terça-feira, 15 de junho de 2021

TEM CUIDADO DE TI MESMO



     “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isso, te salvarás tanto a ti mesmo como os que te ouvem”.  (I Tm 4.16)

 
            O constante ativismo e os muitos compromissos tem gerado a falta de cuidado do essencial da nossa vida cristã que é a comunhão com Deus, tal comunhão só poderá ocorrer por meio da oração e meditação das Santas Escrituras. Infelizmente muitos crentes tem perdido o cuidado com a sua vida espiritual, mas a Bíblia aconselha termos cuidado com a vida espiritual (Mt 26.40). Pois, se faz necessário ser rico da sua Palavra (Cl 3.16); buscarmos a ser experimentado na Palavra (Hb 5.12,13; 2 Tm 2.15); vivendo uma vida de continua oração (1 Ts 5.17); manter-se em constante vigilância (1 Ts 5.6); buscar ser cheio do Espirito Santo (Ef 5.18);  ter uma vida de jejum (Mt 9.15); viver dando em tudo graças a Deus (1 Ts 5.18); buscar crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18). Em provérbios 3.13 está escrito: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”. Fazem-se necessários outros tipos de cuidado em nossa vida, mas é bom lembrar que todas devem está sob a benção do Senhor. Precisamos ter o cuidado físico, ou seja, com a alimentação adequada, com o exercício físico, sempre com orientação médica e descanso comedido, isto é, um bom momento de repouso, as Escrituras relata que Jesus dormia como parte do seu repouso, após longas tarefas diárias (Mc 4.38). Precisamos também ter cuidado com a nossa casa e família, ou seja, esposa, esposo, filhos e filhas, principalmente se estivermos relacionando a líderes como obreiros e pastores “que governe bem a sua própria casa” (1 Tm 3.4,5). Vemos aqui o cuidado com o bom testemunho (1 Tm 3.7) O cuidado de ser firme, constante, sempre abundante ( 1 Co 15.58); o cuidado com a saúde (3 João 2),; o cuidado com as companhias ( Sl 1. 1-6), cuidado com o falsos obreiros ( 2 Co 11.26); cuidado coma vigilância com o sexo oposto; cuidado com a área financeira, cuidado com a sua apresentação pessoal. Claro que não pode faltar cuidado com a boa doutrina, pois somos admoestados a perseverar na doutrina dos apóstolos (Atos 2.42); Falando sempre todo o conselho do Senhor (Atos 20.27), sempre ensinar a são doutrina a todos os irmãos em qualquer faixa etária (Tt 2.1-10).  E o maior cuidado de todos  que precisamos ter é cuidado de você mesmo, para que  não venha ser reprovado (1 Co 9.27). Infelizmente, muitos que verberam nos púlpitos, mas não vivem na prática serão desqualificados. Deus tenha misericórdia de nós!  Concluímos que há beneficio se tivermos o bom cuidado e aceitarmos a palavra do apóstolo Paulo a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas”. Pois, quem tem tal cuidado receberá o beneficio de jamais se embaraçar com os negócios desta vida (2 Tm 2.4) e por último salvará a si mesmo e o que te ouvem (1 Tm 4.16). Glória Deus!  
Deus continue abençoando a todos!

Um comentário: