangelho de Cristo (55.4). Deus o tem dado como Príncipe e Comandante do povo, para ser o Capitão da sua salvação. Os que o procuram, acham; e todos os que invocam (55.6) recebem misericórdia e perdão (55.7). 4) É um evangelho de Alegria (55.12). Quem o recebe sai cantando, como o eunuco (Atos 8.39) e por último é um evangelho frutífero (55.13). “Em lugar do espinheiro nascerá o cipreste e em lugar da urtiga nascerá a murta”. As obras da carne cedem lugar do Espírito.

 I -  O que é desafio?

      Num sentido mais resumido pode-se dizer que tem a vê com duelo, combate, provocação, peleja, Mas, quando se refere a Igreja está relacionado ao seu crescimento e a expansão desta realidade através da pregação do Evangelho de Jesus.

 II – O desafio da Igreja está relacionado com os inimigos dos crentes  que estes tem enfrentado:

·        O mundo;

·        A carne.

·        O diabo.

 III – Em Isaias 54 três pontos importantes que tem tudo a vê com o desafio da pregação:

·        Visão de evangelização – Alarga o espaço de tua tenda.

·        Vocação para pregação – Estendam-se as cortinas das tuas habitações.

·        Compromisso – Alonga as tuas tendas, e fixa bem as tuas estacas.

 Conclusão:

             A Igreja tem a responsabilidade de propagar a boa mensagem de Cristo Jesus, e assim ampliar este alcance as terras mais distantes, mas não deve esquecer que deve permanecer santa, sal da terra e luz  no mundo,

 

Fraternalmente em Cristo.

Josué de Asevedo

2 comentários:

  1. Parabéns pastor Josué. Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  2. Felicidades Homem de Deus. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir