segunda-feira, 21 de junho de 2021

FALSIFICADORES DA PALAVRA DE DEUS

 

                                       


“Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como na presença de Deus” (2 Coríntios 2.17).  

 

Este versículo me chama muito atenção porque estamos vivendo um momento semelhante ao de Paulo, alguns pregadores de sua época eram “mascates” ou simplesmente “falsificadores da Palavra de Deus” que transmitiam suas mensagens sem se importar com o que aconteciam com os seus ouvintes. Não estavam preocupados em promover o Reino de Deus. Já nos dias hodiernos presenciamos um verdadeiro “assassinato” dos textos exarados na Bíblia Sagrada em que os falsos mestres em um imediatismo extremado, sem qualquer preocupação com aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada (Mt 5.18; Gl 1.9), verberam textos mutilados a uma multidão frenética e ansiosa por ouvir algo que venha induzir ao delírio sem qualquer racionalidade, confundindo de fato com que venha ser a presença de Deus; é interessante como a Palavra do Senhor nos admoesta que muitos iriam amontoar para si doutores e outros teriam comichão nos ouvidos (2 Tm 4.3,4), ou seja, “queremos ouvir coisas que nos agradem, não importa como ou tampouco não interessa como vem - eu quero é pular”. No entanto, devemos ser sóbrios (2 Tm 4.5), pois não temos aprendido assim de Cristo. Se falsificarmos a Palavra de Deus, jamais herdaremos as bênçãos que o Pai, amorosamente nos preparou. Portanto, devemos ter em mente a recomendação do profeta Isaias: Se não falarem segundo esta Palavra jamais verão a alva (Is 8.20). Entretanto, notamos um enrijecimento ou um engessamento da mente de crentes no meio da comunidade cristã e falta de um ensinamento maduro da Bíblia a este povo. Compreendo que um servo de Deus não deve perder de vista as diretrizes esboçadas nas Escrituras Sagradas, tendo em vista as mesmas serem divinas, completas, finais e imutáveis. Mas, percebemos que há um momento de grande seca de mensagens que tenha compromisso com a verdade do Evangelho pregado e ensinado por Cristo Jesus em muitas igrejas, pois com isso, vemos uma lacuna em que tem sido preenchida pelos “teólogos liberais” e pelas “seitas heréticas”, quanto ao primeiro enfatizo que são como uma sanguessuga, que apenas retiram e que nada constrói, isto é, não pregam a verdade, não evangelizam, não oram e nem se quer tem às vezes a coragem de assumirem o que são, estão semelhante aos ratos transmitem apenas doenças; por outro lado, também só lhe resta serem mortos. A Bíblia nos assegura que os falsos mestres são também falsos adoradores de Deus (Mt 15.9), e que o aparecimento dos tais é um sinal dos últimos tempos (1 Tm 4.1,2), mas acrescenta que os mesmos devem ser reprimidos (Tt 1.10,11). Quanto às seitas falsas é fato que tem se multiplicado com os seus falsos profetas (2 Pe 2.1-3), e como são aproveitadoras e oportunistas, são fontes sem água, nuvens levada pela força do vento (2 Pe 2.17), mas vão levando os incautos, ou seja, aqueles que estão insatisfeitos com a fé, com os seus pastores, que não leem a Bíblia, são murmuradores, “critiqueiros”, ausentes dos cultos de doutrinas e escola dominical e o pior são infrutíferos em todas as áreas de sua vida cristã, só restam ser lançados no fogo (Mt 7.15-19). Desejo concluir essas poucas linhas com um aconselhamento Bíblico: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15.58). 

             Que Deus venha derramar copiosas bênçãos sobre vossas vidas!

                            Josué Soares

 



2 comentários: